As finais nacionais do World Cosplay Summit acontecerão neste final de semana, na cidade de São Paulo.
O World Cosplay Summit (WCS), o maior e mais tradicional concurso de cosplay do mundo, realizará a final da sua 21ª edição no próximo domingo, dia 9 de junho, no Centro Cultural São Paulo. Co-realizado pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) e com apoio do Centro Cultural São Paulo, o evento contará com a presença de dez duplas de cosplayers já classificadas que disputarão o título de campeões brasileiros.
Os vencedores receberão uma premiação de R$ 3.500 e uma viagem com tudo pago para a sede do WCS em Nagoia, no Japão. Além disso, outros prêmios que somam mais de 50 mil reais serão entregues. Assim, a dupla vencedora também representará o Brasil na etapa mundial do concurso, que acontecerá em agosto na cidade japonesa.
O Brasil, que já conquistou três vezes o título mundial do WCS (2006, 2008 e 2011), busca mais uma vitória com a dupla que vencer a etapa nacional. Além disso, a programação do evento inclui, além da final, um desfile de cosplay, meet & greet com cosplayers oficiais e uma feira de Playtest com exposição de jogos de negócios acelerados pelo programa Sampa Games.
Para a Ade Sampa, apoiar eventos como o World Cosplay Summit é uma forma de fomentar a economia criativa no município e projetar São Paulo no cenário internacional. Renan Vieira, presidente da Ade Sampa, destaca a importância da originalidade e talento dos empreendedores da capital paulista, que apresentarão seus jogos antes do concurso.
LEIA TAMBÉM: Bartender Glass of God | Caipirinha e shochu, o anime cita bebida brasileira
O cosplay é uma forma de expressão artística que combina fantasia (costume) e atuação (play), onde os participantes se vestem e interpretam personagens fictícios. Contudo, o mercado de cosplay é diversificado, envolvendo profissionais de várias áreas, como figurinistas, costureiras, modelistas, fotógrafos, maquiadores e filmmakers.
O WCS celebra a cultura pop japonesa através da arte do cosplay e conta com a participação de mais de 50 nações anualmente. As seletivas brasileiras aconteceram nos últimos 12 meses, com duplas de todas as regiões do país.
Produzido pela Agência Geek+, o evento conta com uma equipe experiente no mercado Geek, cultura pop, games, tecnologia e cultura asiática. Ana de Wit, sócia da Geek+, ressalta que o WCS fortalece os laços culturais entre Brasil e Japão e promete performances espetaculares das duplas finalistas.
O concurso envolve não apenas a vestimenta, mas também a interpretação de personagens, com coreografias, efeitos especiais, música e jogo de luzes, tudo planejado e construído pelas duplas de competidores.
Por fim, os ingressos para participar do evento podem estão disponíveis para resgate no site oficial do World Cosplay Summit. E, para mais informações, siga as nossas redes sociais: Instagram e TikTok.