Se você procura por um ARPG onde enfrenta seres da mitologia grega, conhece heróis e vilões históricos, junto com uma ampla liberdade de criação de classes, Titan Quest é o seu jogo.

Origem

Do co-criador do Age of Empires, Brian Sullivan, e do escritor de Braveheart, Randall Wallace, publicado pela THQ Nordic, Titan Quest é RPG de ação hack and slash lançado originalmente em 2006 para PC .

Ambientado na Grécia antiga você enfrenta monstros equipando armas poderosas e mesclando diversas habilidades mágicas, que juntas permitem criar inúmeras estratégias de combate para encarar monstros e vilões mitológicos como o Minotauro, Medusa e o Ciclope, assim como conhecer personagens famosos como Oráculo de Delfos, Anaxágoras e Leônidas.

Para provar que esse jogo ainda é atual e atrai novos jogadores, no início de 2021 a HandyGames lançou uma versão definitiva do RPG para dispositivos móveis chamada de Titan Quest: Legendary Edition, que inclui o jogo base e todos os DLCs.

História

No início de tudo, os titãs governavam a escuridão primordial, mas quando a da luz dos deuses do Olimpo apareceu para colocar ordem no caos sombrio, uma grande guerra foi travada entre essas duas forças divinas. Com a vitória dos olimpianos e a prisão dos titãs, começa a era de ouro dos humanos sob a proteção dos deuses do olimpo.

Porém, essa paz não dura, pois três titãs menores, conhecidos como Telkines, conseguem interromper a ligação cósmica entre o Olimpo e o mundo terreno com o objetivo de libertar seus amigos titãs de sua prisão eterna. Cabendo agora a você, um herói grego espartano, lutar contra hordas de seres mitológicos malignos e restabelecer essa conexão derrotando os Telkines, antes que a escuridão primordial volte mais uma vez.

gameplay do Titan Quest
Reprodução: Steam

Jogabilidade

O ponto forte desse jogo é o ambiente detalhado na cultura grega antiga, pois as árvores, casas, roupas, animais, armas e equipamentos, assim como a ampla gama de monstros mitológicos e personagens fantasiosos e outros históricos, fazem parecer que entramos no livro A Odisseia ou no filme Hércules da Disney.

Os gráficos podem ser antigos, e os monstros não apresentam muita inteligência a ponto de precisar criar combinações e jogadas complexas, da mesma forma que não existem grandes cenas épicas e dramáticas cheias de efeitos visuais e incríveis diálogos. Porém, para um jogador de hack and slash clássico, isso não é um problema, pois a diversão está em criar diversos personagens com estratégias que combinam armas e habilidades mágicas, e testar essas combinações na cara feia dos monstros.

Portanto, o diferencial desse jogo, para além da rica inspiração grega, são justamente essas habilidades e equipamentos. As armas e armaduras são livres para serem usadas, desde que você possua os atributos mínimos para equipar, sem as famosas restrições de classe de alguns jogos de RPG. Ao passo que as habilidades mágicas estão agrupadas nas chamadas de Masteries, que funcionam como uma árvore de talento, existindo dez no total:

  • Storm Mastery – Lightning, cold and controls
  • Defense Mastery – Tanking and controls
  • Earth Mastery – Fire and physical
  • Nature Mastery – Summons, heals, and group buffs
  • Warfare Mastery – Physical, dual wielding
  • Hunting Mastery – Bow, throwing weapons, spears and controls
  • Spirit Mastery – Life drain, vitality damage, summons, and wards
  • Rogue Mastery – Poison, pierce and bleeding
  • Dream Mastery (DLC Immortal Throne) – Electrical burn, self buffs and summons
  • Rune Mastery ( DLC Ragnarök) – Elemental damage, walls, basic dual wielding
  • Neidan Master ( DLC Embers) – Potion buffs, debuffs and elemental damage
Masteries do Titan Quest
Reprodução: Titan Quest Fandom Wiki
todas as combinações de Masteries do Titan Quest
Reprodução: Comunidade Steam

Conteúdo

Porém, além do jogo base, existem uma expansão e três DLC que podem ser compradas. Primeiramente, a expansão Immortal Throne, lançada em 2007 e que acrescenta um quarto capítulo a saga original do jogo base, onde você atravessa os portões de Elysium e vai para o submundo de Hades. Ragnarok e a primeira DLC, e foi lançado em 2017, e traz dessa vez a mitologia nórdica. Já Atlantis chegou ao jogo base em 2019 , e como não está relacionada ao enredo principal, você joga como um explorador em busca da cidade perdida de Atlântida. Por último nós temos Eternal Embers lançada em 2021, onde o herói é chamado pelo Imperador Yao para enfrentar demônios da mitologia asiática. Lembrando que você pode comprar Titan Quest base e Immortal Throne, e acrescentar as outras três DLC, comprando Titan Quest Bundle.

imagem da Steam mostrando a capa das DLC do Titan Quest
Reprodução: Steam

Requisitos do sistema

MÍNIMOS:
SO: Windows XP / Vista / 7 / 8 / 10 32 or 64 bit
Processador: 2.0 GHz CPU
Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: 128 MB NVIDIA GeForce 6800 series or ATI Radeon X800 series or equivalent
DirectX: Versão 9.0c
Armazenamento: 5 GB de espaço disponível
Placa de som: DirectX compatible

RECOMENDADOS:
SO: Windows XP / Vista / 7 / 8 /10 32 or 64 bit
Processador: 3.0 GHz CPU Dual or Quad Core
Memória: 2 GB de RAM
Placa de vídeo: 256MB NVIDIA or AMD card
DirectX: Versão 9.0c
Armazenamento: 5 GB de espaço disponível
Placa de som: DirectX compatible card

Reprodução: Steam