Valorant Champions 2025 – Fase de Grupos – Dia 5

O quinto dia de Valorant Champions 2025 chegou e nele tivemos as duas primeiras winner’s match, e elas não decepcionaram. Vem conferir tudo o que rolou!

PaperRex x GiantX

A primeira partida do dia seria um encontro entre a grande favorita PaperRex e a surpresa do EMEA, o time da GiantX. Valendo uma vaga direto nos Playoffs para o vencedor da série, o jogo começou pegado. Para o primeiro mapa fomos para a eterna Ascent, mapa de escolha da equipe europeia. A primeira metade mostrou um jogo equilibrado de Valorant, com a Seed #1 do Pacífico trazendo uma atuação boa de modo geral, equilibrada entre seus players. Com esse começo sólido, mas equilibrado em relação à GX, a primeira metade seguiu as tendências e terminou 7-5 para a PRX no lado de defesa.

Depois do half, a história foi outra. Tivemos que assistir uma PaperRex com dificuldades para se adaptar em alguns momentos à defesa da GiantX. O lado do EMEA conseguiu tomar o controle do half depois do pistol ganho pelo time asiático, vencendo o eco e, com ara e westside carregando mais uma vez, fechando o lado em 8-4 e o mapa em 13-11. Apesar de bons esforços de players como something e f0rsaken (mais uma vez), os gigantes do Pacífico não conseguiram superar o 26/14 de ara e o 20/15 do westside.

champions 2025
Créditos: Divulgação VALORANT

Segundo mapa – Lotus

Indo, então, para o map pick da PaperRex, entramos no mapa da Lotus. Aqui, a primeira metade começou mais uma vez com vantagem de something e companhia, que tomaram esse mapa para eles durante o half de ataque da equipe. Com bons execs e bom trabalho de mapa no estilo “W game” que a gente conhece bem da PRX, a primeira metade acabou virando em um confortável 8-4 para eles.

Já na segunda metade, com a equipe da GiantX no ataque, tivemos um cenário parecido ao primeiro mapa, com o time europeu até ensaiando uma espécie de remontada. Flickless, westside e ara foram mais uma vez a força motriz por trás desse esforço, que viu seu time levar o pistol e tomar as rédeas do lado. Esse esforço funcionou, até certo ponto, enquanto a GiantX conseguia forçar a PaperRex a não impor seu jogo de avanço logo de cara. Isso até fez com que eles vencessem sua metade atacando por 7-5, mas não o mapa, que, com 23 kills de something, terminou no 13-10 para o Seed #1 do Pacífico.

Terceiro mapa – Sunset

E, apenas pela segunda vez até então no Champions 2025, tivemos um terceiro mapa, e foi mais uma vez em um jogo da GiantX. Entrando na Sunset, tínhamos a noção de que tudo poderia acontecer dentro do decider, aquele era o momento crucial para definir o primeiro time a avançar para os Playoffs do torneio e o primeiro time a ir para a repescagem. A partida começou com a PRX levando o pistol no lado de ataque e já colocando tinta na tela.

A primeira metade se desenrolou de maneira muito parecida com o começo dos outros dois mapas, equilibrada e com oportunidades para ambos os times. Logo de começo vimos um Jinggg, antes um pouco apagado, ascender ao protagonismo no decider, com a ajuda de um Sova muito bem jogado por something. Essa leve vantagem mecânica em relação ao time europeu fez com que, mais uma vez, a metade virasse 7-5 para a PaperRex.

Porém, a história foi diferente na segunda metade. Atacando, a GiantX deixou evidente um problema que já havia sido feito visível durante o primeiro half: a falta de agência de ara. Sem seu duelista estrela, o lado de ataque da GX sofria para fazer qualquer coisa conta a defesa pra frente do time do Pacífico. Com isso, a PaperRex acabou vencendo 5 rounds seguidos depois da virada de lados, permitindo apenas um único round para os europeus atacando: um clutch solitário do ara em um 1v4, que não adiantou de nada, já que a PRX fechou o mapa logo em seguida com um sonoro 13-6.

Esse 2-1 mostra como a PaperRex, apesar de ter sim fragilidades atreladas ao seu estilo de jogo, consegue triunfar mesmo quando uma equipe entendo como jogar contra eles. Além disso, claro, a GiantX sai da série com a cabeça erguida, tendo consigo confiança de sobra para enfrentar o vencedor de XLG x Sentinels na partida decider.

NRG x DRX

O segundo jogo do dia foi um encontro entre duas wildcards. Em algum ponto, ambas as equipes precisam provar o motivo de estarem aqui, e fizeram isso muito bem em suas primeiras partidas. Isso porque as duas venceram e classificaram-se para a winner’s match do Grupo C. A DRX, por exemplo, progredindo de uma vitória fantástica para cima da Liquid, vinha com tudo, e começou o seu mapa de escolha, a Haven, com tudo também. Demonstrando controle e entendimento total do mapa no lado de ataque, a equipe coreana, com bons rounds de MaKo e HYUNMIN (jogando de Waylay), dominou táticamente o primeiro half, fechando a metade em 8-4.

E na segunda metade, o amasso coreano foi confirmado: 5 rounds na sequência por parte da DRX firmaram a vitória de seu mapa de escolha por 13-4.

champions 2025
Créditos: Divulgação VALORANT

Segundo mapa – Corrode

Para o próximo mapa, então, fomos para a Corrode, map pick da NRG. Aqui começamos com uma dominação da DRX nos primeiros rounds do mapa. No lado de ataque, liderados por Flashback e BeYN, a DRX fez cinco rouds na sequência antes de ceder o primeiro. Apesar disso, a NRG conseguiu encostar e finalizar a metade perdendo apenas por dois rounds, com um 7-5 para a DRX no placar.

Então, na segunda, tivemos uma virada de chave por parte do time americano. A NRG tomou conta do lado de ataque para retomar o controle do seu mapa de escolha. Então, com as jogadas incríveis da Waylay de mada, que conseguiu 22 abates, e os controladores executados perfeitamente por s0m e skuba, a NRG conseguiu tirar a vantagem dos coreanos e levar a segunda metade por 8-4 no lado atacante. Por consequência, o time do Américas finalizou o mapa vencendo por 13-11.

Terceiro mapa – Lotus

Finalmente, o terceiro mapa, o decider: Lotus. Aqui tivemos quase uma réplica do que foi a Corrode, apenas mudando alguns personagens, talvez. De início, vimos uma DRX excepcionalmente dominante, que dessa vez conseguiu abrir SETE pontos consecutivos antes que a NRG fizesse seu primeiro round. Ademais, a primeira metade foi completada em um rápido 8-4 com vantagem para o time do Pacífico. Mais uma vez, as atuações de Flashback e BeYN se destacaram como diretamente responsáveis por esse domínio no início do jogo.

Porém, isso foi, mais uma vez, levado pelo vento. Com um jogo ABSURDO de brawk, que dominuou o mapa com a sua Vyse, o Seed #2 do Américas doutrinou a DRX. A NRG acabou levando o lado atacante embora e deixando com que a equipe sul-coreana pontuasse apenas 3 vezes depois da virada de lado. O brawk terminou a partida 28/15, seguido de seu companheiro mada, que ficou 19/22. O último mapa terminou 13-11 para a NRG.

Com esse 2-1, a NRG segue para os Playoffs direto, enquanto a DRX fica para enfrentar o vencedor de Team Liquid e EDG.

Próximos jogos

Amanhã (17) teremos mais VCT, com MIBR contra Fnatic e Team Heretics conta T1.

Te esperamos amanhã para mais Champions!

Créditos da capa: Divulgação VALORANT