Fenômeno da televisão com Blake Lively e Penn Badgley conquistou uma legião de fãs e é uma das maiores referências dos anos 2000
Em 19 de setembro de 2007, foi ao ar o episódio piloto de Gossip Girl (2007-2012), fenômeno da CW. Completando 18 anos da sua estreia, a série é relembrada pelos fãs até hoje, sendo um dos maiores sucessos teen dos anos 2000.
Inspirada na coleção de livros de mesmo nome, da autora Cecily von Ziegesar, “Gossip Girl” retrata a rotina e os escândalos da elite do Upper East Side, em Nova York. A trama acompanha um grupo de jovens herdeiros perseguidos por uma blogueira anônima, que usa o pseudônimo de “Garota do Blog” para publicar os maiores segredos de seus alvos.
Ao longo de cinco anos de exibição, a série construiu um forte legado e conquistou seu espaço na história da cultura pop.
“Gossip Girl” revelou talentos da atuação
“Gossip Girl” foi responsável por alavancar diversos nomes em Hollywood. Leighton Meester, que deu vida a Blair Waldorf, teve seu primeiro grande papel na série e, a partir daí, conseguiu trabalhos maiores na indústria, como no filme “Monte Carlo” (2011), ao lado de Selena Gomez. Inclusive, Leighton está confirmada na segunda temporada de “Ninguém Quer”, da Netflix.
Apesar de já ter atuado em “Quatro Amigas e um Jeans Viajante” (2005), foi em “Gossip Girl” que Blake Lively ficou conhecida no mundo todo. Após a série, a intérprete de Serena van der Woodsen estrelou diversos fenômenos do cinema, como “Um Pequeno Favor” (2018) e “É Assim que Acaba” (2024).

Penn Badgley também ganhou maior destaque ao entrar para o elenco da produção teen. Após seu sucesso como Dan Humphrey, o ator foi protagonista de “Você” (2018-2025), hit da Netflix.
Outro rosto principal de “Gossip Girl” que seguiu fazendo sucesso após o fim foi Chace Crawford, que viveu Nate Archibald na série. O ator integrou o elenco de “The Boys” (2019-2024), sátira do Prime Video, como o super-herói Profundo.
Entretanto, o maior prodígio revelado por “Gossip Girl” estava fora do elenco principal. Sebastian Stan foi Carter Baizen, personagem secundário da obra teen, e depois tornou-se conhecido mundialmente ao interpretar Bucky Barnes (Soldado Invernal) no Universo Cinematográfico da Marvel. Além disso, o ator foi um dos principais nomes na última temporada de premiações do cinema. Sebastian recebeu sua primeira indicação ao Oscar por seu trabalho como Donald Trump em “O Aprendiz” (2024). Aliás, ele também ganhou um Globo de Ouro pelo seu papel em “Um Homem Diferente” (2024).

Moda e televisão: uma união de sucesso
A moda foi um dos elementos mais marcantes de “Gossip Girl”. A identidade visual de cada personagem era bem delimitada, como a estética clássica da Blair e o estilo mais despojado e sexy da Serena.
Em uma entrevista para o The New York Times, Stephanie Solomon, diretora de moda da Bloomingdale’s na época de exibição da série, disse que “o programa teve uma influência profunda no mercado”, tornando-se uma das maiores referências para o público jovem na hora de comprar roupas.
Além disso, o figurinista de “Gossip Girl”, Eric Daman, ressaltou que, desde o início, a produção tentava lançar tendências. A estratégia funcionou: o poder da obra no setor da moda foi tão grande que até mesmo inspirou coleções inteiras, como a linha de blazers da designer Stefani Greenspan.

Reboot: a tentativa de replicar o fenômeno
Recentemente, houve um reboot de “Gossip Girl”. Exibida entre 2021 e 2023 e produzida pela HBO Max, a obra tentou retomar o sucesso da série original, porém, não teve êxito e foi cancelada após duas temporadas. Joshua Safran, que era produtor executivo do programa nos anos 2000, retornou como showrunner da nova versão.
O elenco tinha nomes como Thomas Doherty (“Descendentes”) e Whitney Peak (“O Mundo Sombrio de Sabrina”), além de contar com participações especiais de atores que estavam na produção original, como Michelle Trachtenberg, que reprisou seu papel de Georgina Sparks, e Margaret Colin, intérprete da Eleanor Waldorf, mãe de Blair. Entretanto, o apelo a nostalgia e mudanças brucas no trama, como revelar quem é a “Garota do Blog” logo no episódio inicial, não funcionaram e a primeira temporada da tem apenas 38% de aprovação no Rotten Tomatoes.

LEIA MAIS: Prime Video confirma 2ª temporada de Mentirosos
Referência para novas gerações de séries
Após o fim de “Gossip Girl”, outras produções que conectam luxo e adolescência surgiram, como “Elite” (2018-2024), da Netflix. A produção espanhola recebeu diversas comparações com a série dos anos 2000. É notável as semelhanças entre as duas obras: as tramas acompanham jovens ricos, os dramas no ensino médio e as polêmicas da alta sociedade.
Outro ponto em comum são os mistérios presentes nos roteiros. Enquanto em “Gossip Girl” todos tentam descobrir quem é a “Garota do Blog”, em Elite os personagens procuram um assassino desconhecido. Além disso, Lucrécia, uma das protagonistas do programa da Netflix, tem um estilo bem parecido com Blair Waldorf, incluindo as tiaras icônicas da patricinha de Nova York.
Assim, mesmo após 18 anos de sua estreia e quase 15 anos do episódio final, “Gossip Girl” segue viva dentro da cultura pop. Por fim, as seis temporadas da série estão disponíveis no catálogo da HBO Max.
Imagem de capa: The CW Network/Giovanni Rufino
Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna Affonso.
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.