Hoje é o aniversário de 10 anos de lançamento do aclamado título da saga Soulslike, Bloodborne, jogo que, na época, ousou experimentar coisas novas e se diferenciar, em alguns aspectos, de seus antecessores, Demon Souls e Dark Souls.

O jogo idealizado e dirigido por Hidetaka Miyazaki acabou não fazendo tanto sucesso na época do lançamento, mas caiu nas graças daqueles que jogaram. Anos depois, se tornando um clássico do gênero, Bloodborne ainda mantêm acesas as esperanças de que um dia seja lançada uma sequência. Mas enquanto isso não acontece, vamos recapitular o amado game da FromSoftware.

Bloodborne / Divulgação: FromSoftware

INSPIRAÇÕES E CRIAÇÃO

Bloodborne (Transmitido pelo Sangue) é um jogo da saga Souls (Demon Souls / Dark Souls), de gênero fantasia sombria e RPG de ação, lançado em 24 de março de 2015. O Game segue o mesmo “modo narrativo” de seus antecessores espiritais. Porem, a maneira como ele conta a história do mundo e daquele universo se diferencia nos detalhes, tornando a experiência levemente diferente dos outros jogos da saga.

Miyazaki, entretanto, criou um estilo de universo muito diferente daquilo visto em seus jogos até então. Diferenciando-se de outros jogos da saga Souls, Bloodborne segue um visual gótico da era vitoriana (Período entre os anos de 1837 a 1901). Portanto, seguindo o visual de grandes casarões da Europa do século XIX, e com roupas como sobretudos, chapéus e muitas peças com golas altas e, em geral, muito mais volumosas.

As inspirações para o jogo foram contos e lendas provenientes da Europa, Os filmes (Drácula – 1931), (Drácula de Bram Stoker – 1992) e (O Pacto do Lobos – 2001), para recriar a atmosfera gótica e sanguinolenta, muito presente do jogo. Além disso, uma parte grande da inspiração foram os contos de horror cósmico de H.P. Lovecraft, com suas criaturas anormais e bizarras.

UM POUCO DA HISTÓRIA

A história do jogo é contada, assim como nos outros jogos da saga, através da descrição dos itens e conversas com NPC’s, porém, mais do que em outros do gênero, Bloodborne abre muito espaço para interpretação, e possui uma capacidade de deixar o jogador com mais perguntas do que respostas.

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No game, controlamos o chamado de “Caçador“, que chega à cidade de Yharnam procurando por pistas sobre uma cura para uma doença desconhecida. Com ele, fazemos exatamente o que o nome sugere, caçamos criaturas estranhas e violentas que estão assolando aquele local. Todas essas criaturas acabam surgindo por meio uma doença sanguínea, que tem relação com outra espécie, já extinta no momento do jogo, os Pthumerianos, e com criaturas conhecidas como “The Great Ones” (Os Grandes), ou “Eminentes“, que são criaturas de uma dimensão/plano existencial diferente do nosso, que estavam adormecidas em nosso mundo.

Através de experimentos e rituais envolvendo o sangue dos Eminentes, muitos problemas e catástrofes foram surgindo, e agora, como um caçados, você deve ajudar resolver a situação.

Para quem nunca jogou, mas tem interesse, a história se aprofunda e é bem mais complexa do que isso. Merecendo ser apreciada em sua totalidade, para aqueles que gostam desse tipo de jogo.

JOGABILIDADE

Similarmente a criação de mundo, a jogabilidade de Bloodborne é diferente. A movimentação possui menos peso do que nos outros jogos, combinando com a premissa do jogo, o caçador que vai atrás das presas, requerendo mais mobilidade do que nos outros jogos. Além disso, a variedade de armas e combinações era grande, o que tornava a gameplay muito versátil.

Com a possibilidade de usar 2 armas, uma em cada mão, sendo a mão direita para armas corpo-a-corpo e a mão direita para armas de fogo. Cada arma pode chegar a evoluir, mudando em aparência, força, status e combos. Da mesma forma, as roupas encontradas pelo jogo possuem também status diferentes que influenciam na maneira de jogar ou de batalhar.

Bloodborne / Divulgação – FromSoftware

Existe nesse jogo também a customização de personagem, muito mais bem trabalhada e polida do que em outros jogos. Pode-se escolher entre personagem masculino ou feminino, mas isso em nada afeta a narrativa do jogo. Havia um modo multijogador, onde era possível convidar amigos para jogarem juntos as missões da história, mas os problemas de conexão são muitos até hoje.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bloodborne, sem dúvidas, se tornou um dos clássicos do gênero Soulslike. Com uma jogabilidade diferente de todos os outros títulos até então, e com um visual único e novamente, mais uma história épica e cheia de momentos de tirar o fôlego, com Chefes marcantes e memoráveis. Aliás, há também uma série em quadrinhos em 4 volumes que complementa a história do jogo, publicada pela Titan Comics, escrita por Ales Kot, e ilustrada por P. Kowalski. O quadrinho chama-se Bloodborne: The Death of Sleep.

Da mesma forma, a trilha sonora composta para o jogo amarra tudo e empolga até os ossos, apenas somando no teor épico e no senso de ação do jogo, tornando tudo mais dinâmico e inesquecível. Inegavelmente considerado a Obra-prima de Miyazaki até então.

Para aqueles que quiserem desfrutar da aventura e da imponente história de Bloodborne, o jogo está disponível oficialmente apenas para Playstation 4. O Jogo possui apenas uma expansão, chamada de “Bloodborne – The Old Hunters” (Os antigos Caçadores), e também está disponível na Playstation Store. A versão completa do jogo está com 50% de desconto até o dia 27/03 (quinta-feira).