Valter Hugo Mãe está de volta à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) na sua 23ª edição, depois de quatorze anos. O renomado escritor português vai participar da programação principal da Flip 2025, na Mesa extra: “Escritor de dois mundos”, que ocorre nesta sexta-feira (01), às 13h30, no auditório da matriz.

A conversa contará com a mediação do colunista da Folha de S.Paulo, Walter Porto, e pretende abordar o sucesso de suas obras no Brasil. Além disso, as figuras vão debater desdobramentos importantes para a carreira, como a adaptação cinematográfica de seu livro  “O Filho de Mil Homens”, que chega à Netflix ainda em 2025. O longa é dirigido por Daniel Rezende e conta com a participação de Rodrigo Santoro no papel principal. A história acompanha Crisóstomo, um solitário pescador que, aos 40 anos, tem o desejo de ser pai. Crisóstomo encontra Camilo, um menino órfão, e decide criá-lo como seu filho.

Aparições extras na festa literária

O evento, que começou na quarta-feira (30) e vai até domingo (3), também oferece a mesa “O Filho de Mil Homens – Do Livro à Tela” como parte de sua programação paralela. O debate vai acontecer no espaço Esquina piauí + Netflix, na sexta-feira (01), às 17h30. Mãe se junta ao diretor da adaptação de sua obra, Rezende e a líder de Filmes da Netflix Brasil, Higia Ikeda. Os participantes pretendem discutir o processo de adaptação do livro para as telas e comentar os principais temas abordados na obra, como a ideia de comunidade e de família.

Valter Hugo Mae palestrará na abertura do Flipoços 2025
Créditos: Reprodução

Quem é Valter Hugo Mãe?

Valter Hugo Mãe é autor de uma vasta obra literária, que inclui romances, poesia, contos e literatura infantojuvenil. Ele também é vencedor de importantes prêmios da literatura lusófona, como o Prêmio Oceanos e o Prêmio José Saramago. Seu romance mais recente é “Deus na Escuridão”, publicado em 2024 pela Biblioteca Azul, um selo da Globo Livros.