A dupla do Brasil, que saiu do Rio Grande do Norte, conseguiu acabar com o jejum de 10 anos no World Cosplay Summit.

Para quem não conhece vamos dar um breve contexto sobre o que é o World Cosplay Summit. Se trata do maior e mais tradicional concurso de cosplay do mundo e que surgiu em 2003. Até 2013 o evento era organizado pela TV Aichi, mas a partir de 2014 o WCS passou a ser mais independente e passou a realizar diversos eventos otaku, em formato de campeonato. O evento segue sendo realizado, anualmente, na cidade de Nagoya, Aichi, no Japão.

E na final da 20ª edição do evento, teve como grandes vencedores a dupla do Brasil. Diretamente do Rio Grande do Norte para o mundo Kelly Batista e Luis Telles ganharam o WCS, na etapa regional, e assim quebrando um jejum de 10 anos de vitórias do Brasil, no evento.

World Cosplay Summit | Brasil volta ao pódio após 10 anos com dupla nordestina
Foto: World Cosplay Summit

Interpretando os personagens Drossel Keinz e Elizabeth Midford, da série de mangás Kuroshitsuji, eles são a primeira dupla nordestina a ganhar no WCS. Os vencedores conseguiram desbancar as outras 45 nações que estavam participando desta etapa do evento e ganhando o prêmio de melhor apresentação completa.

De acordo com Ana de Wit, Sócia da Geek+, o desempenho dos brasileiros aconteceu devido a rigorosas seletivas:

É uma honra, logo no primeiro ano com a Geek+ levar profissionais tão talentosos para o Japão, e representar o nosso país de forma tão incrível, trazendo resultados relevantes pela primeira vez em quase 10 anos. Isso, com certeza, só foi possível devido à alta capilaridade das seletivas de 2023, que buscaram os melhores cosplayers em todo o país, e nos entregou a maior final nacional da história do World Cosplay Summit Brasil.

Na edição de 2022, o Brasil ficou de fora do World Cosplay Summit e assim, os fãs estavam esperançosos que o país retornasse ao evento. Além disso, o Brasil tem um histórico nesse evento, sendo o vencedor de 3 títulos mundiais e o primeiro aconteceu na sua estreia do WCS, em 2006. Apesar de não figurar entre os três melhores colocados, o fato de ganhar a premiação de Joy of Cosplay, já é algo incrível. Pois, a categoria Joy of Cosplay (melhor apresentação completa) é a mais importante e relevante do World Cosplay Summit.

World Cosplay Summit | Brasil volta ao pódio após 10 anos com dupla nordestina
Foto: World Cosplay Summit

O caminho até World Cosplay Summit

No Brasil, as seletivas se iniciaram em março e com inscrições totalmente gratuitas para os interessados. O evento ocorreu em em 12 cidades de 8 estados. Os vencedores da primeira fase saíram em maio, realizado na capital de São Paulo, sendo essa a maior final da etapa regional. O número de duplas que participaram superou em muito, a do ano passado.

Para se classificarem para a etapa mundial, a dupla brasileira teve que primeiro se destacar nas seletivas de João Pessoa, na Paraíba. Entretanto, a parte mais difícil era vencer os outros candidatos brasileiros no evento. A decisão final ocorreu numa transmissão no canal oficial do Tik Tok, contando com mais de 65 mil espectadores. Para coroar os vencedores, além de representar o país e competir com os melhores do mundo, o casal recebeu a premiação de R$ 3.500 e uma viagem com tudo pago para a sede do torneio, em Nagoya, no Japão.

World Cosplay Summit | Brasil volta ao pódio após 10 anos com dupla nordestina
Foto: World Cosplay Summit

Por fim, se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).