Apesar da renovação de contrato estar sendo discutida, a saída da série poderá acontecer

A animação Voltron: O Defensor Lendário deixará o catálogo da Netflix em 6 de dezembro, uma notícia que entristece muitos fãs da série. Essa saída ocorrerá em diversos países, incluindo os EUA, assim indicando uma retirada global. Como o título é classificado como “original”, é esperado que seja removido da plataforma de forma abrangente.

Em resposta a um comentário sobre essa decisão, a conta oficial de Voltron: O Defensor Lendário no Instagram mencionou que “discussões estão acontecendo. Quando soubermos, vocês saberão”. Essas discussões podem estar relacionadas aos direitos de exibição, possivelmente em função do filme live-action de Voltron que está em produção e já conta com nomes como Henry Cavill, famoso por interpretar Superman no DCEU.

Voltron: O Defensor Lendário deixa o catalogo da Netflix em dezembro
Imagem: Netflix

A versão mais recente de Voltron contou com a produção da DreamWorks e lançada entre 2016 e 2018, totalizando 8 temporadas. Com uma recepção positiva entre o público americano, a franquia se expandiu para quadrinhos, videogames e diversos produtos licenciados, reafirmando sua popularidade.

O Voltron original é uma adaptação americana de duas animações japonesas: Hyakujyu-ou GoLion (Beast King GoLion, 1981-1982) e Kikou Kantai Dairugger Fifteen (Armored Fleet Dairugger XV, 1982-1983), ambas produções da Toei Animation. No Brasil, os primeiros episódios chegaram em formato de vídeo, levando a série a conquistar um público por aqui também.

GoLion formou a primeira temporada de Voltron: Defender of the Universe, enquanto Dairugger como a segunda. Exibida nos EUA entre 1985 e 1986, a série contou com 72 episódios. Em setembro de 1986, ocorreu o lançamento do especial Voltron: Fleet of Doom, que incluía cenas de Dairugger, embora houvesse muitas alterações e cortes em relação à trama japonesa.

Voltron: O Defensor Lendário deixa o catalogo da Netflix em dezembro
Imagem: Netflix

Por fim, além das séries clássicas, Voltron ganhou novas versões ao longo dos anos. Em 1998, nos EUA houve o lançamento da série Voltron: The Third Dimension, uma produção em CG que durou até o ano 2000. Em 2010, estreou uma nova versão intitulada Voltron Force, criada nos EUA e Canadá, considerada uma sequência espiritual do original.