Viagem no tempo é um tema muito extenso e de grande valorização, principalmente na literatura. De ficção científica à romance, o tema é palco para histórias que, mesmo com a mesma receita, cativam uma enorme legião de fãs e escritores. A construção é simples: personagens vão para o passado ou para o futuro, por conta de estopim, modificando-os e alterando-os, enquanto tentam retornar para sua própria linha do tempo.

A narrativa da viagem no tempo na literatura é, ao contrário do que se pensa, mais antiga do que os primeiros estudos sobre o tema, datando 1887. Ou seja, antes de existir produções acadêmicas sobre viagem e multiversos, autores já produziam suas hipóteses sobre o tema – algo que permanece até os dias atuais.

Além disso, uma das vantagens de produzir essas histórias é a possibilidade de inovar no gênero, sem modificar o padrão. Dessa forma, para identificar se o livro possui uma boa qualidade na hora de revelar sua história, é importante identificar cinco características principais. 1. Qual é o tipo de viagem no tempo? 2. Quando a história acontece? 3. Como o personagem chega à linha do tempo alternativa? 4. A história de fundo é consistente com o período escolhido? 5. Por fim, a narrativa é consistente e bem construída?

Se você quer ser transportado para outra época, esta lista de quatro indicações é tudo o que você estava procurando.

Perdida: Um amor que ultrapassa barreiras – Carina Rissi (2013)

Publicado em 2013, ‘Perdida‘ é o primeiro livro de seis da série best-seller de Carina Rissi. A história acompanha Sofia que, após comprar um celular novo, viaja misteriosamente para o século 19 sem ter ideia de como voltar para casa – ou se isso sequer é possível. Acolhida pela família Clarke, Sofia busca desesperadamente retornar à sua época e fugir de algo que ela tem receio: o romance. Com a ajuda de Ian, o galã da história, a menina tenta desvendar o mistério e voltar para casa. Entretanto, por mais que deseje ir embora, seu coração escolheu outro lugar.

Os três primeiros livros da saga ‘Perdida‘, ‘Desencontrada‘ e ‘Destinado’ trazem a história de Sofia e Ian, sendo os dois primeiros continuações e o terceiro um POV (point of view) de Ian Clarke. Além disso, a terceira trilogia traz as histórias de Elisa Clarke, Valentina de Albuquerque e das filhas de Sofia e Ian, Marina e Ana Laura. A obra teve seus direitos cinematográficos adquiridos pela Disney+ e será estrelado por Giovanna Grigio.

Chronos: viajantes do Tempo – Rysa Walker (2017)

Após descobrir que sua avó é uma viajante do tempo presa no presente por conta de um acidente, Kate encontra-se em uma situação preocupante: por conta de um acidente, seus pais desaparecem e ela é a próxima da lista. Assim, aceitando uma missão de voltar no tempo para evitar um homicídio que é a chave principal para consertar a linha temporal e recuperar seus pais. Porém, assim como todas as missões, essa pode custar a sua vida. Misturando viagem no tempo, mistério, assassinatos e culto religioso, o primeiro livro da trilogia é ótimo para quem quer se aventurar no universo de ficção sem abrir mão de uma escrita simples.

A Cruz de Morrigan – Nora Roberts (2011)

O primeiro volume da ‘Trilogia do Círculo‘, é uma fantasia romântica que mistura vampiros, bruxas, magos, princesas e demônios em uma batalha que ultrapassa as linhas temporais. A história acompanha os irmãos gêmeos, Hoyt e Cian, após um deles ter sido mordido pela rainha dos vampiros, Lilith. Após o anúncio de uma batalha, Hoyt conta com a ajuda da deusa Morrigan para viajar no tempo e conseguir reunir ‘O Circulo’, um grupo de pessoas recrutadas pela deusa por conta de suas habilidades. Entretanto, é importante salientar que, mesmo sendo um livro fantástico, a escritora mistura bem os elementos mágicos e reais.

A Cruz de Morrigan‘ é o principal exemplo de “não julgar um livro por sua capa”. Apesar de ser lançado há mais de 10 anos, o livro tem lugar cativo para aqueles que querem fugir do convencional de fantasia e de viagem no tempo. Apesar de não existir mais cópias físicas novas – visto que o livro parou de ser publicado – ele está disponível gratuitamente no ‘Kindle Unlimited‘.

Última Parada – Casey McQuiston (2021)

Imagina conhecer o amor da sua vida no metrô e descobrir que, na verdade, ela pertence aos anos 1970? Pois bem, isso é o que aconteceu com August Landry. Logo após se mudar para Nova Iorque, ela encontra uma vida bem diferente daquela que vivia ao lado de sua mãe. Um dia, no vagão do metrô, ela conhece Jane, e depois de um tempo as duas começam a se envolver. Agora, August fará de tudo para conseguir ajudá-la, mas, para isso, precisará enfrentar seu próprio passado e as dificuldades de se apaixonar.

Assim como ‘Vermelho, Branco e Sangue Azul’, o livro é um romance tranquilo para ser lido em uma tarde. Com personagens reais, uma trama fechada e viagem no tempo, a história é um prato cheio para aqueles que procuram algo novo mas clichê ao mesmo tempo.