Anualmente o portal de avaliações Metacritic divulga uma lista dos melhores filmes do respectivo ano e dessa vez não foi diferente. Foi utilizado uma amostra de 196 listas de melhores filmes do ano, mas somente de fontes confiáveis. Além disso, o site montou um sistema de pontuação baseado na dinâmica de um “top 10”.

Pontuação do TOP 10

Para montar a lista dos melhores do ano, o site utilizou o seguinte sistema de pontuação:

3 pontos para cada 1º lugar na classificação

2 pontos para cada 2ª colocação na classificação

1 ponto por ser classificado entre o 3º e o 10º lugar, ou por ser incluído em uma lista não ranqueada

0,5 pontos por ser incluído em uma lista não ranqueada de 11 à 20 títulos 

Portanto, se um filme esteve em primeiro lugar em 5 listas ranqueadas, ele ganhará um total de 15 pontos. Todavia, se um filme esteve entre os dez melhores de uma lista não ranqueada, ele ganhará 1 ponto, independente da ordem na qual ele se encontra.

É importante lembrar que caso um crítico tenha publicado uma lista ranqueada com mais de 10 filmes, as posições de 11º à 20º não serão contabilizadas.

TOP 10

1. Ataque dos Cães

Baseado no romance de Thomas Savage, o drama protagonizado por Benedict Cumberbatch e dirigido por Jane Campion levou o pódio. A obra se passa no velho oeste, mas desconstrói o saturado gênero de faroeste ao longo de sua duração.

Onde assistir: Netflix

Imagem: Reprodução / Netflix

2. Drive My Car

O longa japonês de Ryusuke Hamaguchi é um drama inspirado no livro de contos do autor Haruki Murakami, em seu livro de coletânea lançado em 2014. A trama gira em torno de dois personagens solitários, um renomado diretor de teatro e uma motorista que o guia durante um festival.

Drive My Car ainda não está disponível em streaming. 

3. Licorice Pizza

Escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, o filme aborda a vida de dois jovens na Califórnia durante a década de 70. E apesar de cotado na lista de 2021, ele só tem lançamento marcado para dia 20 de janeiro de 2022 no Brasil.

Imagem: Reprodução / Universal Pictures Brasil

4. Summer of Soul

Parte registro histórico e parte filme musical, Summer of Soul apresenta imagens do Harlem Cultural Festival, em 1969. Para a cultura negra nos Estados Unidos, esse festival foi um dos mais importantes e significativos da história. Grandes artistas se apresentaram, desde Stevie Wonder até Nina Simone, além da lenda do blues BB King.

Onde assistir: Disney+

5. Duna

Apesar das polêmicas que envolveram o projeto de Denis Villeneuve, o filme alcançou o quinto lugar na lista. Baseado no livro de Frank Herbert que inspirou outros filmes clássicos como Star Wars, esta nova adaptação é um deleite para os fãs da saga e para os amantes de ficção e fantasia.

Onde assistir: HBO Max

Imagem: Reprodução / Warner Bros Pictures Brasil

6. The Green Knight

Baseado na obra mais antiga dentre as citadas nesta lista, o filme de David Lowery é uma aventura épica de fantasia. Sua principal inspiração é o romance do século XIV, Sir Gawain e o Cavaleiro Verde, do universo de Camelot. Dev Patel assume o papel do protagonista nesta história que subverte e desconstrói a obra original.

Onde assistir: Amazon Prime Video (A partir de 21 de janeiro de 2022)

7. Amor, Sublime Amor

O remake da obra original é dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg. Apesar de nunca ter dirigido um musical, Spielberg domina incrivelmente o gênero e faz uma adaptação equilibrando o clássico e o novo. Tony e Maria são interpretados por Ansel Elgort e Rachel Zegler nesta versão.

Amor, Sublime Amor ainda não está disponível para streaming.

Imagem: Reprodução / 20th Century Studios Brasil

8. The Worst Person in the World

Um filme sobre mudanças e sobre imperfeições. The Worst Person in the World é um longa norueguês com direção assumida por Joachim Trier e protagonismo de Renate Reinsve. A obra aborda questões comuns da vida sobre uma perspectiva nem tão comum assim.

The Worst Person in the World ainda não está disponível para streaming.

9. Pig

Nicolas Cage assume o papel principal nessa aventura dramática e existencialista encabeçada por Michael Sarnoski. O enredo gira em torno do desaparecimento da porquinha de estimação de Rob, um ermitão que agora parte em busca de sua companhia.

Imagem: Reprodução / Altitude Films

10. Petite Maman

Após a morte de sua avó, a pequena Nelly, de apenas 8 anos, passa a conhecer a casa onde sua mãe cresceu. Ao explorar o local, ela encontra um bosque onde Marion, sua mãe, costumava brincar. Entretanto, ela logo percebe que não está sozinha ao encontrar uma garota de sua idade que também se chama Marion.

O filme francês só deve chegar aos cinemas brasileiros no próximo ano.

Chegamos ao fim do Top 10 de melhores do ano segundo o Metacritic. Todavia, você pode conferir o ranque completo, assim como o voto de cada participante, clicando no LINK.