“Dança Sueca”, romance da escritora e doutora em comunicação Vera Saad, traz uma narrativa que explora as relações humanas e revela segredos, alternando vozes, temas e perspectivas.
A história parte de um encontro casual entre duas pessoas, que ao revelarem seus segredos, transformam a vida de todos ao redor, inclusive do narrador. O narrador, protagonista, é uma voz sem gênero definido, que conduz a narrativa em meio a memórias familiares, tensões sociais, assim como a obra do compositor Max Bruch. É justamente a obra do autor que inspira o título da obra.
“Dança Sueca” se divide em três partes: Dueto, Ciranda e Quadrilha. Desse modo, o livro é construído como uma dança narrativa. Cada parte reforça a ideia de movimento, trazendo todo o simbolismo da música. Assim, em “Dança Sueca” ninguém dança só, personagens se ligam mutuamente em laços de afeto e dor.
Para Vera Saad, a obra explora personagens complexos que escapam não apenas de rótulos, mas também de papéis fixos: “Em ‘Dança Sueca’, encontrei meu estilo literário, ainda tímido, em meus outros livros. Foi um processo que me ajudou a me entender melhor e a compreender minha própria família”, afirma a autora.
Na história, a música clássica funciona como metáfora para a vida das personagens. Dessa forma, no cenário da trama, dor, beleza e afeto coexistem. “Sempre me encantou como a música pode atravessar gerações, famílias e até preconceitos. No livro, ela aparece como uma força capaz de unir e também de expor feridas”, diz Vera Saad.
Leia também: Edição ampliada de “Noite” será lançada em novembro
Sobre a autora
Vera Saad é escritora e doutora em comunicação. Nasceu em Ourinhos (SP) e vive em São Paulo. Sua carreira literária começou em 1997, quando venceu o concurso de contos Sesc On-line. É autora dos livros “Mind the gap” (2011), “Telefone sem Fio” (2014) e “A Face mais doce do Azar” (2023).
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.