Hospital de Caridade São Pedro D’Alcântara completa 200 anos em 2025

Os escritores goianos Ubirajara Galli, Narcisa Abreu Cordeiro e Jacira Pires lançam no próximo dia 19 de setembro o livro “Hospital de Caridade São Pedro D’Alcântara: 200 anos de uma história humanitária”.

O evento acontece a partir das 19h30 no Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do Governo Estadual, localizado na Praça Tasso Camargo, no centro da Cidade de Goiás, a antiga capital do estado.

O Hospital de Caridade São Pedro d’Alcântara é uma instituição com uma trajetória rica e centenária. Fundado em 1825, por meio de uma Carta Imperial e sob a proteção de D. Pedro I. Dessa forma, a instituição nasceu do desejo da comunidade local de suprir a ausência de assistência para os enfermos e pobres.

Atualmente, atende não apenas a cidade, mas também toda a região, tendo completado 200 anos de história em 2025. Além disso, é um dos principais pontos turísticos da cidade, uma vez que mantém sua construção original.

O lançamento do livro é uma iniciativa da Associação de Saúde São Pedro D’Alcântara e da direção do Hospital em conjunto com o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás.

Créditos: Reprodução | Instagram (@culturagoiana) | ASPAG

Sobre os autores

Ubirajara Galli, nascido em Pires do Rio (GO) é uma das figuras mais proeminentes do cenário cultural goiano. É o atual presidente da Academia Goiana de Letras (AGL).  Ao longo de sua carreira, ocupou posições de destaque em várias instituições culturais, como diretor da Casa de Cultura Altamiro de Moura Pacheco, assim como, membro do Conselho de Cultura do Município de Goiânia. 

Seu trabalho se destaca por sempre abordar não apenas livros históricos, mas também biografias. É autor dos livros “A História da Mineração em Goiás” (2005), “Orlando Alves Carneiro – Iluminado Empreendedor” (2006) e “José Mendonça Teles – Um Filme que Fica” (2014), entre outros.

Narcisa Abreu Cordeiro nasceu em Goiânia. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Goiás, especializou-se em Planejamento Regional. Diplomou-se em Botânica pelo Departamento de História Natural da mesma universidade. Realizou projetos na área de urbanismo, assim como em paisagismo e fotografia, sempre defendendo as áreas verdes de Goiânia em Seminários e Congressos.

Ganhou destaque como escritora, poeta, escultora, cantora e historiadora. Também é membro da União Brasileira de Escritores – Seção de Goiás, da Associação Internacional dos Art. Plásticos e do Instituto dos Arquitetos do Brasil. Além disso, já publicou vários textos em jornais e revistas de Goiás e é autora do livro de poemas “In Totum” (1990).

Jacira Pires também se dedica à pesquisa e à divulgação de trabalhos voltados à história e ao urbanismo de Goiás. Desenvolveu um trabalho sobre a Fazenda de Felipe Antônio Cardoso. Assim, sua pesquisa comprovou a visita do pesquisador e botânico Johann Emmanuel Pohl, à Capitania de Goiás, o que foi de grande relevância acadêmica para o estado.

Créditos: Reprodução (@jornalaredacao) | AFLAG