Já pensou em passar o dia das crianças lendo um livro de J.R.R. Tolkien? O autor de “Senhor dos Anéis” e o “Hobbit” escreveu livros que inspiraram séries e filmes, mas você sabia que ele também escreveu livros infantis?

Como pai dedicado que era, J.R.R. Tolkien escreveu livros para entreter seus quatro filhos e contava diversas histórias. E por isso que fez algumas de suas obras para eles, como “Sr. Boaventura”, “Mestre Giles D`Aldeia” e “Ferreiro do Bosque Maior”.

Sr. Boaventura

Sr. Boaventura, escrito por J.R.R. Tolkien
Imagem de Divulgação | Editora Harper Collins

Escrito para crianças, o livro tem personagens divertidos e excêntricos como o Sr. Boaventura e o seu animal de estimação, o Girafoelho. Assim, a história começa quando o Sr. Boaventura compra um carro e vai visitar os Broncos e se envolve em muitas confusões.

Enquanto dirige ele acaba por encontrar o Seu Zé Dias e a Dona Maria das Noites, tudo isso indo para a casa dos dos amigos. Mais a frente, na estrada, acaba cruzando o caminho de três ursos e juntos seguem para a casa dos Broncos. Por causa dos passageiros inesperados, o que deveria ser só um passeio acaba em uma aventura bem desajeitada.

Nesta obra, ele usa elementos da própria vida para escrever, assim o “Sr. Boaventura” e seu carro tiveram a criação baseados na sua própria experiência como motorista. Além disso, a inspiração para os ursos veio dos brinquedos de Priscila Tolkien.

“Sr. Boaventura” chegou ao Brasil como “Sr. Bliss”, em 2012 e é uma versão escaneada do original em inglês, que mostra a caligrafia rebuscada de Tolkien, o original foi escrito e ilustrado a mão. Já na versão de 2020, foi feita uma fonte, baseada na caligrafia do autor e para ela foi dada o nome “Tolkien Bliss”.

Mestre Giles d´Aldeia

Mestre Giles d´Aldeia, escrito por J.R.R. Tolkien
Imagem de Divulgação | Editora Harper Collins

O fazendeiro Mestre Giles d’Aldeia leva uma vida calma com sua esposa e seu cachorro falante, Ganido, até que um dia, um gigante invade sua propriedade. Assim, contando com um pouco de sorte, Giles consegue espantá-lo e vira herói. O fazendeiro até gosta da fama até que o dragão Chrysophylax ataca o reino e ele precisa enfrentar a criatura para salvar a todos.

Com essa obra Tolkien leva os leitores para uma aventura repleta de eventos emocionantes. Embora “Mestre Giles d´Aldeia” não seja uma das obras mais conhecidas de Tolkien, é um livro encantador que mostra o seu talento diversificado e, além disso, é uma leitura apropriada para todas as idades.

LEIA MAIS: O Senhor dos Anéis | Ordem cronológica dos livros

Ferreiro do Bosque Maior

Ferreiro do Bosque Maior, escrito por J.R.R. Tolkien para o dia das crianças
Imagem de Divulgação | Editora Harper Collins

Esse é um livro com as características de contos de fadas onde a história se passa no Bosque Maior. A cada 24 anos acontece a festividade das boas crianças. Durante a festa era servido um grande bolo, partido em 24 pedaços para 24 crianças, a especialidade do cozinheiro.

No bolo estavam escondidos elementos mágicos e em uma de suas fatias do bolo tem uma estrela mágica, que é o ingresso para Feéria, o Reino das Fadas. Assim, o jovem Ferreirinha, consegue entrar nesse reino mágico e conhece elfos e outras criaturas fantásticas.

A convite de de George MacDonald, J.R.R. Tolkien iria escrever o prefácio de “The Golden Key” mas o que era para ser uma fábula sobre um cozinheiro. Porém, ficou tão grande que não não cabia mais em um prefácio, dando assim a origem do livro e “Ferreiro do Bosque Maior” foi a última publicação em vida do autor, em 1967.

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.