A primeira fase do VCT Américas está quase no fim, FURIA deu adeus ao playoffs e a EG segue firme na terceira colocação. As duas equipes tiveram jogos com três mapas, e brigaram até o último segundo para adquirir a classificação.

No VCT Américas tudo pode acontecer, FURIA ainda poderia brigar pela classificação na última rodada, se a EG não tivesse vencido a NRG. Sendo assim, as duas equipes torciam uma contra a outra para ter chances de chegar na próxima fase e a equipe norte-americana deu mais sorte.

FURIA x Cloud9

As duas equipes estavam em cenários diferentes, enquanto a Cloud9 estava com três vitórias e uma derrota. A FURIA contava com três derrotas seguidas, e sem chances de melhora. Contudo, tudo poderia mudar nessa partida e o primeiro passo para os brasileiros era vencer a equipe de “xeppaa”. Os mapas escolhidos foram: Ascent, Lotus e Bind.

Com a necessidade de vencer, a FURIA foi pra cima dos adversários e dominou o mapa por completo. A equipe brasileira aplicou 12×0 na primeira metade, e não teve riscos durante a Ascent. Sendo assim, só administrou a segunda metade e precisou somente do round bônus para fechar o mapa em 13×2. O destaque foi “khalil” com 16 kills e 1.47 de rating.

Desse modo, o mapa da Lotus foi muito disputado até o sexto round e as equipes empatavam em 3×3. Com isso, a Cloud9, que precisava empatar a partida, fez seis rounds seguidos e ficou na frente com 9×3. E dominou também o lado de ataque, vencendo os quatro primeiros rounds da segunda metade e empatando a partida. O mapa da Lotus terminou 13×3 com destaque para “runi” com 17 kills e 1.59 de rating.

Nesse sentido, o mapa da Bind foi bastante disputado pelas duas equipes. FURIA e Cloud9 precisavam da primeira metade para se tranquilizar na partida, e os norte-americanos conseguiram a vantagem. Na virada de lados ficou 8×4 para a Cloud9 e conseguiram se aproximar da vitória após vencer o pistol e forçado. Os brasileiros até se aproximaram do placar quando estava 11×8 para a Cloud9. Entretanto, os norte-americanos venceram os rounds que faltavam e eliminaram a FURIA. O destaque do mapa foi “oxy” com 27 kills e 1.64 de rating.

VCT Américas - Cloud9 por Robert Paul/Riot Games
Foto: VCT Américas – Cloud9 por Robert Paul/Riot Games

Evil Geniuses x NRG Esports

Desse modo, a segunda partida também foi um grande jogo. Com as duas equipes também precisando do resultado, EG queria continuar na zona de classificação e buscar sua segunda vitória. A NRG precisava vencer para se manter a frente da G2 e encostar na Cloud9 e na KRÜ. Com isso, as escolhas de mapas foram definidas com Ascent, Lotus e Sunset.

Nesse sentido, esperava-se uma Ascent muito disputada pelas duas equipes. Contudo, não foi o que assistimos, a EG dominou a primeira metade e saiu com vantagem de 10×2 em cima da NRG. Sendo assim, a equipe de “demon1” precisava se encontrar no mapa e começou bem o segundo lado, e fez mais quatro rounds. Porém, a Evil Geniuses fez os próximos três rounds e liquidou o mapa por 13×6. O destaque foi “jawgemo” com 23 kills e 1.80 de rating.

Dessa forma, a Lotus foi completamente diferente. As duas equipes brigando minuto a minuto para não deixar o adversário ficar com a vantagem, com isso, a primeira metade foi 6×6. Logo em seguida, a EG até fez os três primeiros rounds, mas a NRG empatou e virou a partida para 11×10. Entretanto, ninguém queria perder e os times levaram para a prorrogação. Sendo assim, depois de duas vantagens para o lado da EG, a NRG conseguiu ficar na frente e venceu o mapa por 16×14. O destaque foi “victor” com 30 kills e 1.33 de rating.

Em seguida, tivemos o mapa da Sunset e quando parecia que a NRG dominaria a primeira metade após quatro rounds em sequência. A Evil Geniuses ganhou sete rounds seguidos, e ficou com a vantagem na virada de lados por 7×5. Com isso, na segunda metade tivemos rounds muito brigados e as equipes não deixando a vantagem aumentar. Então, quando chegamos no 11×11 todos esperavam mais uma prorrogação, mas nesse instante a EG conseguiu vencer os últimos rounds e a partida. Sendo assim, o destaque do mapa foi “derrek” com 20 kills e 1.32 de rating.

VCT Américas - EG por Colin Young-Wolff/Riot Games
Foto: VCT Américas – EG por Colin Young-Wolff/Riot Games

VCT Américas – FURIA e EG

As duas equipes estão no mesmo grupo, mas em situações completamente diferentes. A FURIA não pode mais alcançar ninguém, e busca a vitória na próxima sexta-feira, dia 3, para não ficar em último do grupo Omega. Por outro lado, a Evil Geniuses disputou todas as suas partidas e torce para a LOUD não vencer a G2 ou que a 100Thieves perca seus próximos dois jogos.