Escritores têm explorado o tema do casamento por conveniência ao longo dos anos, cativando leitores com tramas envolventes que revelam o incrível caminho percorrido pelos personagens até encontrarem o amor.

Em muitos casos, essas histórias envolvem indivíduos inicialmente avessos um ao outro, com acordos contratuais milionários, objetivos de herança ou a simples intenção de se ajudarem mutuamente. À medida que a trama se desenrola, os personagens percebem que, no meio de suas motivações originais, o amor cresce de maneira inevitável e torna-se difícil de ser ocultado.

Diante isso, apresentamos cinco recomendações de leitura para aqueles que têm um fascínio por histórias de casamentos por conveniência ou aqueles que buscam algo novo para desfrutar durante as férias.

A Muralha de Winnipeg e Eu

Divulgação| Editora Charme

Vanessa Mazur sabe que está fazendo a coisa certa. Não deveria se sentir mal por pedir demissão. Trabalhar como assistente/governanta/fada madrinha do melhor ponta defensivo da Organização Nacional de Futebol Americano sempre foi algo temporário. Ela tinha planos, e nenhum deles incluía lavar cuecas extra grandes por mais tempo do que o necessário.

Mas, quando Aiden Graves aparece à sua porta querendo que ela volte, Vanessa fica completamente chocada.

Por dois anos, o homem conhecido como a Muralha de Winnipeg não se deu ao trabalho de lhe desejar bom dia ou lhe dar os parabéns no seu aniversário. Agora? Agora ele estava pedindo o impensável.

O que se diz para um homem acostumado a conseguir tudo o que quer?

Termos e Condições Para o Amor

Divulgação| Editora Essência

Declan tem o destino muito bem definido: ser o CEO do império da família Kane. Mas, para conseguir isso, precisa cumprir a cláusula da herança que seu avô deixou, exigindo que o neto se case e tenha um filho. Constituir uma família é a última coisa que Declan quer. Só que, quando tudo parece perdido, sua assistente chega com uma proposta irrecusável e se candidata à função de esposa perfeita e mãe exemplar.

Iris já dedica boa parte de sua vida ao chefe mal-humorado. Então, qual seria o problema de fazer mais esse favor a ele? Algumas regras de convivência são estabelecidas, e elas não devem ser quebradas – mesmo que Declan seja o homem mais tentador de Chicago.

O casamento era para ser objetivo: assinar um contrato, fingir para as pessoas que eles estavam apaixonados, conseguir o que Declan tanto deseja. Mas o que acontece quando um relacionamento de mentirinha faz com que sentimentos reais apareçam? Será que Iris e Declan vão conseguir superar os obstáculos e se permitir viver um grande amor?

Absolutamente Romântico

Divulgação| Editora Arqueiro

Elena Konnikova sempre viveu nas sombras durante sua vida adulta. Filha de um jornalista russo que desapareceu misteriosamente, ela foi obrigada a se casar com um amigo de infância, Vladislav, para conseguir imigrar para os Estados Unidos.

Vlad, também conhecido como Russo, é um jogador profissional de hóquei em Nashville que pensava estar satisfeito com seu casamento de conveniência. No entanto, ele percebe que é muito difícil levar adiante um relacionamento não correspondido.

Assim, ele se junta ao Clube do Livro dos Homens para tentar fazer com que sua esposa o ame. Vlad está pronto para criar seu próprio romance arrebatador, dentro e fora das páginas do livro que está escrevendo.

Os colegas do clube não querem que Russo desista de conquistar o verdadeiro amor e, desta vez, não vão agir sozinhos. Eles unem forças com as vizinhas de Vlad, um grupo de viúvas intrometidas que se autodenominam “as Solitárias”. Mas, justo quando a situação parece estar se encaminhando bem, o passado de Elena ressurge para pôr em dúvida o final feliz da história.

Casamento Para Um

Divulgação| Editora Charme

No escritório, Jack me atraiu no dia em que nos conhecemos e, surpreendentemente, propôs casamento. Ao contrário do que todos esperariam de alguém como ele, belo e aparentemente inatingível, a proposta foi feita a mim, uma estranha recentemente dispensada pelo noivo. Embora muitos imaginassem que eu riria e o chamaria de louco, fiz todas essas coisas, exceto ir embora.

Em questão de minutos, ele me convenceu a aceitar o casamento, e em poucos dias, oficializamos a união. O que deveria ter sido o dia mais feliz da minha vida, mágico e regado a champanhe, tornou-se o pior. Jack Hawthorne não era o que eu desejava, e eu o culpava pelo meu lapso de julgamento. Culpei seus olhos oceânicos que me encaravam sem desculpas e aquela carranca em seu rosto pelo qual eu não esperava me fascinar.

Depois de afirmar que eu era o maior erro de sua vida, as coisas começaram a mudar. Apesar de sua natureza reservada, as ações de Jack falavam mais alto. Dia após dia, meu coração começou a ter vontade própria. Em um segundo, ele era insignificante; no próximo, ele se tornou tudo. Em um segundo, ele era inatingível; no outro, parecia ser completamente meu. Pensei que estávamos apaixonados em um segundo, apenas para perceber no próximo que era tudo uma mentira. Afinal, eu era Rose, e ele era Jack. Estávamos condenados desde o início com esses nomes. Quem poderia esperar mais alguma coisa?

Casada até quarta

Divulgação| Verus Editora

Blake Harrison é rico, nobre, charmoso… E precisa de uma esposa até quarta-feira. Para isso, ele recorre a Sam Elliot, dona da agência de casamentos Alliance. A princípio, ela não está no menu de pretendentes… Até Blake lhe oferecer milhões de dólares por um contrato de matrimônio de um ano. Não há nada de indecente na proposta dele, além disso, o dinheiro será muito útil para quitar as contas médicas da família de Sam. A moça só precisa disfarçar a atração que sente por seu novo marido e evitar a todo custo a cama dele. Mas os beijos ardentes de Blake e seu charme inegável se provam muito difíceis de resistir. E o contrato de casamento previa tudo… menos se apaixonar. Agora só resta a Samantha proteger seu coração até que o contrato acabe.