Indicado ao Oscar, Vidas Passadas – longa-metragem de estreia de Celine Song – é uma brutal história sobre um amor que poderia ter sido. A produção gira em torno do romance de infância entre Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo). Eles eram colegas de classe em uma escola primária em Seul. Entretanto, essa amizade termina abruptamente quando a família de Nora muda-se para o Canadá.
Doze anos depois, Nora virou uma estudante de dramaturgia em Nova York, e percebeu que Hae Sung está procurando por ela nas redes sociais. Dessa forma, eles se conectam on-line, e começam a falar com frequência, pensando até em um reencontro. Entretanto, mais anos se passam antes que eles finalmente se encontrassem em alguns dias fatídicos durante sua visita a Nova York. Embora suas vidas tenham mudado dramaticamente, eles permanecem ligados por uma conexão melancólica.
Se você amou a história e ainda não superou o final, dá uma olhadinha nesta lista que preparamos de filmes parecidos com Vidas Passadas.
Trilogia Before
“Não se pode substituir ninguém, porque todo mundo é uma soma de pequenos e belos detalhes”. Composto por três filmes – Antes do Amanhecer (1995), Antes do Pôr-do-Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013) – a trilogia Before ganhou status de clássico. Na história, acompanhamos o jovem americano Jesse (Ethan Hawke) e a francesa Celine (Julie Delpy). Após se conhecerem em um trem na Europa, os dois logo começam a conversar e criam uma conexão inexplicável.
Assim, é impossível assistir Vidas Passadas e não lembrar da obra do diretor Richard Linklater.
Amor à Flor da Pele (2000)
Nesse romance impossível, dois vizinhos (Tony Leung Chiu-wai e Maggie Cheung) descobrem que seus respectivos cônjuges estão tendo um caso. Enquanto tentam imaginar como tudo começou, eles passam a desenvolver sentimentos complicados um pelo outro. Contudo, apesar dos sentimentos, eles se esforçam para não fazer o mesmo que os parceiros.
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)
Citado no longa de Celine Song, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças é um romance melancólico. Nele, acompanhamos Joel (Jim Carrey) um homem solitário que, por mais que tente, não consegue esquecer Clementine (Kate Winslet). Assim, ambos os filmes tratam de sentimentos como arrependimento de uma forma diferente.
CasaBlanca (1942)
“Nós sempre teremos Paris”. Clássico no cinema, em Casablanca dois ex-amantes que estavam perdidamente apaixonados se reencontram em Marrocos. A partir desse encontro, Ilsa Lund (Ingrid Bergman) e Rick Blaine (Humphrey Bogart) têm que tomar decisões importantes.
Retrato de Uma Jovem em Chamas (2020)
Assim como Vidas Passadas, Retrato de Uma Jovem em Chamas trata de um amor impossível. Nele, Marianne (Noémie Merlant) fica encarregada de pintar o retrato de uma jovem (Adèle Haenel) que está prestes a se casar. No entanto, a pintora acaba se envolvendo na vida de Adèle mais do que esperava. Apesar de seguirem por caminhos diferentes, a conexão entre as duas se mantém.
Cha Cha Real Smooth – O Próximo Passo (2022)
Andrew (Cooper Raiff) é um recém-graduado que não sabe o que fazer da vida em Cha Cha Real Smooth. É nesse momento de dúvidas e recomeços que ele conhece Domino (Dakota Johnson), uma mãe que mora sozinha com a filha. Com o tempo, sentimentos afloram, mostrando que nem sempre as coisas acontecem como esperamos.