Atualização traz mudanças no competitivo, mapas reformulados e nova coleção temática

A Riot Games divulgou novos detalhes sobre a atualização da Temporada 2026 // Ato 1 de Valorant, apresentando oficialmente os conteúdos que chegam com a nova fase do jogo. Entre os destaques estão a nova arma Bandit, o novo modo de jogo AR1S, ajustes no sistema de MMR e a Coleção Ayakashi.

Confira os principais anúncios.

Atualizações de mapas

O mapa Breeze passou por um rework, com destaque em ampliar a diversidade de Controladores e facilitar o controle de ângulos. Áreas abertas foram ajustadas e sendo reduzidas para evitar confrontos muito expostos, tornando os combates mais dinâmicos e estratégicos.

Com isso, o Breeze retorna à rotação de mapas do Competitivo. Para facilitar a adaptação dos jogadores ao novo cenário, as perdas de CR serão reduzidas em 50% nas duas primeiras semanas. Além disso, Haven e Corrode também receberam ajustes pontuais para tornar a penetração em paredes mais previsível e consistente.

Nova arma: Bandit

A Bandit é a nova arma do Valorant, ocupando um espaço estratégico entre a Ghost e a Sheriff. Sendo capaz de eliminar inimigos com um único tiro na cabeça quando estão utilizando Armadura Leve.

Segundo a equipe de desenvolvimento, a proposta é oferecer mais opções para rodadas de pistola e econômicas, trazendo novas possibilidades para o gerenciamento econômico das partidas.

Confronto com a Bandit mostra o impacto da nova arma nas rodadas econômicas do Valorant
Confronto com a Bandit mostra o impacto da nova arma nas rodadas econômicas do Valorant | Crédito: Riot Games / Divulgação

AR1S: novo modo de jogo

O AR1S (All Random, One Site) é o novo modo de jogo do Valorant, disponível por tempo limitado. No formato 5×5, os jogadores recebem um Agente aleatório a cada rodada, com habilidades no estilo MME, sistema de compras em tiers e orbes disputados no mapa.

As partidas acontecem em mapas condensados, com apenas um ponto de plant por rodada, com mais Ultimates em jogo e combinações raras de habilidades.

Coleção Ayakashi

A nova Coleção Ayakashi traz uma releitura moderna e sombria da mitologia japonesa. As armas apresentam chamas amaldiçoadas e um reflexo de espíritos atormentados que está dentro dela, com destaque para a máscara Kitsune, símbolo do limite entre dois mundos.

Pela primeira vez, será possível empunhar katanas duplas curtas e a coleção inclui as armas Phantom, a Ghost e a Kogitsune.

Comportamento dos jogadores

Em 2026, o Valorant passará a exigir a aceitação anual de um novo Pacto da Comunidade. A Riot também aprimorou seus sistemas para lidar com contas smurf, comunicações inadequadas e infrações graves.

Uma das novidades é a Situação Comportamental, que permitirá aos jogadores visualizar penalidades recebidas, riscos de punições e como seu comportamento tem impactado a experiência de outros jogadores. 

Mudanças no sistema de MMR

A Riot confirmou ajustes no cálculo do MMR oculto, com o objetivo de refletir melhor a habilidade individual de cada jogador. Para a maioria, o ranque deve se manter o mesmo, mas alguns jogadores podem notar mudanças.

De acordo com a empresa, a prioridade em 2026 é melhorar a consistência e o equilíbrio das partidas, garantindo que cada jogador seja colocado no lobby mais adequado ao seu nível de jogo.

Valorant está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (pela Epic Games).

Imagem de capa: Riot Games / Divulgação