A princípio sabemos que videogames são uma distração e divertimento. Ou seja, para mim os jogos eletrônicos são um entretenimento. Mas para crianças com câncer o videogame e um auxílio no enfrentamento do período de hospitalização para tratamento de câncer.

4 de fevereiro e o Dia Mundial do Câncer.

Quando você adquire mais informações sobre a doença, fica mais fácil sua prevenção, para um diagnóstico precoce e assim aumentar as probabilidades de vida diante esta e outras doenças.

Mas como os videogames podem ter este papel?

‘Estudos de neuroimagem tem demonstrado o papel do sistema recompensa (o mesmo que é ativado quando sentimos uma sensação prazerosa após executar uma determinada tarefa ou utilizar algumas substâncias específicas) na resiliência e no empoderamento de pacientes, e o videogame pode se constituir importante estratégia para atingir este objetivo em crianças com câncer ou outras doenças crônicas.’

Fonte: www.deviante.com.br

O uso do videogame não e apenas de forma curativa, mas também ajuda a passar o tempo no período de permanência no hospital. Em outras palavras a distração uma das principais estratégias de enfrentamento da hospitalização, utilizada por pacientes com câncer infantojuvenil.

E com isto gostaria de sugerir o documentário “La Quimio Jugando se Pasa Volando”.

O uso desta terapia alternativa fez com que as crianças necessitassem de menos doses de morfina ao passar pelos efeitos da quimioterapia.

E a um jogo de videogame que pode sensibilizar as pessoas a unirem esforços na conscientização da doença.

That Dragon, Cancer

That Dragon, Cancer. E um jogo narrativo que reconta a luta de 4 anos de Joel Green contra o câncer. Se deixe ficar imersivo numa jogabilidade poética e imaginativa que explora temas de fé, esperança e amor.

‘Um casal que perdeu um filho de cinco anos para o câncer projetou um jogo chamado That Dragon, Cancer, que reflete o drama que enfrentou e ao mesmo tempo ajudou-os a lidar com a perda.’

Fonte: www.bbc.com

Quer saber uma breve curiosidade no mundo dos games? Acesse: geekpopnews.com.br