A pedagoga Vanessa Nascimento aborda temas sérios como a bulimia e a compulsão alimentar no livro “Todas as Vidas de Tati”. A protagonista é uma influenciadora de 14 anos, que é pressionada pela mãe a se encaixar nos padrões de beleza e ganhar visibilidade nas redes sociais. Por isso a garota encontra uma “estratégia” para perder peso de forma rápida: comer compulsivamente e depois vomitar tudo. A mãe dela negligencia totalmente o sofrimento da filha, em benefício da carreira da menina como influenciadora. Desse modo Tati está sozinha para lidar com seus problemas.
Uma reviravolta acontece quando Tati tem uma crise de pânico em rede nacional e é expulsa da escola por vandalismo. Após ir parar no hospital todos descobrem que ela desenvolveu bulimia. A mudança acontece quando ela vai passar as férias com a família materna no interior de Pernambuco, e longe da mãe (bem como das redes sociais), descobre felicidade em coisas simples, que ela ainda não sabia que eram tão boas.
Padrões da sociedade em “Todas as Vidas de Tati”
Em “Todas as Vidas de Tati” a autora traz vários temas delicados. Dentre eles, se destacam os distúrbios alimentares desenvolvidos por pessoas tão jovens e por isso, como os padrões de beleza impostos pelas redes sociais, têm afetado a saúde mental das pessoas, especialmente dos adolescentes que se tornaram influenciadores digitais. Essa cobrança tanto externa quanto da própria pessoa, afeta todas as áreas da vida pessoal e profissional.
A compulsão alimentar e a bulimia, assim como os demais distúrbios alimentares, são apenas algumas das consequências negativas que podem ocorrer. Para mostrar que é possível superar esse problema, a autora narra a melhora da personagem quando deixa as redes sociais e busca outras formas de felicidade. É importante ressaltar as redes sociais não são uma coisa ruim, mas infelizmente para algumas pessoas, se tornam um ambiente nocivo, como foi para a protagonista.
Sobre a Autora
Leia também: Setembro Amarelo: 5 séries para aprender sobre saúde mental
Vanessa Nascimento nasceu em São Paulo, mas já viveu em várias lugares. Formada em pedagogia foi professora de crianças e adolescentes, utilizando sobretudo a literatura como sua ferramenta de ensino. Hoje ela é escritora, roteirista e atriz. Suas obras sempre contam a história de meninas que buscam se encaixar em um mundo que cobra que elas sejam perfeitas.
Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna de Souza