No dia 28 de outubro, no Museu Mineiro, aconteceu a 1ª edição da Feira de Artes Visuais Ensaio, em parceria com a Casa dos Quadrinhos. O evento foi gratuito para os visitantes e uma oportunidade para que jovens artistas pudessem ter uma experiência de Artist’s Alley.
Estiveram presentes 35 artistas, alunos e ex-alunos da Casa dos Quadrinhos, dos cursos de Desenho Artístico, Ilustração, Pintura e do curso técnico de Artes Visuais. A Artist’s Alley contou com ilustrações impressas, produtos de papelaria, publicações autorais e o espaço teve como objetivo treiná-los para feiras e eventos como a CDQ Con.
Nami Vianna e Régis Luiz foram os anfitriões e proporcionaram um evento com mais de 300 visitantes. Durante as 7h de Ensaio, rolaram palestras super legais que certamente irão ajudar muitos artistas iniciantes.
Na primeira palestra do dia, Régis Luiz falou sobre os “Processos de Seleção e Curadoria no Artist’s Alley de Feiras e Eventos”. Em seguida, a conversa foi com Nami Vianna, sobre “O Manual de Sobrevivência para Artist’s Alley: Pensando Além da Produção”.
Ensaio: uma maneira de treinar para eventos maiores
A Feira de Artes Visuais Ensaio teve como intuito levar os jovens artistas a se organizarem, a ter uma experimentação prática do que é participar de uma Artist’s Alley. Além disso, ao se preparar para o evento puderam ter noção de como preparar as peças gráficas e compreender o mercado. Por isso, estar presente em um ambiente com outros artistas também permite que se faça o network, que é bastante importante para quem trabalha no meio artístico.
LEIA MAIS: Patricia Breccia é convidada para a Artists’ Valley da CCXP23
Redator em experiência sob supervisão de Josiane Cândido