O livro de Ullisses Campbell revela bastidores da prisão dos famosos e inspira a série homônima do Prime Video
A curiosidade pelo que acontece por trás dos muros de uma das penitenciárias mais famosas do Brasil ganhou novas páginas com o lançamento do livro “Tremembé – o presídio dos famosos”. O jornalista e escritor Ullisses Campbell revela, assim, em sua nova obra, uma visão exclusiva por dentro da prisão homônima.
O livro-reportagem reúne histórias de condenados que ficaram conhecidos nacionalmente, como Suzane von Richthofen, irmãos Cravinhos, Eliza Matsunaga, o jogador Robinho, Alexandre Nardoni, entre outros. O livro foi publicado em 1° de setembro, pela editora Matrix.
A obra já integra as listas dos livros mais lidos no país, ocupando o 1º lugar na categoria “Não Ficção” do ranking divulgado pela revista VEJA e a 1ª posição na categoria “Crimes Reais, Biografias e Memórias” da Amazon.
O livro também serviu como inspiração para a série “Tremembé” que estreia no Prime Video no dia 31 de outubro e terá Marina Ruy Barbosa como Suzane von Richthofen.
LEIA MAIS: Atlas da IA expõe os custos ocultos da inteligência artificial
A penitenciária dos famosos
A Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado é conhecida popularmente como Penitenciária II de Tremembé. As páginas da obra de Campbell retratam histórias e personagens que estão condenados neste espaço.
Localizada no município de Tremembé, no Vale do Paraíba, a 160 km de São Paulo, recebeu o apelido de “penitenciária dos famosos”. Isso porque lá se encontram os culpados de crimes que receberam atenção nacional, que o Brasil parou para acompanhar. Neste tópico, Ullisses descreve como a fama pode trazer vantagens como regalias e proteção, mas também rivalidades.
A obra se destaca pela combinação de documentos, entrevistas e relatos dos próprios condenados, construindo uma narrativa que equilibra rigor jornalístico e tom de investigação literária.
Dessa forma, além de perfis criminais, o autor desenvolve a convivência diária entre os detentos e mostra como hierarquias, alianças e conflitos se estruturam dentro do presídio.
A adaptação em série

A adaptação de “Tremembé” foi feita pela Amazon Prime Video. A direção é por conta da cineasta Vera Egito, e tem na trama inspiração na obra de Ullisses e acompanha a vida de presos notórios.
O elenco conta com nomes como Marina Ruy Barbosa interpretando Suzane Von Ritchofen, Carol Garcia como Elize Matsunaga, Felipe Simas no papel de Daniel Cravinhos e Bianca Comparato atuando como Anna Jatobá. Além disso, Campbell também participou da produção da série, assinando o roteiro em parceria com outros escritores.
A adaptação irá explorar os jogos de poder e a convivência forçada entre as personalidades. A série estreia no Prime Video em 31 de outubro.
Sobre o autor

Nascido em Belém, em 1975, Ullisses Campbell construiu carreira sólida no jornalismo investigativo. Ele passou por diferentes redações, como Folha de S. Paulo, O Globo e revistas como Superinteressante, Veja e Época.
Ele se especializou em narrativas de true crime, escrevendo biografias de Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga, Flordelis e do “Maníaco do Parque”.
Com “Tremembé”, Campbell reafirma seu lugar como uma das vozes mais relevantes do gênero no Brasil. Além da pesquisa detalhada que sustenta o livro, o autor também participa ativamente do roteiro da adaptação, assim, garantindo que o olhar jornalístico permaneça presente na versão audiovisual.
Créditos imagem de capa: reprodução Amazon
Matéria atualizada em 13/09/2025 às 13:09
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.