Em meio a tantos jogos, Tomb Raider se destaca pelo foco em enigmas e exploração

Sendo uma das franquias mais aclamadas dos videogames, Tomb Raider se tornou um ícone na comunidade gamer. Lançado em 1996, pela desenvolvedora Core Design, Tomb Raider aborda as aventuras da arqueóloga Lara Croft. 

Ao todo, a franquia possui 21 jogos, entre os principais, spin-offs e versões mobile. Só a série principal do game, são 12 jogos, uns mais aclamados que outros, mas todos com um espaço especial entre os jogadores. 

Além da franquia dos jogos, Lara Croft já ganhou espaço no cinema, sendo interpretada por Angelina Jolie (Malévola) e Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa). Como também a mais recente adaptação por Sophie Turner (Game of Thrones), a série será lançada Prime Video. 

Mesmo com uma franquia gigantesca, marcada por inúmeras aventuras ao longo dos anos, conseguimos selecionar e rankear os melhores jogos da série.

Tomb Raider (1996)

Para abrir a lista, com certeza o primeiro jogo da franquia, Tomb Raider (1996). Abrindo o mar de possibilidades, Tomb Raider de 1996 conquistou espaço entre os jogos e se tornou um clássico. 

Este jogo é a introdução de Lara Croft e o seu mundo para a indústria gamer. Sendo uma inovação, devido ao mundo totalmente em 3D e a exploração pelo jogo, que até então não tinha sido trabalhada na época. 

Tomb Raider I
Créditos: Reprodução/Steam

O jogo se destaca pelas fases lineares e cheias de mistérios, além da sensação de estar perdido em tumbas antigas. Como também, sendo um game repleto de enigmas. Tomb Raider (1996) ganhou uma versão remasterizada em 2024. 

Menção honrosa a franquia clássica, se você jogar o I, com certeza vai querer embarcar no II (1997) e III (1998). 

Você pode jogar Tomb Raider no Playstation 4 ou no Nintendo Switch. Tomb Raider (1996) também está disponível na Steam

Tomb Raider (2013)

Ainda pensando na parte enigmática do jogo, o reboot, Tomb Raider (2013) se destaca. Este jogo trabalha as origens de Lara Croft, sendo um destaque positivo na franquia. A jogabilidade é focada mais na sobrevivência e na ação. Porém, a exploração do jogo e missões secundárias também ganham destaques nesse jogo. 

Essa versão é mais emocional, mostrando um lado mais humano da arqueóloga, isso acabou conquistando os fãs antigos e novos.

Tomb Raider (2013) está disponível para Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One e Steam

Rise of the Tomb Raider

Rise of the Tomb Raider também é um reboot que ganha destaque na jogabilidade, sendo um jogo que desperta a curiosidade do jogador. Além disso, o game também foi bem recebido pela crítica. Conforme o site Metacritic, o jogo teve “análises geralmente favoráveis” e também uma pontuação de 8.1 do público. 

Rise of the Tomb Raider
Créditos: Reprodução/Steam

Neste jogo, Lara Croft, tenta descobrir a mística cidade russa de Kitei, que conforme as lendas, contém os segredos para a imortalidade. Com uma perspectiva em terceira pessoa, Rise of the Tomb Raider possui alguns elementos encontrados em Tomb Raider (2013). 

O jogo está disponível na Steam, PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4 e Xbox One.

Shadow of the Tomb Raider

Lançado em 2018, Shadow of the Tomb Raider fecha a trilogia do reboot que vale a pena jogar. Shadow of the Tomb Raider explora ambientes da América do Sul. Além de revelar a cidade escondida de Paititi, os jogadores podem participar de missões secundárias. Neste jogo da franquia, Lara Croft está em busca de uma relíquia maia que tenha ligação com o falecido pai. 

Além disso, o jogo tem um foco maior na exploração e na resolução de enigmas, como também trabalha a furtividade aprimorada da personagem e tumbas mais complexas.

O jogo está disponível na Steam, Mac, PlayStation 4 e Xbox One.

Imagem de capa: Reprodução/Steam