Longa de true crime do Prime Video revisita crime real ocorrido em um cinema de São Paulo no fim dos anos 1990

O Prime Video anunciou o início das filmagens de Tiros no Escuro, longa-metragem de true crime inspirado em um crime real ocorrido em 1999. O crime real ocorreu dentro de uma sala de cinema em um dos maiores shoppings de São Paulo. O incidente chocou o país ao envolver um estudante de medicina de 23 anos que abriu fogo durante uma sessão, atingindo 29 pessoas. Três delas morreram e outras ficaram gravemente feridas.

Estrelam o filme Isis Valverde, Fabio Assunção, Caio Manhente, Malu Galli e Sheron Menezes, com lançamento exclusivo no Amazon Prime Video. A produção revisita o caso sob uma perspectiva psicológica e dramática. Dessa forma, ele explora não apenas o ato de violência em si, mas as consequências emocionais e morais que se desdobram a partir dele.

Na trama, Isis Valverde interpreta uma jovem psiquiatra responsável por avaliar se um atirador, vivido por Fabio Assunção, possui condições de obter liberdade condicional e cumprir pena em regime aberto. Conforme a análise avança, a relação profissional entre médica e paciente começa a se transformar em um jogo psicológico perigoso. Além disso, os limites éticos se tornam difusos e a protagonista passa a ser arrastada para uma dinâmica de manipulação e obsessão. Isso a obriga a encarar traumas pessoais enquanto percebe que o detento pode estar conduzindo uma estratégia muito mais sombria do que aparenta.

Aposta em histórias nacionais

O projeto reforça a aposta do Prime Video em histórias brasileiras baseadas em crimes reais, um gênero que tem ganhado força na plataforma. Para Felipe Tewes, Head do Amazon MGM Studios para o Brasil, o filme representa mais um passo no compromisso da empresa com narrativas locais que provoquem reflexão. Segundo ele, o true crime oferece uma lente potente para abordar temas complexos e necessários, ao mesmo tempo, em que valoriza talentos nacionais e amplia o alcance dessas histórias para o público.

Além do elenco principal, Tiros no Escuro conta ainda com Emilio de Melo, Caito Mainier, Verónica Valenttino, Fefe Schneider, Larissa Murai e Rogério Brito. Direção e roteiro é de Caroline Fioratti. A produção é de Bárbara Reis Teixeira e Angelo Ravazi. O filme ainda não tem data de estréia.

O longa se junta a outras produções brasileiras de destaque no catálogo do Prime Video, como Tremembé, Maníaco do Parque, A Mulher da Casa Abandonada, Cangaço Novo e Dom, consolidando o gênero true crime como um dos eixos centrais da plataforma no Brasil.

Crédito: Prime Video/Divulgação