Se você é pai e adorava desenhos na sua infância, provavelmente deve achar os desenhos de hoje em dia, extremamente sem graça. Bom, o choque geracional é algo comum, que atinge a todos nós. No entanto, nem tudo está perdido, se você ainda sente vontade de assistir desenhos, essa aqui é para você. Venha conhecer os desenhos que relembram os velhos tempos, e os desenhos que cresceram junto com você.

Anos 70 e Hanna-Barbera

Os Flinststones, desenho produzido pelo estúdio Hanna Barbera.
Hanna-Barbera Productions,Inc. / Reprodução

Para quem era criança nos anos 70, é praticamente impossível não conhecer o nome Hanna-Barbera. O estúdio revolucionou a animação naquela época e criou verdadeiros clássicos que fizeram sucesso no mundo inteiro. Sendo alguns dos seus principais títulos: Os Flintstones, Zé Colmeia, Tom & Jerry, Manda-Chuva, Jonny Quest e uma infinidade de outros títulos.

Infelizmente, os estúdios Hanna-Barbera praticamente acabaram no final dos anos 90, quando a Turner Broadcasting System adquiriu os direitos do estúdio e se fundiu com a Time-Warner. Atualmente, Hanna-Barbera se resume a um nome usado apenas para licenciamento de produtos relacionados aos clássicos.

No entanto, um título se salvou e perdurou por décadas até os dias de hoje, e é dele que vamos falar agora.

Atravessando gerações com Scooby-Doo

Capas dos desenhos de Scooby-Doo
Imagem: Divulgação

Se existe uma animação que realmente atravessou as gerações, esse desenho é Scooby-Doo. O desenho fez parte da infância de paticamente qualquer um que seja pai hoje em dia. Afinal, Scooby-Doo marca presença na década de 70 com Scooby-Doo, Cadê Você? Também, na de 80 com Scoouby-Doo e Scooby-Loo. Ademais, nos anos 2000 com, O Que Há de Novo, Scooby-Doo?

Além disso, a turma da Mistérios S. A. também foi parar nas telonas, com filmes, um tanto questionáveis, mas que agradaram alguns fãs. Atualmente, a franquia divide opiniões, que séries que apelam para a nostalgia como Scooby-Doo e Convidados, que foi bem aceita. E, séries que tentam abordar uma nova ótica, como, no caso da série solo de Velma, que gera conflito ao tentar ser mais adulta. Ambas as séries estão disponíveis na Max.

Anos 80 e as grandes aventuras

Personagens de um dos desenhos que marcaram a infância de você que é pai, Caverna do Dragão
Imagem: Reprodução/D&D Entertainment

Agora, pai, se você preferia os desenhos dos anos 80, você deve ter encontrado outro tipo de animação. Já que, as comédias malucas e atrapalhadas deixaram de ser o foco desses desenhos, o que abriu uma brecha para que as aventuras entrassem em cena.

Adaptados de quadrinhos, jogos e livros, você podia se divertir com a equipe dos Thundercats, o quarteto de As Tartarugas Ninjas ou até mesmo, como o poderoso He-Man. Todos esses com suas versões mais atuais.

Mestres do Universo: Salvando Eternia

He-Man em Mestres do Universo: Salvando Eternia
Imagem: Reprodução

Mestres do Universo é a animação mais recente de He-Man, que resume e moderniza a saga do herói bárbaro. Repleta de ação e nostalgia, a série referencia o desenho dos anos 80, enquanto nos apresenta uma bela estética de animação e traz uma história mais centrada e continua.

Apesar de gerar polêmica pela pouca presença do próprio He-Man, a série recompensou aqueles que se permitiram aproveitar uma boa história. Nesse momento, Mestres do Universo conta com 10 episódios, todos disponíveis na Netflix.

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante

As 4 tartarugas ninjas no filme As Tartarugas Ninja: Caos Mutante
Imagem: Divulgação

Assim como Scooby-Doo, As Tartarugas Ninja também foram se atualizando com o passar dos anos, com diversas séries lançadas, e até mesmo live-actions. A mais nova produção é As Tartarugas Ninja: Caos Mutante, que chegou aos cinemas em 2023 e surpreendeu o público.

Trazendo toda a ação, comédia e a maravilhosa dinâmica dos 4 irmãos tartarugas, o filme agradou extremamente os fãs, tanto novos quanto antigos. Se você é um pai que adorava os desenhos e quadrinhos das tartarugas, As Tartarugas Ninja: Caos Mutante é uma obra quase obrigatória, e está disponível na Netflix.

O sucessor espiritual de Caverna do Dragão

Protagonistas de A Lenda de Vox Machina
Imagem: Reprodução

Agora, se você é um pai, que foi um verdadeiro nerd e vivia suas próprias aventuras no RPG, um dos desenhos que deve ter chamado sua atenção foi Caverna do Dragão. Inspirado no mundo de D&D (Dungeons & Dragons), o desenho conquistou o coração de milhares de jovens.

Apesar de não haver uma continuação propriamente dita de Caverna do Dragão, se você é um pai que não largou o RPG, tem outros desenhos que podem te agradar. O principal que carrega toda a essência de uma aventura de RPG é A Lenda de Vox Machina.

Primeiramente, em Vox Machina temos as classes clássicas de uma aventura de D&D. A história segue um grupo de heróis desajustados, conhecidos como Vox Machina, que devem, de alguma forma, encontrar um jeito de derrotar os seres mais poderosos do mundo para salvar o reino.

Porém, a melhor parte, ainda está por vir. Afinal, A Lenda de Vox Machina é uma adaptação de uma campanha real de Dungeons & Dragons, jogada no reality Critical Role. Assim, a série está repleta de decisões e conclusões extremamente inusitadas e divertidas, que sempre acabam nos surpreendendo.

A Lenda de Voz Machina possuí um tom mais adulto se comparado a outros desenhos, recheado de cenas de violência e temas mais pesados. Portanto, talvez, esse é dos tipos de desenhos que um pai vai preferir assistir sem o filho por perto. Ainda assim, Vox Machina é um desenho que realmente vale a pena, e está prestes a entrar em sua 3ª temporada, todas disponíveis no Prime Video.

Anos 90, a era dos heróis

Protagonistas do desenho X-Men dos anos 90
Imagem: Divulgação

Por fim, para aquele pai que amava HQs, mangás, desenhos de heróis e animes, chegamos aos anos 90. Aqui, tivemos um novo marco da animação, com empresas já consolidadas em outras áreas, como as dos quadrinhos, entrando para o mercado. Além disso, os famosos desenhos japoneses, também começaram a vir para o Brasil.

É claro que, com Marvel e DC se tornando o que são hoje, temos uma infinidade de desenhos das duas marcas sendo lançados na Disney+ e na Max. No entanto, são poucos os que podemos dizer que agradam aos fãs da época, sendo essas animações, em grande maioria, focadas mais no público infantil.

Porém, ainda temos alguns desenhos que podem te agradar, e vamos falar deles agora.

Retornando as origens com X-Men ’97

X-Men, no novo desenho de X-Men '97
Imagem: Divulgação

Em X-Men ’97, uma continuação direta do desenho X-Men dos anos 90, podemos mergulhar em um mar de nostalgia e referências. Afinal, quem não se arrepia só de ouvir a clássica música de abertura do desenho? São muitas memórias, e enquanto revisitar a série original pode ser um pouco difícil, principalmente falando das primeiras temporadas. X-Men ’97 coloca isso de lado, te entregando uma boa história e um verdadeiro show de animação.

Assumindo o manto com Invencível

Mark, protagonista do desenho Invencível
Imagem: Reprodução

Se existe um desenho que surpreendeu a todos quando o quesito é desenho de herói, esse desenho é Invencível. A produção da Prime Video adapta os quadrinhos de Invencível de forma primorosa. Trazendo também um tom mais adulto para o universo dos heróis e discutindo temas como paternidade e responsabilidade.

A história não é muito diferente do padrão, um adolescente que desperta seus poderes e começa a traçar seu caminho para se tornar um super-herói. No entanto, Invencível se diferencia ao mostrar o peso das ações dos personagens, com cada consequência marcando-os fortemente, e mudando o rumo da história.

Com duas temporadas já lançadas, e mais algumas produções em paralelo, as expectativas para a 3ª temporada de Invencível são altas. E, você pode acompanhar tudo isso, no Prime Video.

Crescendo com Dragon Ball

Time do universo 7 em Dragon Ball Super
Imagem: Reprodução

Para falarmos de animes, temos que falar de Dragon Ball. Afinal, vimos Goku crescer, construir sua própria família, e virar um pai ao longo desses anos. Passando por diversas fases como Dragon Ball Z, Dragon Ball GT, o remake de Dragon Ball Kai, finalmente chegamos na fase atual de Dragon Ball Super.

É verdade que Dragon Ball perdeu a maior parte de sua essência, com o anime deixando de ser uma aventura e se tornando basicamente um show de lutas. No entanto, tanto o mangá quanto os filmes mais recentes da franquia parecem tentar reaver tudo aquilo que amamos em Dragon Ball. Assim, além de poder servir como uma porta de entrada para você apresentar o anime para seus filhos, Dragon Ball Super é um anime que vale a pena ficar de olho.

Feliz dia Dos Pais!

Com isso, encerro essa matéria de Dia dos Pais. Espero que tenham gostado de rever tantos desenhos da infância e de saber quais desenhos você ainda pode assistir hoje em dia. Eu, e a equipe do GeekPop News desejamos a todos um feliz Dia dos Pais.