O livro “Um de Nós Está Mentindo”, escrito por Karen M. McManus, conta com uma narrativa de suspense juvenil que conquistou grande parte dos leitores. Recentemente a obra se tornou uma série, que foi estreada na plataforma de streaming Netflix, no dia 18 de fevereiro.
Sinopse:
Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Este é o enredo do Um de Nós Está Mentindo, romance de estreia de Karen M. McManus.
Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso aplicativo de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental.
Na segunda-feira, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato.
Se tratando de adaptações das páginas de livros para as telas, sabemos que alguns pontos são alterados para um melhor entendimento no desenrolar da trama. Por isso, hoje falaremos sobre algumas alterações no roteiro dos fatos entre o livro e a série “Um de Nós Está Mentindo”. Além disso, também serão destacadas algumas impressões.
Mas, antes de tudo, um recado: COMO É UMA COMPARAÇÃO ENTRE O LIVRO E A SÉRIE, CONTÉM MUITOS SPOILERS.
Dito isso, podemos seguir sem peso na consciência, não é mesmo?
Um de Nós Está Mentindo: Como os envolvidos vão parar na detenção
Na série “Um de Nós Está Mentindo”, cada um deles teve um motivo diferente para chegar ao ponto de precisar ir até a sala de detenção da escola. Seja pelo alarme do celular despertando ou um atraso na aula. No livro, todos eles têm um celular desconhecido colocado em suas mochilas, que toca no mesmo momento. Isso os leva a detenção, pois o uso de celular é proibido durante a aula. Bronwyn é a única, nesse momento da série, que tem um celular desconhecido colocado na mochila.
A distração criada para tirar as pessoas além dos alunos da sala de detenção
Na cena em que Bronwyn, Cooper, Nate, Addy e Simon já estão na sala de detenção para produzir uma redação como castigo, há uma distração para tirar da sala qualquer pessoa que estivesse lá além deles, para realmente chamar a atenção de todos em direção à janela. Na série essa distração é criada com alguns alunos jogando ovos na janela e fazendo muita bagunça do lado de fora. No livro a distração é criada por um acidente de carro. O barulho é alto, o que de fato chama a atenção deles até o ponto em que a situação está acontecendo.
A construção do personagem Jake
O namorado de Addy é uma das figuras principais de toda a construção da narrativa, mas nós só entendemos e percebemos isso no final da história. Isso de fato é uma grande sacada no quesito surpresa de Um de Nós Está Mentindo. Jake se mostra muito amoroso e atencioso na série, em diversos momentos, sendo para Addy a ideia de vida perfeita à dois, ao lado de alguém que ela considera perfeito. No livro, o personagem já traz em si, desde o início, o sentimento de “posse” em relação à namorada, desde dizer como ela deve se vestir, ser e até em como deixar o cabelo. São passagens sutis, que podem ser despercebidas com olhares desatentos, mas ali já captamos a dependência emocional de Addy em relação a Jake, pois ela faz tudo por ele, para não chateá-lo.
Por isso, quando ela muda de comportamento durante o livro, após terminar o namoro com Jake, tudo faz ainda mais sentido, porque é claro do porquê ela se transforma em alguém mais dentro das próprias decisões.
Na série, isso fica um pouco superficial no início por conta da forma que o personagem de Jake é nos apresentado, sendo mais um “bom moço” (mas é claro, isso também tem a ver com ninguém desconfiar dele). A mudança de Addy é ótima de se ver após o término do namoro, porém com menos sentido e força do que nos livros.
Addy tem uma irmã
Apesar de na série, Addy conviver em casa apenas com a mãe, no livro, além da mãe, ela também tem uma irmã. A irmã de Addy é quem incentiva ela a tomar atitudes para melhorar, quem aconselha ela a contar para Jake sobre o segredo que ela esconde. Além disso, é uma personagem que dá muito sentido ao discurso de força e superação entre mulheres, pois ela também está passando por um momento difícil de término.
O segredo de Addy é revelado de forma diferente
Na série “Um de Nós Está Mentindo”, o post sobre a traição de Addy é publicado no aplicativo criado por Simon para a escola inteira saber e é assim que teoricamente Jake descobre o ocorrido. Mas no livro é a irmã de Addy que convence ela a ir até a casa dele para falar sobre o que fez.
O que sabemos depois é que Jake (tanto nos livros, quanto nos filmes) já sabia há muito mais tempo que Addy havia o traído .
O namoro de Cooper
Na série, o namoro de Cooper não é real. Foi um combinado entre dois amigos para que ele pudesse esconder o próprio segredo mais facilmente e ela, se livrar de um ex namorado que até então a perseguia (tema pouco explorado por sinal, pela importância que deveria ter em sua abordagem). No livro o namoro não é uma fachada, de fato é um relacionamento, mas que fica visível que não há interesse da parte de Cooper, enquanto sua namorada demonstra gostar muito dele.
O segredo de Cooper
Logo no início da série Um de Nós Está Mentindo, já nos é entregue que o namoro dele é falso e que o real motivo é que ele é gay e já tem um relacionamento com outro rapaz. Porém, nos livros, isso demora um tempo para ser revelado. Ele é citado trocando mensagens com alguém, mostrando que ele não gosta da namorada, mas o fato de se referir a outro garoto vem muito depois. A revelação chega de uma forma inteligente.
Além disso, no livro, o pai de Cooper demonstra muita preocupação com a carreira do filho, o que infelizmente também reflete no preconceito que ele tem quando o filho enfim conta sobre quem ele é e sobre o novo relacionamento. O livro marca muito esse ponto de não aceitação do pai dele, enquanto na série isso fica mais leve, apenas com algumas observações e falas do pai.
Janae e o segredo de Simon
Na série ela não sabe o que houve e desconfia se algum dos quatro de fato matou ou não o melhor amigo. No livro, ela sabe de todo plano dele e inclusive participa da elaboração, mesmo que isso fosse contra todas as suas vontades e princípios.
Maeve
A irmã mais nova de Bronwyn tem grande destaque na série e está bem mais presente que nos livros. Apesar de nas páginas ela também ter um papel muito importante, na telas, Maeve foi apaixonada por Simon e embarca em diversas tomadas de atitudes com o grupo “dos assassinos” que tenta provar a inocência.
Além disso, Janae alimenta uma paixão secreta por ela na série. Isso não está presente nos livros.
Jake incentiva Simon com a ideia do suicídio
Apesar de no livro parecer que Simon queria de fato se matar e incriminar algumas pessoas antes, com o objetivo de “fazer história” e planejar como gostaria de levar algumas pessoas com a culpa pela sua morte, na série, é Jake quem estabelece um plano perverso de manipulações e transforma todo esquema em uma brincadeira e um espetáculo, visando a vingança, especialmente, da própria namorada pelo fato de tê-lo traído.
O desfecho
Todo o final é bem diferente. Nos livros acontece na casa de Janae, enquanto confessa a Addy que sabia dos planos de Simon em se matar, tendo Jake como um dos cúmplices. Enquanto na série, tudo acontece na casa de Jake, numa festa a fantasia. Sem contar que nesse meio tempo, Addy retoma o namoro com ele, o que nos livros não acontece.
Na série Jake é morto ao final, nos livros ele apenas é preso.
Impressões de Um de Nós Está Mentindo:
De forma geral, se percebe que o intuito da série “Um de Nós Está Mentindo” é trazer mais para a realidade dos jovens de hoje, com mais cara de tecnologia e redes sociais. No livro, as questões de ser quem é e se envergonhar da própria versão são elementos muito latentes. É perceptível o quanto se busca uma aceitação maior, especialmente quando se é mais jovem. A preocupação do que os outros pensarão e o quanto isso pode afetar a vida de cada um também é clara.
Na série, o mistério é o que mais se destaca. Com algumas questões sociais abordadas, mas de maneira não tão aprofundadas.
E para o acréscimo de quem não leu os livros: Nate e Bronwyn ficam juntos nas páginas finais, inclusive em um capítulo extra!
A finalização de “Um de Nós Está Mentindo” mostra que haverá uma segunda temporada. Enquanto não chega, se quiser saber o que acontece em seguida e matar um pouco da curiosidade, o livro “Um de Nós é o Próximo” é a obra que dá sequência a “Um de Nós Está Mentindo”.
Nos vemos na próxima temporada!