Em entrevista a um podcast oficial da marca realizado essa semana, Phil Spencer, CEO do Xbox, anunciou que a Microsoft irá lançar jogos exclusivos da plataforma para consoles concorrentes.

Contudo, embora não tenha dado muitos detalhes sobre quais os jogos serão liberados, ele garantiu que Starfield e o próximo Indiana Jones não estarão nessa lista. Confira:

Phil Spencer explica nova estratégia da empresa

Pouco antes da entrevista ir ao ar, o CEO da Microsoft Gaming enviou um memorando interno para os funcionários do setor. No texto obtido pelo site The Verge, Spencer reforça o novo posicionamento da marca em relação ao futuro do mercado dos jogos.

“Quando olhamos para o estado do nosso meio, vemos jogadores jogando cada vez mais em múltiplos dispositivos, mas sua experiência é definida pela fragmentação criada pelo isolamento das plataformas. Jogadores que costumam usar múltiplos aparelhos precisam navegar entre diferentes perfis, direitos de bibliotecas, comunidades, carteiras e programas de recompensa“, explica o executivo.

Similarmente, as maiores franquias da indústria vêm aumentando sua distribuição em múltiplos dispositivos, exigindo que criadores desenvolvam e administrem várias instâncias de seus jogos, levando a custos maiores e comunidades mais fragmentadas. Toda esta desarmonia cria uma grande oportunidade para que possamos atender às necessidades de jogadores de múltiplos dispositivos e criadores”, diz o comunicado.

Cada tela é um Xbox

Segundo Spencer, a estratégia é transformar cada tela em um Xbox, em outras palavras, ao abrir mão da exclusividade de alguns jogos, a empresa pode alcançar um público ainda maior.

Temos uma visão diferente para o futuro do mundo dos jogos, ou seja, um futuro no qual jogadores têm uma experiência unificada entre diferentes dispositivos. Bem como mais criadores podem realizar suas visões criativas, alcançar uma audiência global, unir suas comunidades e ter sucesso comercialmente. Um futuro onde cada tela é um Xbox.

Esse é um futuro no qual Xbox está em todos os lugares — consistente com a nossa promessa de permitir que os jogadores ‘joguem os jogos que querem jogar, com pessoas com quem querem jogar, em qualquer lugar que quiserem“, conclui o chefe da Xbox.

O futuro dos consoles Xbox

Enquanto a Microsoft aposta em uma estratégia de multiplataforma, os executivos confirmaram que planejam lançar novidades de hardware ainda em 2024 para a linha. Isso mostra os claros esforços da empresa de seguir investindo em seus consoles Xbox.

Além disso, a próxima geração já está sendo desenvolvida e chegará ao mercado para competir com o possível PS6. Segundo a empresa, os jogadores podem esperar por um avanço tecnológico nunca visto no novo console.

Fonte: plataforma X, antigo Twitter.

A empresa também seguirá com os investimentos na experiência do jogador, ou seja, a empresa ira continuar investindo em novos acessórios da marca.

Isso significa que todos os jogos continuarão a ser disponibilizados no Xbox, com lançamentos no primeiro dia no Game Pass“, diz o comunicado da empresa.