Público no TikTok cresce e muda o mercado editorial
O TikTok se estabeleceu como um espaço de criação e consumo para os leitores e isso já causa impacto no mercado editorial. Tanto devido aos autores que criam e divulgam seus conteúdos na plataforma, quanto dos leitores que falam sobre livros.
Além disso, hoje já existem livros brasileiros à venda no TikTok Shop, de forma independente e também através das livrarias, o que mostra uma nova ferramenta para o mercado editorial. Segundo a CNN Brasil, livros que viralizam no TikTok frequentemente figuram nas listas de mais vendidos, como demonstrado em eventos como a Bienal do Livro Rio 2025
Mas além do aspecto comercial, o TikTok se tornou uma plataforma surpreendentemente poderosa para fortalecer a comunidade literária no Brasil. A plataforma está consolidando clubes de leitura.
Os tradicionais clubes de leitura deram espaço a uma dinâmica, onde o TikTok permite a criação de vídeos com análises e resenhas rápidas, recomendações personalizadas e desafios literários.
Desse modo, os leitores se reúnem em torno de uma obra ou assunto comum, ampliando o debate, discussão e descobertas de novas obras. E no Brasil não tem se mostrado diferente. Segundo a plataforma Statista, a hashtag #BookTok e suas variações têm ganhado enorme popularidade no Brasil.
Para além do TikTok, os clubes de leitura virtuais agora rompem fronteiras com a ajuda da tecnologia. Leitores de todos os locais do Brasil e do mundo podem se reunir em um avanço que permite a democratização da leitura. Uma ótima forma de unir o tradicional às novas gerações.