O filme Vidas Passadas (Past Lives) é um dos indicados à categoria de Melhor Filme no Oscar, a produção também concorre com a categoria Melhor Roteiro, com Celine Song. Além disso, Vidas Passadas concorreu a 5 categorias no Globo de Ouro, ao qual infelizmente não levou nenhuma estatueta para casa. 

O filme é ambientado na Coreia do Sul e Estados Unidos, possuindo cenas nas duas línguas, embora a predominância seja em coreano. A produção explora temas como o amor na infância, a imigração e o impacto que ela tem na vida dos envolvidos. Além disso, aborda o significado do termo coreano “in-yun”.

A direção e o roteiro é de Celine Song, cineasta sul-coreana, sendo assim o primeiro filme dirigido pela mesma. Estrelam a produção Greta Lee (“The Morning Show” e “Boneca Russa”), Teo Yoo (“Love to Hate You” e “Money Game”) e John Magaro (“First Cow – A Primeira Vaca do Mundo” e “Crisis in Six Scenes”).

vidas passadas infancia
Cena de Vidas Passadas. | Imagem: Divulgação

Celine Song

Vidas Passadas é vagamente baseada em histórias da própria diretora. Celine Song é uma cineasta, dramaturga e roteirista sul-coreana-canadense. Song nasceu na Coreia do Sul e mudou-se para a América do Norte quando tinha 12 anos, a cineasta tem como grande inspiração seu pai, Song Neung-han, que também segue a profissão no mundo do cinema. 

Além disso, Celine estudou na Queen’s University em Ontário para obter seu diploma de graduação, como também estudou psicologia antes de receber seu mestrado em dramaturgia em 2014.  A sua estreia na direção do cinema lhe garantiu duas indicações ao Oscar. 

Greta Lee e Teo Yoo

Ao decorrer do longa, duas línguas são faladas (inglês e coreano), com isso, o personagem Hae Sung tem um sotaque muito presente na produção e seu inglês não é perfeito. No entanto, o ator que o interpreta, Teo Yoo, fala inglês fluentemente e mais outros três idiomas. Um ator que se entregou para o papel com maestria. 

A diretora Celine Song apontou que foi necessário manter os atores Greta Lee e Teo Yoo separados durante a gravação, tudo isso para que a cena do reencontro entre os protagonistas fosse a mais verdadeira e pura possível. 

Algumas das cenas do filme acontecem no bairro East Village, em Nova Iorque, lugar onde Greta Lee e Teo Yoo moraram por anos. Deixando assim as cenas mais naturais. 

vidas passadas cena do bar
Imagem: Divulgação