Olá, pessoal! Espero que estejam bem!
Finalmente estamos chegando perto do dia 31 de outubro, famosa época de Halloween. Pensando nisso, a lista de hoje foi feita para todos vocês que querem sentir a vibe dessa época, mas não gostam de terror e nem de se assustar. Então peguem suas abóboras, acendam algumas velas e se preparem para os doces ou travessuras, que a lista de hoje está começando!
O Estranho Mundo de Jack (1993)
Gêneros: Animação stop-motion/Fantasia
Pedida obrigatória para todo Halloween e Natal, O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton, nos apresenta Jack Skellington, o Rei das Abóboras, morador da Cidade do Halloween. Cansado da monotonia de viver sempre fazendo a mesma coisa, Jack por acidente descobre a Cidade do Natal e se apaixona pelo conceito. Resolvido a transformar o Halloween numa festa natalina, as coisas começam a dar errado a partir do momento em que eles sequestram Papai Noel. A trilha sonora desse filme é maravilhosa e esse longa certamente merece a fama que tem.
Os Caça-Fantasmas (1984)
Gêneros: Comédia/Fantasia
Outro clássico que certamente merece ser reassistido nessa época do ano. Os Caça-Fantasmas conta a história de três cientistas, Dr. Egon (Harold Ramis), Dr. Ray (Dan Aykroyd) e Dr. Peter (Bill Murray) que, após perderem o emprego, decidem se tornar caçadores de fantasmas e travar uma batalha tecnológica contra o sobrenatural. Depois de muitos perrengues, os quatro (agora contando com Winston Zeddemore) se deparam com uma porta de entrada para outra dimensão que lançará o mal sobre a cidade de Nova York caso eles não façam algo para impedir.
Mansão Mal-Assombrada (2003)
Gêneros: Fantasia/Comédia
Provavelmente um dos filmes mais esquecidos dessa lista, Mansão Mal-Assombrada conta a história do agente imobiliário Jim Evers (Eddie Murphy), o qual está saindo de férias com sua família após diversas reclamações de sua esposa sobre ele não passar tempo suficiente com ela e os filhos. Durante a viagem, eles param em uma mansão para avaliar seu estado e coloca-la à venda, porém naquele local existem muito mais coisas além do que a família acredita.
Viva – A Vida é uma Festa (2017)
Gêneros: Animação/Comédia
Um dos melhores filmes da Disney dos últimos anos (na minha humilde opinião), Viva – A Vida é Uma Festa é um longa-metragem que certamente merece ser assistido nessa data. Relacionado diretamente ao Dia De Los Muertos, a trama conta a história de Miguel, que tem um enorme sonho de se tornar músico, apesar da proibição de música em sua família por gerações. Determinado a mostrar seu talento para o mundo, Miguel acaba indo parar na Terra dos Mortos, embarcando em uma jornada extraordinária para desvendar a verdade por trás da história da família de Miguel. Com músicas lindas e emocionantes e uma animação de encher os olhos, esse filme certamente é um must see.
Frankenstein de Mary Shelley (1994)
Gêneros: Terror/Ficção
Um dos clássicos do cinema relacionado à famosa história, O Frankenstein de Mary Shelley conta a história de Victor Frankenstein (Kenneth Branagh) pela boca do próprio, em 1794. Na trama, Victor conta sobre tudo que aconteceu até ele conseguir criar sua criatura (Robert De Niro) à partir de partes mortas de seres humanos. Desde o abandono de sua noiva (Helena Bonham Carter), até a utilização do cérebro de seu mentor para a criação de sua criatura. O problema é que Victor não imaginava as consequências que sua obsessão de vencer a morte poderiam trazer.
Caso você não goste de ver coisas mortas, pedaços de pessoas e coisas do tipo, você pode assistir o filme de 2018: Mary Shelley, o qual conta sobre a vida da autora e o que a inspirou a escrever sua obra prima do terror, apesar de tantos serem contra ela. É um bom filme e eu recomendo também.
Goosebumps: Monstros e Arrepios (2015)
Gêneros: Aventura/Fantasia/Comédia
O jovem Zach Cooper (Dylan Minnette) se muda com sua mãe para uma cidade pequena dos EUA, na qual ele conhece Hannah (Odeya Rush), sua vizinha. Um dia, ao ouvir gritos na casa de Hannah, Zach e seu amigo invadem a casa dela e, acidentalmente, acabam abrindo os livros trancados do pai dela (vivido por Jack Black). Ao fazer isso, todas as criaturas dos livros ganham vida, e agora eles precisam se juntar para aprisionar todas as criaturas de volta antes que eles causem estragos ainda maiores pela cidade. Esse filme é divertido, descompromissado, não tem um CGI muito bom, mas ainda assim é divertido e é uma boa forma de passar o tempo, principalmente em família.
Os Fantasmas se Divertem (1988)
Gêneros: Fantasia/Comédia/Horror
Após Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) morrerem em um acidente de carro, eles se veem presos em sua casa de campo na Nova Inglaterra pelos próximos 50 anos, condenados a assombrar a casa até conquistarem seu próprio lugar no céu. O problema é que quando o casal Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O’Hara) se muda para a residência com sua filha gótica, Lydia (Winona Ryder), o casal acaba sendo inofensivo demais para espantar os novos moradores, e, além disso, o casal Maitland acaba se afeiçoando por Lydia. Como um último recurso para tentar espantar os Deitz, Barbara resolve invocar Beetlejuice (Michael Keaton), mas as coisas rapidamente saem de controle.
Eu vivo uma eterna relação de amor e ódio com esse filme, uma vez que eu era apaixonada pelo desenho de Beetlejuice quando criança, e quando assisti ao filme eu vi que era muito diferente, então fiquei bem frustrada. Mas como uma obra vista por si só é um filme muito divertido, bem roteirizado, com boas atuações e que certamente merece o seu tempo.
Coraline (2009)
Gêneros: Animação stop-motion/Fantasia
Após mudar com sua família de sua antiga casa para uma nova em outra cidade, Coraline se vê sozinha e entediada. Seus pais não dão atenção pra ela, ela não tem amigos nesse novo local, e tudo que ela queria era uma vida diferente. O problema é que ela aparentemente vê o seu desejo sendo realizado quando ela encontra uma porta que a leva para o que parece ser uma outra realidade paralela à sua, onde tudo é exatamente igual à sua vida normal, porém todas as pessoas são mais legais, principalmente seus pais. Coraline se empolga muito com a descoberta, mas logo descobre que algo está errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la nesse novo mundo.
Coraline é um daqueles filmes de terror soft que você nem percebe ser desse gênero até quando ele bate na sua cara. A história é muito bem elaborada, a animação é incrível, impecável, enfim, tudo nesse filme merece nota 5.
A Família Addams (1991)
Gêneros: Comédia/Fantasia
Os Addams correm o risco de perder seu tesouro de moedas de ouro, pois Tully Alford (Dan Hedaya), um advogado desonesto de quem os Addams são clientes, está em sérias dificuldades financeiras. Como os credores de Alford, Abigail Craven (Elizabeth Wilson) e o filho Gordon (Christopher Lloyd), estão dispostos a fazer qualquer coisa para receber o dinheiro, o advogado tem uma ideia ao notar que Gordon é muito parecido com Fester, o irmão perdido de Gomez Addams (Raul Julia). Dessa forma, eles elaboram um esquema para que Gordon finja ser Fester para tentar encontrar a fortuna dos Addams. Porém, o plano não é tão simples como parece, pois os Addams, Mortícia (Anjelica Huston), Vandinha (Christina Ricci) e Pugsley Addams (Jimmy Workmen), são uma família bastante peculiar.
A Família Addams é um desses filmes que dispensa apresentações por ser conhecido por praticamente todo mundo. Baseado na série de televisão homônima de 1964, esse é um dos raros casos em que a adaptação praticamente ultrapassou o original.
Scooby-Doo (2002)
Gêneros: Mistério/Fantasia
Após a Mistério S/A – formada por Fred (Freddie Prinze Jr.), Daphne (Sarah Michelle Gellar), Velma (Linda Cardellini), Salsicha (Matthew Lillard) e Scooby-Doo – resolver um caso em uma fábrica de brinquedos, o grupo se desfaz, pois alguns dos membros não suportavam ver Fred creditando sempre para si os feitos mais difíceis. Após a dissolução do grupo, eles ficam sem se ver por dois anos, até Emile Mondavarious (Rowan Atkinson), dono de um parque temático chamado “A Ilha do Espanto”, contratar cada um deles para resolver o que ele acredita ser uma “maldição” envolvendo o parque. Apesar deles só descobrirem na hora do embarque que seus ex-parceiros também foram contratados, o grupo acaba concordando em trabalhar junto mais uma vez para resolver esse caso.
Para os que tenham interesse, saiu, em 2020, um novo filme de Scooby-Doo que se chama Scooby-Doo! Halloween. Como o traço dos personagens foi feito novamente com o visual antigo, achei que poderia atrair as pessoas mais nostálgicas, como eu. Então fica aqui o lembrete.
Gasparzinho (1995)
Gêneros: Comédia/Aventura
Um “terapeuta de fantasmas” (Bill Pullman) chega em uma sombria mansão acompanhado de sua filha (Christina Ricci). Ele foi contratado por uma milionária (Cathy Moriarthy) que pretende exorcizar os fantasmas do local para poder obter um tesouro escondido no casarão. O problema é que os fantasmas não querem a presença de humanos naquele local, com exceção somente de um bom fantasma, que deseja fazer um amigo.
Além de ter a bela Christina Ricci (Wednesday, da Família Addams) como protagonista, esse filme foi o primeiro a ter um personagem principal inteiramente animado por computador. Com uma história divertida e adorável, esse filme certamente marcou a geração que teve a chance de assisti-lo em VHS.
A Noiva Cadáver (2005)
Gêneros: Animação stop-motion/Fantasia/Romance/Comédia
A história se passa se passa em um vilarejo europeu do século XIX, onde vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém, por um acaso do destino, Victor “se casa” com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. No início Victor deseja desfazer o ocorrido o mais rápido possível para poder enfim se casar com Victoria, no entanto, aos poucos, Victor não só resolve ajudar as pendências da morte prematura da Noiva-Cadáver, como também percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que ele sempre viveu.
Mais um dos filmes de Tim Burton nessa lista, e um dos melhores do diretor, na minha opinião. A história é bonita, o roteiro é bom, a animação é linda, as músicas são de trazer lágrimas aos olhos… Enfim, se você ainda não viu, fica aqui a minha recomendação.
Frankenweenie (2012)
Gêneros: Animação/Comédia/Ficção Científica
Esse filme é como se fosse uma versão fofa do famoso Frankenstein. Nele, conhecemos Victor (Charlie Tahan), que adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor pega inspiração em uma aula de ciências que teve na escola, na qual um professor mostra ser possível estimular movimentos musculares através de eletricidade, e constrói uma máquina que permite reviver Sparky. O experimento é um sucesso, mas Victor não esperava que seu melhor amigo iria voltar com hábitos um pouco diferentes.
Existem algumas teorias (não confirmadas) que dizem que este é o filme inicial da “trilogia de Victor”. Sendo este o primeiro, depois seria A Noiva-Cadáver, e o último seria O Estranho Mundo de Jack. As pessoas dizem isso não somente pelos dois personagens principais dos primeiros filmes se chamarem Victor, mas também pela questão do cachorro, que aparece nos três longas e parece ser o mesmo. Verdade? Coincidência? Deixo em aberto para vocês assistirem e decidirem nos comentários.
Convenção das Bruxas (1990)
Gêneros: Fantasia/Aventura
Após a morte do pai, Luke (Jasen Fisher), de 10 anos, é levado por sua avó (Mai Zetterling) para um hotel na Inglaterra. Lá o garoto descobre que um grupo de bruxas está fazendo uma convenção e que elas pretendem transformar todas as crianças do mundo em ratos. Após ser descoberto, ele acaba virando um roedor junto com outro garoto, mas não desiste de parar o plano da senhorita Eva Ernst (Anjelica Huston), a líder da convenção das bruxas.
Convenção das Bruxas é um daqueles filmes que marcou gerações. Diferente do seu remake de 2020, este longa era realmente aterrorizante para as crianças que o assistiam. Os efeitos práticos, por mais que não fossem dos melhores, tornavam as bruxas (principalmente a líder, Eva Ernst) muito macabras, dando ao filme todo o ar de terror necessário, sem que nenhuma cena sangrenta ou realmente assustadora tivesse que aparecer.
Abracadabra (1993)
Gêneros: Fantasia/Comédia
Winnie (Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy) são bruxas do século XVII que chegam ao século XX após seus espíritos serem invocados no Dia das Bruxas. Banidas há 300 anos devido à prática de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para continuarem vivas desta vez. Porém, nada é tão simples quanto parece, já que três crianças e um gato falante podem atrapalhar seus planos.
Outro dos filmes clássicos de Halloween: Abracadabra. Como esquecer das três bruxas hilárias que voltam à vida após 300 anos dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade? Com um roteiro bem elaborado, cenas icônicas, diálogos engraçados, boas atuações e uma música que marcou uma geração (I Put a Spell On You), esse filme é um must see do Halloween.
Jovens Bruxas (1996)
Gêneros: Fantasia/Terror
Quando a jovem Sarah Bailey (Robin Tunney) se muda para Los Angeles para começar uma nova vida, ela conhece três alunas do colégio onde estuda (Nancy [Fairuza Balk], Rochelle [Rachel True] e Bonnie [Neve Campbell]) que se dedicam ao ocultismo e à magia (tanto que elas têm fama de bruxas entre seus colegas). Quando as quatro fazem amizade e começam a praticar magia juntas, desencadeiam um poder que foge do controle, gerando trágicas consequências.
Jovens Bruxas é um daqueles filmes que se você viu quando criança, certamente você inspira ou já inspirou seu visual em alguma das quatro. E não só, você já tentou descobrir se era uma bruxa, sozinha ou junto com as suas amigas. Com uma história interessante e boas atuações, certamente esse longa marcou uma geração e merece continuar sendo visto nos Halloween’s da vida.
Edward Mãos de Tesoura (1990)
Gêneros: Fantasia/Comédia/Romance
Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora de produtos de beleza que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp) morando sozinho em um castelo no topo de uma montanha. Criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos a ele, Edward possui apenas enormes lâminas no lugar dos seus dedos, o impedindo de poder se aproximar dos humanos – a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos. Morando na cidade, Edward conhece Kim (Winona Rider), por quem desenvolve um sentimento especial. No entanto, Edward é vítima da sua inocência, sendo amado por uns, e perseguido e usado por outros.
Quase todos os filmes do Tim Burton cabem nessa lista, afinal quer filmes mais “halloween em família” do que os que ele produz? Então é óbvio que eu não poderia deixar de citar um dos seus filmes mais conhecidos e que realmente ajudou a consolidar seu nome como diretor estrela da geração.
O Halloween do Hubie (2020)
Gêneros: Comédia/Terror
Um dos filmes mais novos dessa lista. Em O Halloween do Hubie, Hubie Dubois (Adam Sandler) é uma pessoa que está sempre sendo zombada por crianças e adultos por ser excessivamente medroso, apesar de sua devoção a Salém, sua cidade natal. Quando um assassinato próximo ao Dia das Bruxas ocorre, Hubie assume a responsabilidade de investigar o caso, sendo a esperança para salvação da data. O elenco conta com alguns nomes como o de Maya Rudolph, Noah Schnnap, Steve Buscemi, Kevin James, dentre outros.
Hotel Transilvânia (2012)
Gêneros: Animação/Comédia/Ação
O Hotel Transilvânia é um resort cinco estrelas que serve de refúgio para que os monstros possam descansar do árduo trabalho de perseguir e assustar os humanos. O local é comandado pelo Conde Drácula (Adam Sandler), que resolve convidar os amigos para comemorar o 118º aniversário de sua filha, Mavis (Selena Gomez). O que ele não esperava era que Jonathan (Adam Samberg), um humano sem noção, fosse aparecer no local justo quando o hotel está repleto de convidados e, ainda por cima, se apaixonar por Mavis.
Hotel Transilvânia é aquele tipo de filme que todo mundo acha que é só pra crianças pelo plot ser muito simples, mas errados vocês estão! Esse filme é divertido, fofo, tem comédia, drama, aventura, tudo com um traço super adorável e personagens cativantes. Eu recomendo que você veja pelo menos esse, aí os outros da franquia você assiste caso se interessar 🙂
Todo Mundo Quase Morto (2004)
Gêneros: Comédia/Terror
Não sei se vocês, assim como eu, já estão saturados de filmes de zumbi. Todos eles parecem a mesma coisa ultimamente, e é aí que entra este filme. Em Todo Mundo Quase Morto o foco não é necessariamente nos zumbis, e sim nos protagonistas e em todas suas trapalhadas para conseguir sobreviver nesse mundo caótico. É uma comédia satírica do gênero, então nada nesse filme vai acontecer da forma que você espera, acredite. Não vou nem mencionar a sinopse, descubra esse filme por conta própria e tire suas próprias conclusões.
Labirinto – A Magia do Tempo (1986)
Gêneros: Fantasia/Aventura
Frustrada por ter de cuidar do irmão caçula enquanto seus pais estão fora, a adolescente Sarah (Jennifer Connelly) sonha em se livrar da criança, que não para de chorar. Atendendo ao seu pedido, o Rei dos Duendes (David Bowie), personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, a menina terá de enfrentar um labirinto, sobreviver às armadilhas e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende.
Provavelmente o longa mais desconhecido dessa lista para a maioria de vocês, mas eu amo absurdamente esse filme e recomendo muito que vocês assistam, especialmente os fãs do David Bowie. A trama entrega um roteiro bom, com boas cenas, bons diálogos, músicas excelentes e uma fotografia muito interessante.
ParaNorman (2012)
Gêneros: Animação/Aventura/Comédia
Norman Babcock (Kodi Smit-McPhee) é um garoto que consegue ver e falar com os mortos. Entretanto, o único que acredita em suas habilidades é Neil, um amigo excêntrico. Um dia, o tio de Norman conta sobre um importante ritual anual realizado na cidade, com o objetivo de protegê-la de uma maldição jogada por uma bruxa séculos atrás. Norman resolve ajudar no ritual, mas as coisas não saem como planejado e uma nuvem mágica faz com que os mortos se levantem das tumbas da cidade.
ParaNorman é um filme muito legal e família que aborda questões como bullying, dificuldade da sociedade de aceitar o que parece diferente, vida após a morte, autoaceitação e mais uma série de coisas. Vá sem expectativas que você certamente irá se surpreender.
O Que Fazemos Nas Sombras (2014)
Gêneros: Comédia/Mockumentary
Se você pensa que os vampiros passam suas vidas vivendo somente em mansões luxuosas devorando o pescoço de belas vítimas, está enganado. Eles também se preocupam com a louça acumulando na pia, com a descoberta de casas noturnas vampire-friendly, com seus perfis nas redes sociais, em não sujar a mobília de sangue e assim por diante. As criaturas de centenas de anos de idade vivem na mesma época que nós, vivenciando conflitos semelhantes, ainda que distintos. Este é o ponto de partida de O Que Fazemos nas Sombras, um falso documentário sobre quatro amigos vampiros que dividem uma casa nos dias atuais, e todos os problemas que eles vivem.
A Pequena Loja dos Horrores (1986)
Gêneros: Comédia/Terror/Musical
Seymour Krelborn (Rick Moranis) é um órfão que trabalha em uma floricultura chamada Mushnik’s. Ele passa seu tempo sendo explorado pelo sr. Mushnik (Vincent Gardenia), dono do local, e sonhando acordado com Audrey (Ellen Greene), uma colega de trabalho. Um dia, após um eclipse solar, Seymour encontra uma planta estranha. Ele a compra e passa a chamá-la de Audrey II. Ao cuidar dela ele acidentalmente corta o dedo e percebe que Audrey II tem um grande apetite por sangue. Com o tempo a planta cresce cada vez mais, forçando Seymour a encontrar pessoas que possam servir de alimento para ela.
Esse filme conta com uma bela direção de arte, boas canções e uma fotografia que segue bastante o tema meio “trash” que o filme possui.
Todo Mundo em Pânico (2000)
Gêneros: Comédia/Thriller
Conhecido por praticamente todo mundo, Todo Mundo em Pânico dispensa apresentações. Quem não se lembra da cena do ghostface ligando para o Shorty (Marlon Wayans) e eles falando “uazaaappp” repetidas vezes? Virou um clássico. Pode até ser exagero chamar esse filme de clássico moderno, mas de certa forma, é. Esse filme é uma crítica a todos os filmes de terror e seus clichês, além de ser literalmente uma réplica de vários deles com atuações mais exageradas. De todos da franquia, este é o meu favorito. Mas e você? Gosta mais de qual? Deixa aí nos comentários!
Enfim gente, por hoje foi isso. Espero que tenham curtido a lista e aproveitem um bom Halloween recheado de filmes e docinhos 🙂
Um abraço pra vocês e até a próxima!
Não sabia que Adam Sandler tinha filme sobre o halloween! Sou fã desse cara e pode ter certeza que irei assistir!
Coraline sendo o filme mais assustador sem ser de halloween hahahaha, amei a lista!!