Em entrevista exclusiva ao GeekPop News, a autora brasileira Vivy Corral conversou sobre o impacto das redes sociais no mercado editorial atual
Atualmente, é comum os leitores recorrerem às redes sociais para buscar por indicações de livros. O TikTok é a plataforma digital que mais se destaca nesse aspecto, já que os usuários podem conferir milhares de vídeos através de uma única hashtag: BookTok.
Dessa forma, a comunidade literária reinventou sua forma de descobrir novas leituras ao redor do mundo. Assim como também afetou a maneira que os autores divulgam suas novas obras. Nesse cenário, o gênero de comédia romântica ganhou novo fôlego, além de ser impulsionado por tendências – como o enemies to lovers – que se tornaram populares.
A Vivy Corral é um exemplo de como os escritores estão dialogando com os seus leitores pelas redes sociais. A autora brasileira acaba de lançar seu novo livro “Amor Come Espaguete”. A obra mistura humor e romance em seu enredo para contar a história de Ottavia Ravelli, uma criadora de conteúdo, que encontra o amor de forma inesperada em uma viagem para a Itália.
Para Vivy Corral, o BookTok também é uma forma de democratizar a literatura
O espaço digital – em comunidades como o BookTok, por exemplo – abriu portas para que autores independentes divulgassem suas obras. Além de criar uma conexão mais íntima com seus leitores a partir da forma como os livros são indicado, como Vivy Corral ressalta:
“Quando você coloca mais emoção – em um marketing mais humanizado – é possível que as pessoas confiem mais na opinião, […] É uma maneira de você conseguir encontrar o público falando a linguagem dele. E eu prefiro esse tipo de comunicação.”
A autora ainda destaca que é um “espaço novo, que antes os autores não tinham”. Dessa forma, a comunidade literária consegue se manter ativa e em constante interação. Agora, os leitores não só trocam experiências entre si, mas também participam de nichos literários com o próprio autor contemporâneo.
“O BookTok está aí para quem começou agora. Começar nunca é fácil, e esse é um canal de divulgação que alcança muitas pessoas. É como se você conseguisse colocar seu livro em um comercial de novela.”
Foi nesse contexto que surgiu “O Amor Come Espaguete.”, novo romance de Vivy Corral que aposta em uma leitura imersiva e empolgante pela Itália. Além de revelar o que está por trás da rotina de criadores de conteúdo.
Comédia romântica explora os bastidores da internet e tem influência de Jane Austen

No novo livro de Vivy Corral, a trama acompanha Ottavia Ravelli, social media responsável por gerenciar a imagem digital do streamer Dante Reyes. A rotina da personagem muda completamente quando ela precisa viajar para a Itália ao lado de Dominic, o irmão gêmeo de Dante e CEO da empresa da família.
Leia também: Vivy Corral aposta no enemies to lovers em novo romance
Durante a viagem, os dois são obrigados a sustentar uma farsa: Dominic passa a se passar pelo irmão para evitar que a carreira de Dante seja prejudicada após uma aposta perdida em uma transmissão ao vivo. Enquanto tentam controlar a crise, Ottavia se depara com segredos da família Reyes e precisa conviver de perto com Dominic, com quem mantém uma relação marcada por conflitos do passado.
“O primeiro conflito vem por ele ser controlador, enquanto Ottavia gosta da liberdade. Já o segundo, que explico logo nos capítulos iniciais, é que Dominic falou algo que magoou ela durante a faculdade.”
Ao apostar no clássico trope enemies to lovers, “O Amor Come Espaguete” combina romance, humor e cenários italianos. Dessa forma, cria uma atmosfera envolvente sem abrir mão do tom leve característico da comédia romântica. Além disso, Vivy Corral também conta que sua obra teve influência de Jane Austen:
“Todos os livros da Jane Austen são fofocas literárias! […] Quando eu comecei a escrever pensei “Gente! Que fofoca é essa que to’ escrevendo? [risos] Eu acho muito divertido, é legal de montar a divulgação e também é uma forma de arrancar sorrisos das pessoas.”
Para os amantes de viagens, “O Amor Come Espaguete” é um ótimo guia turístico

Além da trama de enemies to lovers e personagens envolventes, Corral também criou uma ambientação italiana digna da fama turística do país. A autora revelou que o realismo presente na narrativa nasceu a partir de uma viagem que fez à Itália, experiência que serviu como inspiração direta para os cenários e situações do livro.
“É um roteiro de viagem mesmo! Eu coloco muitos pontos turísticos e, para quem estiver planejando uma viagem, vai até facilitar para a pessoa.”
Dessa forma, o leitor acompanha os personagens em passeios por lugares turísticos que contribuem para uma narrativa imersiva. Assim, “O Amor Come Espaguete” consegue transportar o público para um contato realista com a cultura italiana. O toque realista de Vivy Corral também se estende aos seus personagens. Apesar de ser uma comédia romântica, o casal protagonista também enfrenta dilemas e conflitos de personalidades.
“Eu não crio personagens perfeitos, eles têm conflitos e os leitores podem pensar: Será que eles dariam certo na vida real? E, provavelmente sim. Eu tento fazer o possível para colocar todos aqueles sentimentos que são realistas de um relacionamento que pode perdurar se as pessoas darem chance para ele.”
A autora ainda ressalta que até mesmo a carreira de Ottavia é representada de forma realista. Dessa forma, não glamouriza a internet e os bastidores de criadores de conteúdo. Ainda assim, o desejo de Vivy Corral é que todos possam terminar o livro com um sorriso no rosto e com o coração aberto para o amor.
Confira a entrevista completa com Vivy Corral no YouTube
Imagem de capa: Divulgação.
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.