O aclamado livro “Torto Arado”, ganhador do prêmio Jaboti de 2020, de Itamar Vieira Junior ganhará adaptação teatral em 2024. A peça terá a direção de Aldri Anunciação, autor da peça teatral “Namíbia, Não!”, que originou o livro de mesmo nome.
A estreia tem previsão para acontecer no primeiro semestre de 2024 na capital baiana, Salvador, e logo após passar pelas principais capitais do país. Porém, ainda não há divulgação dos artistas que irão compor o elenco da peça.
Torto Arado, o livro
No interior remoto da Bahia, Bibiana e Belonísia, duas irmãs, encontram uma faca antiga e misteriosa escondida na mala debaixo da cama de sua avó. Infelizmente, um acidente ocorre e as vidas das irmãs se tornam inseparáveis, com uma delas assumindo a voz da outra. O romance habilmente narrado com uma prosa envolvente explora temas de vida e morte, luta e redenção.
O livro, publicado em 2019 pela Editora Todavia, aborda o racismo e a escravidão no Brasil com uma narrativa marcante. Não é por menos que a obra se tornou um sucesso e conquistou milhares de fãs por todo o mundo, sendo traduzido para mais de 10 países.
Itamar Vieira Junior
Nascido em Salvador, Bahia, em 1979, Itamar Vieira Junior é um geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu aclamado romance “Torto Arado” é considerado um dos maiores sucessos da literatura brasileira recente, tanto em termos de público quanto de crítica, e já foi traduzido para mais de vinte países. Além disso, o autor foi finalista da sexagésima edição do Prêmio Jaboti em 2018 e ganhador duas edições segundo, 2020;
Atualmente Itamar é colunista do Jornal Folha de São Paulo e irá lançar neste mês de abril, dia 24, seu próximo livro intitulado “Salvar o Fogo” uma obra que tem como foco narrativo a comunidade rural da Bahia chamada de Tapera. Neste momento, o livro já se encontra em pré-venda na editora Todavia.