Belo Horizonte recebe a maior mostra já realizada da obra de Yoshitaka Amano

A exposição Yoshitaka Amano – Além da Fantasia estreia hoje (10) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte. Até o dia 2 de março de 2026, mais de 200 obras do artista japonês estarão em exibição na capital mineira. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso.

Com ilustrações, painéis de alumínio com tinta automotiva metálica, HQs e outros objetos, o projeto reúne a maior mostra mundial já dedicada à carreira de Amano. O GeekPop News visitou a exposição em primeira mão e explica o que o público pode esperar.

“Final Fantasy” é destaque na mostra

Ilustração de Yoshitaka Amano para Final Fantasy
Artes de Yoshitaka Amano para “Final Fantasy” são destaque na exposição. Crédito: Maria Eduarda Almeida/GeekPop News

A exibição “Além da Fantasia” é organizada em sete núcleos (Tatsunoko, Final Fantasy, Candy Girl, Devaloka, Vampire Hunter D, Angel’s Egg e Colaborações) que contam a trajetória de Yoshitaka Amano de maneira cronológica. O percurso começa pela fase Tatsunoko, estúdio onde o ilustrador iniciou a carreira.

Cada uma das seções foi pensada de maneira temática, com trilhas sonoras e cores que remetem ao universo representado pelas obras. O núcleo Vampire Hunter D, por exemplo, traz paredes escuras e músicas góticas para combinar com o ar sombrio da coleção.

Um dos grandes destaques da exposição é a área dedicada a Final Fantasy. Inclusive, é o maior núcleo da exibição e conta com obras dos 16 jogos da série principal. Desde 1987, Amano é o arquiteto visual da franquia que revolucionou os videogames e redefiniu o conceito de fantasia moderna. Com “Final Fantasy”, o artista japonês conquistou fama mundial e tornou-se uma das maiores referências visuais na cultura pop.

Após o sucesso da franquia, Yoshitaka Amano foi convidado para novas parcerias, incluindo HQs da DC Comics, reinterpretando personagens como Sandman, Batman, Superman e Alerquina. Assim, o ilustrador consolidou sua influência a nível global.

Obras inéditas chegam ao Brasil

“Além da Fantasia” também tem obras inéditas, exibidas pela primeira vez na história. Entre elas está a pintura Final Fantasy VI – Armor, que ilustra uma armadura disponível no jogo.

Além disso, Yoshitaka Amano também criou uma obra original em homenagem ao Brasil. O quadro Candy Girl S-239 faz parte do núcleo Candy Girl e traz um tucano em sua composição, conectando o universo do artista à fauna brasileira. A criação reforça a relevância da mostra e a relação do ilustrador com o país.

Obra inédita de Yoshitaka Amano para o Brasil
Quadro “Candy Girl S-239”, criado em homenagem ao Brasil. Crédito: Maria Eduarda Almeida/GeekPop News

Antonio Curti, curador da exposição, revela que é um grande fã do trabalho de Amano e destaca a importância da parceria entre Brasil e Japão.

“Esse trabalho, com essa magnitude, demorou alguns anos na sua construção. Estamos falando da maior exposição da carreira de Yoshitaka Amano. São 218 obras e sete núcleos, cada um com um recorte curatorial que representa uma fase da vida dele. Foi um trabalho muito grande, mas, ao mesmo tempo, um prazer imenso. Eu sou muito fã do artista, muito antes disso aqui se materializar. Então, trabalhar com um artista que eu realmente sou apaixonado é um prazer enorme. Toda a equipe tratou com muito carinho. Essa relação Brasil-Japão e Japão-Brasil é muito vitoriosa. E nesse projeto não foi diferente: foi uma relação mútua, de muita parceria”, ressalta Antonio Curti.

Sala imersiva mergulha na arte de Yoshitaka Amano

O circuito se encerra em uma sala imersiva composta por mais de 10 obras do núcleo Devaloka. A experiência conecta diretamente o público com a arte do ilustrador, trazendo som e movimento para os desenhos. A imersão dura cerca de 12 minutos e destaca diversos detalhes “escondidos” nas obras.

“Para essa sala imersiva, nós selecionamos obras do núcleo Devaloka, que são colossais. São artes muito grandes e vimos nelas uma possibilidade de trabalhar com o recorte para uma imersão. Todos os conteúdos dentro dos quadros foram perfeitamente recortados e aplicados neste formato de arte em novas mídias. Foi um processo colaborativo entre o AYA Studio, de São Paulo, e Yoshitaka Amano Studio, diretamente do Japão”, explica Curti.

Segundo Curti, a iniciativa impressionou o próprio artista:

“O Yoshitaka Amano ficou muito feliz. Apesar da obra dele se materializar em televisão, jogos de videogame, animações ou quadrinhos, essa foi a primeira vez que alguém entrou dentro de um quadro dele. Então, eu acho que é isso que fica para as pessoas e ficou para ele também”, complementa o curador.

A exposição Yoshitaka Amano – Além da Fantasia está aberta ao público até 2 de março de 2026, no CCBB de Belo Horizonte.

Imagem de capa: Maria Eduarda Almeida / GeekPop News