O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) irá apresentar a trilogia Viagens Extraordinárias, do autor Júlio Verne, encenada pela primeira vez em Belo Horizonte entre os dias 15 de julho a 8 de agosto. A peça é da premiada Cia. Solas de Vento (SP) e tem feito bastante sucesso.

As apresentações são baseadas nos livros A Volta ao Mundo em 80 Dias, Viagem ao Centro da Terra e 20.000 léguas submarinas e encenadas com livre adaptação da Cia. Solas de Vento. Assim, as montagens encantam o público infantil e conquistam o público com o universo fantástico do autor Júlio Verne.

Júlio Verne foi um autor francês de ficção científica e fantasia conhecido por suas obras futuristas com invenções tecnológicas além de seu tempo. Seus livros mais famosos, publicados entre os anos 1864 e 1872, encontram-se traduzidos até os dias de hoje. Além disso, o autor possui mais de 40 livros publicados e tem marcado diversas gerações de leitores.

Sobre os espetáculos

A princípio, A Volta ao Mundo em 80 Dias inicia as apresentações e será dos dias 15 a 25 de julho. Como num jogo de Tangram, os atores manipulam as peças para construir cenários, barcos e trens, e assim conseguem dar vida a encenação.

A obra conta a extraordinária aventura de Mr. Fog, um lorde apaixonado por geografia e Passepartout, seu fiel criado francês. Tudo começa quando Mr. Fog descobre que, segundo seus cálculos, eles seriam capazes de dar uma volta completa pelo mundo em 80 dias. É dada a partida para uma grande viagem repleta de peripécias. Mas eles não contam com a presença do misterioso Mr. Fix, o vilão da viagem, que surge de forma inusitada para atrapalhar a dupla. Atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos, os dois aventureiros correm contra o tempo e contra as armadilhas provocadas por Mr. Fix.

Viagens extraordinárias
Fotos: Divulgação

Em seguida, Viagem ao Centro da Terra será dos dias 29 de julho a 1º de agosto. Sendo a obra mais conhecida do escritor, os atores proporcionam a transformação constante do cenário e incentivam o público a usar a imaginação. Uma história muito divertida que mostra superação e coragem, uma viagem inesquecível.

A obra conta a história do jovem Axel e seu tio Otto Lindenbrock, um geólogo apaixonado pelos mistérios do planeta, descobrem um caminho que os levará até o Centro da Terra. Apesar do medo, Axel é promovido a assistente e acompanha o seu tio nessa aventura. A dupla é auxiliada por Hans, um engraçado guia islandês, que os protege dos perigos do mundo subterrâneo. Tempestades, florestas, dinossauros, erupções e outros obstáculos fazem parte dos desafios e descobertas que transformarão para sempre a vida destes aventureiros.

Fotos: Divulgação

Portanto, 20.000 Léguas Submarinas finaliza as apresentações e será dos dias 5 a 8 de agosto. O espetáculo vai mostrar as profundezas do oceano e sua cenografia foi elaborada para receber e jogar com as projeções de vídeo. A ideia é colocar o corpo de cada ator como principal elemento cenográfico descrevendo a especialidade ao seu redor.

Um misterioso veículo subaquático. Uma tripulação cheia de segredos. Um monstro assombrando os oceanos. Três tripulantes que acabaram de chegar. E você, já entrou em um submarino? O palco será o oceano; as cortinas, as paredes do submarino. Poltronas e corredores viram cabines enquanto varas de luz fazem as vezes do equipamento de mergulho. Nesta aventura, atores são os tripulantes e o público; os passageiros.

Sendo assim, a peça de teatro Viagens Extraordinárias promete encantar o público infantil. Assim, as montagens teatrais irão levar o espectador a embarcar numa nova aventura.