Neste domingo, 12 de março, Los Angeles foi palco da cerimônia da entrega dos Oscar 2023 aos seus vencedores. Conduzido pelo comediante Jimmy Kimmel, a noite foi marcada por muita emoção e se tornou histórica para muitos artistas.

No Brasil, a 95° edição do evento pôde ser acompanhado pela plataforma de streaming HBO Max e pelo canal de TV a cabo TNT.

Dessa forma, para o Oscar 2023, foram, ao todo, 54 produções indicadas. Entretanto, destas, apenas 11 levaram as estatuetas para casa.  

Dessa forma, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo arrecadou ao todo 7 Oscars nas categaorias de:

  • Melhor Filme,
  • Melhor Atriz (Michelle Yeoh),
  • Melhor Diretor (Daniel Kwan e Daniel Scheinert)
  • Melhor Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan),
  • Melhor Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis),
  • Melhor Roteiro Original e
  • Melhor Montagem.
Imagem: Los Angeles Times

Além da coleção de estátuas de ouro, o filme ainda entrou para a história da cerimônia com Michelle Yeoh como a primeira mulher que se identifica como asiática a ganhar na categoria.

Ainda, não sobre o longa, Ke Huy Quan fez um discurso que emocionou a todos, começando com um “Mãe, ganhei um Oscar”, logo agradecendo a todos que o incentivaram, mas uma pessoa em especial. Segundo o ator:

“Eu devo tudo ao amor da minha vida, minha esposa, que, mês após mês, por 20 anos, disse que minha hora chegaria. Sonhos são algo a se acreditar. A todos os atores, mantenham seus sonhos vivos. Obrigado por me receberem de volta”

Outros vencedores do Oscar 2023

Entretanto, o filme alemão, Nada de Novo no Front, foi a segunda produção com maior número de estatuetas da noite.

O longa se tornou vencedor de quatro, das nove, categorias indicadas, sendo elas: Melhor Filme Internacional, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Direção de Arte.

Já o drama A Baleia levou dois prêmios que muitos já esperavam: Melhor Maquiagem e Penteados, e Melhor Ator, com Brendan Fraser como protagonista.

Conhecido por filmes como A Múmia e George, o Rei da Floresta, Fraser comoveu o público, não só com sua interpretação no longa, mas também com sua história de superação depois de anos longe das telas e sua emoção e gratidão por todos que o levaram a vencer um Oscar.

Imagem: Reprodução

Além disso, outros destaques das categorias principais e coadjuvantes da noite foram de Melhor Roteiro Adaptado para Entre Mulheres, o Pinóquio de Guilermo Del Toro como Melhor Filme de Animação e o prêmio de Melhor Documentário de Longa-Metragem foi para Navalny. Ainda, An Irish Goodbye foi premiado como Melhor Curta-Metragem em Live Action, bem como a estatueta de Melhor Documentário Curta-Metragem foi para Como Cuidar de um Bebê Elefante.

Por fim, outros longas como Top Gun Maverick, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e Avatar 2 receberam o Oscar, respectivamente, de Melhor Som, Melhor Figurino e Melhores Efeitos Visuais.

Agora, para a supressa de muitos, o prêmio de Melhor Canção Original foi para Naatu Naatu, dos compositores M.M. Keeravaani e Chandrabose, interpretada por Rahul Sipligunj e Kaala Bhairava. A música indiana, do filme RRR, concorria com canções de Rihanna e Lady Gaga.

Ademais, nomes como Banshees de Inisherin, Elvis e Tár, apesar de estarem em disputas acirradas em diversas categorias, acabaram não levando nenhuma estatueta para casa.

Portanto, esses foram os grandes vencedores do Oscar 2023. Agora, você pode conferir abaixo o discurso emocionando de Ke Huy Quan pelo premio de melhor ator coadjuvante:

Para mais análises e notícias de seus filmes favoritos, fique de olho aqui no portal e nos acompanhe no Instagram também.