O jovem conquistou Hollywood pelo seu carisma, ousadia e performances marcantes

Timothée Chalamet vive um dos momentos mais marcantes de sua carreira, com presença constante nas principais premiações do cinema. Aos 30 anos, o ator se tornou um dos favoritos ao Oscar® de Melhor Ator pelo seu brilhante desempenho em “Marty Supreme, dirigido por Josh Safdie

Com este papel, Chalamet se tornou o artista mais jovem a conquistar três indicações na premiação, reafirmando seu status como um dos grandes nomes da nova geração. Nenhum outro ator conseguiu realizar este feito em pouco tempo.

Além das premiações, ele se consolidou como um verdadeiro ícone da cultura pop, admirado tanto pela crítica quanto pelo público. Seu carisma e autenticidade fora das telas chamam atenção, tornando-se referência entre a nova geração de atores.

O ator também se tornou uma influência da moda ao quebrar padrões tradicionais do vestuário masculino, adotando um estilo ousado e inovador em eventos internacionais de cinema. 

Antes dos holofotes: A carreira inicial de Timothée

Timothée Chalamet é um ator e produtor franco-americano, conhecido pelos seus papéis em “Me Chame Pelo Seu Nome”, na “franquia Duna” e “Wonka”. Ele iniciou sua carreira na televisão, participando de comerciais, séries como “Royal Pains e 
Law & Order” e também em dois curtas de terror. 

No entanto, começou a chamar atenção após sua participação na aclamada série de espionagem “Homeland”, onde interpretou Finn Walden, filho rebelde do vice-presidente. A produção recebeu uma indicação ao Screen Actors Guild, conhecido como SAG Awards, de Melhor Performance por um “Ensemble”. 

A jornada do ator rumo ao Oscar

Timothée Chalamet  em "Um Completo Desconhecido"
Timothée Chalamet em “Um Completo Desconhecido” (A Complete Unknown) | Crédito: Rolling Stone Brasil/Reprodução.

Timothée estreou nos cinemas em 2014, com um papel menor em “Men, Women & Children”. Porém, ganhou visibilidade ao interpretar Tom, versão jovem do filho de Joseph, vivido por Casey Affleck em “Interestelar“.

Em 2017, conquistou seu primeiro papel como protagonista em “Me Chame Pelo Seu Nome”, atuação que lhe garantiu sua primeira indicação ao Oscar®. No mesmo período, também participou de “Lady Bird: A Hora de Voar”, que foi sucesso de público e de crítica. 

Ao longo de sua carreira, Chalamet ficou alternando entre filmes independentes e sucessos de bilheteria. Em 2019, interpretou o rei Henrique V de Inglaterra no filme “The King”, na Netflix. O reconhecimento o levou a integrar o elenco do filme épico de ficção científica “Duna” (2021) interpretando o príncipe Paul Atreides, ao lado de Zendaya.

Em seguida, mostrou sua versatilidade ao interpretar Willy Wonka na comédia musical “Wonka” (2023) e dar vida a Bob Dylan em “Um Completo Desconhecido” (2024). Este último lhe rendeu a indicação de Melhor Ator no Oscar® 2025. No entanto, a estatueta ficou com László Tóth de “Brutalista”.  

O triunfo de Chalamet em “Marty Supreme”

Timothée Chalamet como Marty Mauser em Marty Surpreme - Crédito: IMDb/Reprodução
Timothée Chalamet como Marty Mauser em “Marty Surpreme” | Crédito: IMDb/Reprodução.

Ambientado na cidade de Nova York na década de 50, o filme é inspirado na história real de Marty Mauser, campeão do tênis de mesa (ou ping pong). Além das conquistas esportivas de Mauser, o longa também mostra os desafios pessoais e a determinação do personagem que o transformaram na lenda do esporte. 

Para dar vida ao personagem, Timothée Chalamet mergulhou fundo no processo de preparação. Ainda mais, esta é a segunda vez que o ator estrela uma obra biográfica, demonstrando sua habilidade em incorporar figuras históricas. O artista estudou Mauser e outras lendas do esporte, treinando intensamente para aprender seus movimentos, postura, ritmo e a personalidade do atleta. 

Como resultado, sua atuação foi amplamente prestigiada, considerando um dos grandes destaques de sua carreira. Pelo papel, Chalamet conquistou o Globo de Ouro de Melhor Ator e Critics’ Choice de Melhor Ator

Devido ao seu amplo reconhecimento e qualidade técnica, o filme recebeu nove indicações no Oscar® 2026, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original

“Marty Supreme”, o trabalho mais recente de Timothée Chalamet, está disponível nos cinemas brasileiros. 

Imagem de capa: Rolling Stone Brasil/Reprodução