O jornal O Globo chega aos cem anos de história em 2025! Para celebrar essa trajetória centenária, foi lançado o livro “Um Século de Histórias – O Brasil e o mundo pelos olhos do maior jornal do país”. A obra integrou uma série de iniciativas comemorativas, que incluiu ainda uma nova antologia e uma exposição especial na Casa Roberto Marinho.

Um Século de Histórias – O Brasil e o mundo pelos olhos do maior jornal do país

Com curadoria da jornalista Míriam Leitão e prefácio assinado por Allan Gripp, atual diretor de Redação, o livro reúne textos de onze nomes importantes do jornalismo brasileiro. Entre os autores estão Merval Pereira, Bernardo Mello Franco, Ancelmo Gois e Cora Rónai. Cada um contribui com sua perspectiva sobre momentos da história do país, assim como revisita reportagens marcantes publicadas pelo jornal ao longo do último século.

Além de celebrar a memória da publicação, a obra também oferece uma leitura crítica e atualizada da própria história do Brasil. Por meio de temas como política, economia, cultura, meio ambiente, tecnologia e comportamento, os autores traçam um panorama das transformações que moldaram o país. Assim como mostram O Globo acompanhando essas mudanças de forma ativa.

Destaques da obra

Ao longo de suas 304 páginas, o livro revela não apenas os marcos da trajetória editorial de O Globo, mas também a evolução do jornalismo em si. As reportagens selecionadas dialogam com diferentes períodos históricos, refletindo as mudanças nas linguagens, nos formatos e nas tecnologias de produção de notícias.

A narrativa mostra como o jornal se adaptou às transformações da sociedade. Do rádio ao jornal digital, O Globo se posicionou frente aos desafios políticos e sociais de cada década para acompanhar a evolução na comunicação. Além disso, o livro destaca momentos de cobertura que se tornaram memoráveis.

Cada capítulo é assinado por um nome de destaque do jornalismo. Assim, os autores revisitam episódios marcantes e vividos em primeira mão ou resgatados de edições antigas.

Para o jornal O Globo, Alan Gripp destacou que Fizemos questão de compor esse mosaico com gente que mergulhou no acervo e trouxe reflexões únicas, criando uma obra que é, ao mesmo tempo, um exercício de autoconhecimento e um documento histórico acessível para todos os públicos, não só para jornalistas.”

Mais do que uma coletânea de textos históricos, a edição demonstra como os jornalistas que atuam no veículo têm contribuído para construir um jornalismo comprometido com a sociedade brasileira.

Por que ler Um Século de Histórias?

Soldados da FEB leem “0 GLOBO Expedicionário” durante a Segunda Guerra Mundial
Crédito: Agência O GLOBO

Como o próprio título do livro já indica, a leitura fará você mergulhar em um Brasil contado por quem esteve na linha de frente dos principais acontecimentos do país. O livro não só preserva a história do jornal O Globo, como também revela a história do país contada por brasileiros ao longo do tempo.

A leitura é indicada tanto para estudantes e profissionais da comunicação quanto para leitores que se interessam por história, política, cultura e jornalismo de qualidade. A obra mostra, com sensibilidade e precisão, como o olhar jornalístico evolui com o tempo, sem perder o compromisso com a verdade e a responsabilidade com o público.

Confira um trecho do prefácio do livro, por Allan Gripp:

“O jornal, fundado em 29 de julho de 1925 por Irineu Marinho, nasceu para mostrar que os números não são apenas números. E também que o carnaval não é apenas uma festa popular, que o Maracanã não é apenas um estádio de futebol, que o Rio de Janeiro não é apenas uma cidade, que a bossa-nova não é apenas um estilo musical e que o jornalismo não se limita a uma simples exposição de fatos”