Começa amanhã (07) a 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM, que vai contar com uma programação gratuita e inclusiva na cidade de Betim, em Minas Gerais. A mostra incluirá exibições de filmes nacionais e locais, em sala de cinema e diferentes pontos da cidade. Além disso, oficinas, exposição de fotos e um seminário que pretende impulsionar os debates sobre o desenvolvimento do cinema e audiovisual local fazem parte da mostra.

A 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM é concebida pela iT Filmes, e vai do dia 07 ao dia 12, em vários locais da cidade. A idealizadora da mostra, Elizabete Martins Campos, dia que o foco do evento é discutir o crescente desenvolvimento da indústria criativa no Brasil. Uma curadoria exclusiva de mulheres com a jornalista, escritora e documentarista Mariana Tavares e pela cineasta Lorena Ortiz, fizeram a seleção dos filmes.

Programação

1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM 

07 MAIO DE 2024

ABERTURA OFICIAL DA MOSTRA E LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO BETIM VIVA 

19H SALA DE CINEMA 

LOCAL: SALA CINEART –  MONTE CARMO BETIM SHOPPING

Endereço: Av Juiz Marco Túlio Isaac 1119, Betim 

OFICINA DE ROTEIRO PARA INICIANTES – GRATUITA

Oficineiro: Maick Hannder Lima Porto – Cineasta, Diretor e Roteirista.  Graduado em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA.

Presencial

Horário: 19h. 

Local: Shopping Monte Carmo –  Sala Expansão – Piso Térreo do (próximo da Caixa Econômica) – Av Juiz Marco Túlio Isaac 1119, Betim

OFICINA DE INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA INICIANTES

Oficineiro: Lucas Diego Gonçalves da Costa, professor da FUMEC, graduado em jogos digitais e especialista em desenvolvimento de sistemas web pela PUC Minas. Mestre e doutorando em estudos de linguagens pelo CEFET-MG, na linha de pesquisa literatura, cultura e tecnologia.

Horário: 14 às 16 horas

Local: Instituto Ramacrisna

Público-alvo: 

Esta oficina é realizada pela 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM, em parceria com o Instituto Ramacrisna, junto aos alunos do Instituto interessados em desenvolvimento de jogos. Não é necessário conhecimento prévio na área. Todas as vagas são voltadas para os alunos do Ramacrisna.

SEMINÁRIO – BETIM CIDADE CRIATIVA – ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO AUDIOVISUAL 

Data: 09/04/2024, quinta-feira

Horário: 19h 

Local: Sala Expansão- Shopping Monte Carmo –  Piso Térreo do (próximo da Caixa Econômica) – Av Juiz Marco Túlio Isaac 1119, Betim

O foco do evento é buscar estratégias e oportunidades para impulsionar o mercado da indústria criativa em Betim e região. Um debate para discutir alternativas eficazes para o desenvolvimento e crescimento deste setor.

Venha aprender e discutir o futuro promissor da indústria criativa.

Público-alvo: Cineasta, realizador audiovisual, videomaker, roteirista, escritor, produtor cultural de evento, músico, compositor, designer, desenhista, ilustrador,  social media, jornalista, publicitário, artista visual, pintor, escultor, fotógrafo, artesão, arquiteto, artista da expressão da cultura popular, radialista, profissionais de TV, desenvolvedor de conteúdo para redes sociais, da moda, joias, novas mídias, software, desenvolvedor e jogador de jogos digitais, costeira, técnicos de som, operadores de câmera, professor, estudantes, empreendedoras que trabalham ou querem empreender nas diversas áreas da indústria criativa. 

Credenciamento: https://itfilmes.com.br/mostrabetim/seminario/

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA BETIM VIVA

  • Abertura: 8 de maio, quarta-feira, 10h.
  • Visitação das 9h às 17h até 31 de maio de 2024
  • LOCAL: CASA DA CULTURA JOSEPHINA BENTO

Patrimônio Tombado de Betim – Avenida Padre Osório Braga, 18 – Praça Milton Campos, Betim/MG. 

MOSTRA FILMES NACIONAIS

ABERTURA OFICIAL  

19H SALA DE CINEMA 

LOCAL: SALA CINEART –  MONTE CARMO BETIM SHOPPING

Endereço: Av Juiz Marco Túlio Isaac 1119, Betim 

19h – Lançamento da 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM e do documentário BETIM VIVA 

(68 min, 2024, Direção: Elizabete Martins Campos) 

Classificação: Livre para todos os públicos

Sinopse: Betim Viva pesquisa, registra e divulga, o patrimônio material, imaterial, natural, diversidade cultural, esportiva, paisagens, tradições, costumes, oralidades, riquezas humanas, culturais e artísticas, presentes na cidade de Betim, em Minas Gerais. A tessitura de uma gente e a formação de uma cidade.

14h –  A ALMA DA GENTE 

(83 min, 2013, Direção Helena Solberg e David Meyer)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Sinopse: Um grupo de jovens da Zona Norte do Rio de Janeiro ensaia o último espetáculo do Corpo de Dança da Maré, coordenado pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Filmado em dois tempos, com um intervalo de dez anos, o documentário mostra os diferentes destinos dos personagens, marcados pela transformação através da arte.

18h40: SAMUEL FOI TRABALHAR

(17 min, 2024, Direção: Janderson Felipe e Lucas Litrento)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: Na véspera de deixar a informalidade e ser contratado, Samuel é  assombrado pelo seu instrumento de trabalho: a fantasia de engenheiro.

19h – MUSSUM, O FILMIS 

(123 min, 2023, Direção: Silvio Guindane)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: MUSSUM, O FILMIS narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores dos Trapalhões.

21h10 – SEU CAVALCANTI 

(78 min, 2024, Direção: Leonardo Lacca)

Classificação:  Livre para todos os públicos

Sinopse: Seu Cavalcanti tem 90 e tantos anos e uma saúde de ferro. Depois de sofrer uma grande contrariedade, acompanhamos suas aventuras em busca de reconquistar sua independência e seu prestígio.

14h: PLACA-MÃE 

(105 min, 2023, Direção: Igor Bastos)

Classificação: Livre para todos os públicos

Sinopse: Nadi é uma andróide com cidadania, que ganha o direito de adotar duas crianças, David e Lina. Porém, um político e digital influencer sensacionalista, cria diversas polêmicas sobre o caso, com o intuito de ganhar popularidade para sua candidatura de presidente do senado. Um mal entendido leva David a fugir e viver algumas aventuras, consequentemente Nadi tem que decidir entre ficar com a sua cidadania ou avisar sobre a fuga às autoridades.

18h30: CLARA ESTRELA

(71 min, 2017, Direção: Susanna Lira & Rodrigo Alzuguir)  

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Sinopse: Clara Estrela narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora mineira que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Ouvimos também as entrevistas de mídia impressa por meio da narração da atriz Dira Paes. Mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, a cantora permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.

21h – O DIA QUE TE CONHECI

(71 min, 2023, Direção: André Novais)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: Zeca todo dia tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia  depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, há algo que o impede de manter esse cotidiano.  Um dia Zeca conhece Luisa.

O Dia que te conheci, de André Novais, será um dos filmes no 1ª Mostra de Cinema de Betim

18h30 AS PRIMEIRAS  

(78 min, 2023, Direção: Adriana Yañez)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: O documentário retrata a vida de um grupo de mulheres que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, estão perto dos 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil. Quando elas começaram a jogar, o esporte era proibido para mulheres.

20h30 ESTRANHO CAMINHO 

(83 min, 2023, Direção: Guto Parente)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos 

Sinopse: Um jovem cineasta que visita sua cidade natal é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.

16h: MY NAME IS NOW, ELZA SOARES

(73 min, 2014, Direção: Elizabete Martins Campos)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos 

Sinopse: Elza chega em casa e cara a cara, diante do espelho/câmera, nos desafia numa saga, que ultrapassa o tempo, espaço, preconceitos, perdas e sucesso. Mas ela é dura na queda,  num rito, nua e crua, ao mesmo tempo frágil e forte, real e sobrenatural, incorporada de ancestralidades brasileiras, como uma fênix transcende em música e canta gloriosamente. 

18h: SESSÃO CURTA BETIM 

Com a apresentação dos diretores e debate com todos ao final

A MAKSRA 

(8 min, 2021, Direção: Marlon Tinoco)

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Sinopse: Enquanto faz seus exercícios matinais, um rapaz acaba se deparando com uma figura intrigante usando uma máscara, que repete seus movimentos. Ao perder um desafio, o rapaz parece ser perseguido pela figura, o obrigando a se aventurar em um terror surrealista. Curta realizado para a disciplina de Arte e Mídia I e Cor Forma e Composição da Imagem Digital, do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG.

SOLILÓQUIO 

(2,43min, 2024, Direção: Werlei Santos)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Sinopse: Loucura ou a falta de vontade ou capacidade para a comunicação interpessoal.

DESISISTIR – POÉTICAS APOCALÍPTICAS 

(9 min, 2024, Direção: Priscila Sousa )

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: Curta-metragem experimental que mergulha no universo afrofuturista para explorar as impressões poéticas da autora sobre a vida e a cidade de Betim. Através da manipulação de palavras e imagens, a obra propõe um novo olhar audiovisual, tecendo a “poesia da imagem”. Desisistir é uma reflexão sobre a interação entre arte e vida, costurada com sensibilidade.

A GRANDE PIONEIRA

(14 min, 2021, Dir: Vinícius Martins)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: Depois de anos morando em outro lugar, Dricka perde sua fonte de renda na pandemia e precisa voltar para sua cidade natal, Betim. Após seu retorno, é atravessada por estranhamentos causados pelas mudanças ocorridas na cidade e também pelas novas formas de atuar enquanto artista, num mundo virtualizado. 

Depois de anos morando em outro lugar, Dricka perde sua fonte de renda na 

100 ANOS DE FOLIA DE REIS SANTO AFONSO 

(15 min, Direção: Marlon Moura)

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Sinopse: 100 anos da Folia de Reis Santo Afonso narrados por três gerações da família Diniz e os novos integrantes que passaram a fazer parte desta importante manifestação cultural de Betim. Um documentário realizado pela Antenados Produtora, do Instituto Ramacrisna.

21h: ONDE ESTÁ MYMYE MASTROIAGNNE

(16 min, 2023, Direção: biarritzzz)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos 

Sinopse: Uma misteriosa e extravagante cabeleireira perde uma amiga em um metaverso repleto de casas noturnas e seres encantados. Para procurá-la e desvendar o desaparecimento, ela consegue a ajuda de uma outra amiga, enquanto conta suas histórias como stripper, quando ganhava muito dinheiro, até ela desaparecer.

SESSÕES CINEMA NACIONAL

21h20: MARTE UM 

(115 min, 2022, Direção: Gabriel Martins)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos 

Sinopse: O dia a dia de uma família negra de classe média baixa na periferia de uma grande capital. Entre trabalhos, utopias, amores e traumas, os Martins tentam seguir vivendo num Brasil em mudanças.

17h Sessão Curtas da Terra 

521 ANOS / SIIA ARA

(5 mim, 2021, Direção: Adanilo)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Sinopse: A história foi mal contada, mas nós vamos descontar, vamos recontar. Vamos despertar cada vez mais. Já não dormimos. Cada vez mais vamos ser a natureza. Os próximos 521 Anos vão ser nossos. Os próximos 521 Anos vão ser indígenas.

CABANA 

(14 min, 2023, Dir: Adriana de Faria)

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Em uma cabana na floresta amazônica, duas mulheres do movimento da Cabanagem – que ocorreu na província do Grão-Pará, entre 1835 e 1840, causada pela crise econômica e social da região – têm seus destinos cruzados e precisam fugir antes que sejam descobertas pelas autoridades.

O CANTO

(15min, 2023, Direção: Izabella Vitório e Isa Magalhães)

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Sinopse: Em “O Canto”, somos levados pelas tradições e sonoridades únicas das destaladeiras de fumo de Arapiraca, em Alagoas. O filme nos apresenta a mestra Rosália Gomes como a guia por essa imersão na poesia do cotidiano de mulheres que têm suas vidas entrelaçadas com a cultura do fumo. À medida que seguimos Rosália, descobrimos as raízes ancestrais e a poderosa força que reside nos cantos que florescem da convivência entre mulheres. 

GARIMPANDO GARIMPEIROS 

(13 min, 2023, Direção: Tomás Tancredi)

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Sinopse: O Garimpo está a céu aberto no YouTube. O filme garimpa estas imagens em um trabalho de montagem a partir de imagens da Terra Indígena Yanomami e Ye’kwana (Roraima) e Mundurukânia (Oeste do Pará). Todas as imagens foram “garimpadas” entre 2019 e 2022.

SERTÃO AMÉRICA (18′ APROX)

(18 min, 2023, Direção: Marcela Ilha Bordin)

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Sinopse: Um registro do processo de fabricação do Parque Nacional da Serra da Capivara, unidade de conservação no sertão do Piauí, onde desenhos rupestres desafiam a teoria corrente de como o homem entrou na América.

18H20: SAUDADE FEZ MORADA AQUI DENTRO 

(107 min, 2022, Direção: Haroldo Borges) 

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos 

Bruno, 15 anos, sempre fez vista grossa para a violência e o preconceito gerado pela cultura machista na qual está inserido. Mas uma doença degenerativa faz com que ele pouco a pouco perca a visão. Agora, enquanto atravessa a adolescência, Bruno tem que aprender com as diferenças, a enxergar a vida com outros olhos.

20H15 – A FLOR DO BURITI 

(125 min, 2023, Direção: João Salaviza e Renée Nader)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos 

Sinopse: Em 1940, duas crianças do  povo indígena Krahô encontram na  escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um brutal massacre, perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar, durante  a Ditadura brasileira. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô continuam a caminhar sobre a sua terra sangrada, reinventando a cada dia, infinitas formas de resistência.