O conselho de diretores da Academia de Artes se reuniu nessa sexta-feira (08) para determinar uma resposta à conduta de Will Smith no Oscar 2022.
Após a noite do Oscar de 2022, onde Will Smith deu um tapa no comediante Chris Rock durante a cerimônia do Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tomou a seguinte decisão; “por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar”. Além disso, Smith manterá o Oscar que ganhou — de melhor ator — na mesma noite.
Em uma carta enviada após a reunião, o CEO da Academia Dawn Hudson e o presidente David Rubin admitiram terem ficando “aquém – despreparados para o inesperado”. “Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, lamentamos”. Isso porque, Will não foi removido do Dolby Theatre depois da agressão.
Hudson e Rubin também expressaram “profunda gratidão ao Sr. Rock (Chris Rock) por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias” assim como aos “anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores da noite por sua postura durante nossa transmissão”.
Pouco depois, o ator, através de um porta-voz, divulgou uma breve declaração: “Aceito e respeito a decisão da Academia”. Lembrando que Will deixou a Academia de artes, na última sexta-feira (01).