O Sonic é um dos personagens mais famosos e importantes da história dos games, e seu maior rival, sendo igualmente amado pelos fãs, é Shadow. Então, vamos conhecer a história de todas as aparições do anti-herói, Shadow, nos jogos do Ouriço azul.
Apesar do anti-herói ser um sucesso no universo de ouriço azul, é curioso saber que Shadow só deu as caras pela primeira vez 10 anos depois do primeiro jogo, Sonic The Hedgehog (1991). Esse jogo colocou pela primeira vez o nosso Ouriço Azul na indústria e iniciou o que hoje é um dos mais famosos personagens e mais importantes jogos da história. Entretanto, Shadow só foi aparecer uma década depois.
Primeiras Aparições de Shadow em jogos
Sonic Adventures 2 (2001) – Apenas em 2001 Shadow deu as caras pela primeira vez. No jogo, ele é despertado pelo já conhecido Dr. Eggman, que o convence a lutar ao seu lado contra Sonic. O Ouriço-Cacheiro funciona no jogo como uma espécie de contraparte maligna de Ouriço Azul. Ele possui as habilidades de super velocidade, como o Sonic, mas possui também sapatos aéreos o que lhe conferia algumas habilidades a mais.
Shadow foi criado pelo avô de Dr. Eggman, Geralt Robotnik, com o objetivo de ser a forma de vida perfeita. O personagem se tornou um ídolo em sua primeira aparição, ganhando uma base de gigantesca de fãs logo de cara.
Desenvolvimento e Crescimento
Sonic Heroes (2003) – O anti-herói volta a aparecer dois anos depois em Sonic Heroes. O jogo possui campanhas separadas para cada time de ouriços. Aqui, dados os eventos finais de Sonic Adventures 2, Shadow perde suas memórias, e ainda descobre que talvez possa ser apenas um clone do original. Então, com seu time Dark, composto por ele, Rouge e o Robô Omega, eles procuram pelo Dr. Eggman atrás de respostas. O jogo desenvolve a personalidade e a relação do personagem com seus amigos e sua equipe e deixa em aberto a questão dele ser ou não um clone.
Shadow the Hedgehod (2005) – Se passando logo após os eventos de Sonic Heroes, aqui a história foca em Shadow tentando descobrir a verdade sobre sí mesmo em seu jogo solo. Na trama, a Terra está sendo invadida por aliens, e o jogador tem a possibilidade de escolher caminhos diferentes durante a campanha. Assim, podendo resultar em até 10 finais diferentes. Essa liberdade de escolha no game design se deu pela perda de memória de Shadow no último jogo, permitindo ao jogador pensar no que poderia fazer durante os acontecimentos do jogo. Mesmo assim, após passar por todos os finais, o jogo desbloqueia o final verdadeiro, respondendo as perguntas sobre quem, ou o que, ele é.
Sonic the Hedgehog (2006) – Dando sequência nas aparições do Ouriço-Cacheiro, no jogo de 2006, ele dá as caras em uma campanha própria dentro do jogo. Aqui, a história conta uma possível conexão do personagem com o vilão principal do jogo, Mephiles. Mas além de tudo, mostra o crescimento emocional dele e a relação com seus amigos. A diferença de quem ele era e de quem ele se tornou é clara. Aqui ele não é uma contraparte de Sonic, lutando até mesmo ao lado do herói.
Histórias mais leves
Após Sonic the hedgehog (2006), os jogos da franquia foram deixando de lado a seriedade das histórias, assim começando a ter um tom mais leve. Aparecendo em Sonic Riders (2006), Sonic Riders: Zero Gravity (2008), e Sonic Generations (2011) apenas como mais uma personagem selecionável. No caso de Generations, ele aparece como uma Boss Fight em referência à Adventures 2.
Últimas aparições
Sonic Forces (2017) – Foi uma tentativa de voltar a trazer temáticas mais sérias aos jogos do Sonic. Apesar de não ter sido bem recebido pelos fãs, Shadow manteve sua personalidade tão amada, e teve seu destaque e apreço pelos jogadores. O jogo ainda lançou uma expansão chamada Episódio Shadow, que conecta o personagem com o vilão da vez, Infiniti.
Além disso, outras aparições mais recentes de Shadow em jogos só ocorreram em Team Sonic Racing (2019) como um dos personagens jogáveis. E também uma aparição curta em The Murder of Sonic the hedgehog (2023).
O personagem não apareceu em muito nos jogos, contudo, Shadow fez diversas aparições em quadrinhos e séries do Sonic. Ainda existem planos de mais aparições dele em futuros jogos. Enquanto aguardamos, será possível ver o Ouriço-Cacheiro em Sonic 3, próximo filme da franquia que terá uma trama levemente baseada em Sonic Adventures 2. Podendo agradar tanto fãs da velha guarda como da nova geração.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.