Beto Pandiani, velejador e escritor, lança o livro Nas Terras do Vento, voltado para o público de 11 a 16 anos. O enredo narra a história de Espaguete, um garoto vereador, e seu cachorro, Picolé, que embarcam em uma aventura na Patagônia. Durante essa jornada, eles enfrentam a dura realidade do plástico e seus impactos no oceano.

Com 204 páginas, o livro tem como objetivo educar crianças e adolescentes sobre a importância da conscientização e sustentabilidade. O enredo se inspira em uma experiência pessoal de Beto Pandiani durante sua expedição pela Rota Austral, que liga o Chile à Patagônia. O livro conta ainda com ilustrações de Olavo Costa, que enriquecem a narrativa.

O principal objetivo do autor é alertar sobre a poluição marinha. Segundo ele, “hoje, devido ao microplástico, cada um de nós acaba consumindo, sem perceber, o equivalente a um cartão de crédito em plástico por mês”.

Além do livro

Embora esteja lançando apenas a versão impressa, o projeto vai além. No próximo ano, será disponibilizada uma nova edição da obra com 50 QR codes, permitindo que os leitores acessem conteúdos sobre biologia, história, geografia e empreendedorismo, ampliando assim seu conhecimento.

A nova edição contará ainda com uma sobrecapa que apresentará um infográfico sobre o descarte incorreto de plástico no planeta e orientações sobre como realizar esse processo de maneira adequada. Além disso, a Tocha Filmes transformará o projeto em conteúdo digital, ampliando ainda mais seu alcance e impacto.