A Etapa 1 de VCT Américas começou na sexta (21/03), onde 12 equipes estão disputando o sonho de chegar ao VALORANT Champions Paris. Durante a primeira semana da fase de grupos, tivemos partidas incríveis com surpresas, reviravoltas e a vitória de um time brasileiro. Com isso, a Clould9, Krü, G2, MIBR e EG conquistaram a primeira vitória.

Cloud9 2 x 1 NRG Sports1

A série começou com o mapa lótus e foi emocionante. A NRG Sports utilizou bem suas habilidades, abrindo o placar de 7x 1. A C₉ parecia perdida e falta de sintonia dentro da equipe, mas conseguiu recuperar, perdendo de apenas 7 x 5. Porém, a NRG manteve um bom ataque e garantiu a vitória de 13 x 6.

Passando para o mapa Fracture, a Cloud9 voltou mais forte e dominou bem a defesa, emplacando 8 a 4 contra seu adversário. A equipe ganhou ainda mais confiança após vencer o pistol e encerrou a partida por 13 a 5. A decisão final foi na Pearl, com a equipe americana determinada a levar esta partida.

Diante de uma disputa acirrada, C9 se manteve bem na defesa ao abrir o placar de 9 x 3. Após alguns momentos tensos, a equipe soube ter tranquilidade e usar as skills necessárias para pontuar os rounds e vencer por 13 a 9.

C9
Reprodução

KRÜ 2 x 1 LOUD

A segunda disputa do dia também começou com o mapa Fracture. Numa reviravolta impressionante, a LOUD foi arrasada em sua estreia. Na defesa, a equipe brasileira começou massacrando sua adversária, sem ter chances de pontuar, ao abrir o placar de 11 a 0. Porém, não conseguiu garantir a perfeição e finalizou o mapa com 13 a 3.

Já no mapa Haven, a KRÜ pareceu dominar bem as áreas. A LOUD voltou praticamente irreconhecível, não conseguindo se adaptar ou manter seu lado ofensivo. Com isso, os chilenos viram a oportunidade para disparar no marcador, quase não dando espaço para o time brasileiro marcar ao finalizar a partida com 13 a 2.

A decisão foi tomada na Split. A LOUD começou forte como atacante. Porém, em alguns momentos pareciam entregar a vitória do round aos chilenos que estavam vencendo por 8 a 4. A equipe brasileira não conseguiu se encaixar na defesa ou manter a agressividade que apresentou no início da disputa, perdendo de 13 a 10 para a KRÜ.

KRÜ Esports
Reprodução

FURIA estreia feroz, mas perde

Chegando no segundo dia, a grande favorita G2 Esports escolheu iniciar a partida no mapa Lotus. Com isso, tivemos a estreia de FURIA, segunda equipe brasileira da competição. A equipe da pantera começou bem ao lado do atacante, surpreendendo o adversário ao disparar no placar, abrindo de 8 a 0. Entretanto, a FURIA vacilou na defesa e seu adversário aproveitou a oportunidade para virar o jogo. Ao final, a G2 levou a melhor e venceu por 13 a 10.

Em seguida, a disputa foi na Ascent. FURIA apresentou um bom começo, porém não foi suficiente para parar a 2G. O adversário conseguiu virar, marcando um placar de 8 x 4. Na segunda metade, a equipe brasileira apresentou uma boa recuperação, mas não foi suficiente. Os estadunidenses garantiram a vitória por 13 a 7.

G2 Esports
Reprodução

MIBR conquista a 1ª vitória brasileira

Numa partida emocionante, as duas equipes entregam um jogo intenso e disputadíssimo. Diante disso, o time brasileiro estreia contra a equipe argentina Leviatán. Diante disso, MIBR domina as áreas do mapa Split, ao iniciar no ataque ao abrir a rodada por 4 a 1. Os hermanos buscaram por um empate. Porém, o time brasileiro não deixou o adversário reagir e finalizou a jogada por 13 a 7.

Por escolha do MIBR, a 2ª rodada começou no mapa Icebox. Seu adversário veio mais agressivo, tirando o pistol e o econômico se jogada. Porém, o time brasileiro não deu chances para os argentinos, utilizando de suas habilidades táticas para levar este jogo numa vitória por 13 a 8.

MIBR
Reprodução

LEIA MAIS: VCT Américas 2025 | Entrevista com Cortezia do MIBR

2GAME PERDE PARA EG

No 3º dia de competição, a equipe brasileira 2GAME decidiu começar no mapa Haven. Na defesa, os garotos sofreram com a first kills. Na metade, estavam perdendo de 8 a 2, mas conseguiram alcançar o empate com 11 a 11. Infelizmente, a 2G cometeu alguns deslizes em rounds decisivos que custaram a conquista do mapa e perderam de 13 a 11.

Já no Lotus, a 2GAME conseguiu se recuperar e tornar a disputa mais complicada para seu adversário, que estava perdendo de 7 a 5. Entretanto, a equipe brasileira se perdeu na defesa e sofreu em rounds complicados. A EG aproveitou a oportunidade para levar a vitória por 13 a 8.

2GAME
Reprodução

Em suma, as equipes brasileiras que perderam a primeira rodada ainda têm chances de recuperar a pontuação. Dependendo dos próximos resultados, elas podem avançar para as classificatórias.

Transmissão do VCT Américas 2025

A segunda rodada do Campeonato de Valorant começa em 28 de março (sexta). O torneio, organizado pela Riot Games, está ocorrendo em Los Angeles, nos Estados Unidos. Por fim, você pode acompanhar a transmissão pelo canal oficial do torneio no YouTube.