Da infância marcada pela pobreza ao topo de Hollywood, conheça cinco papéis marcantes de Viola Davis

Viola Davis completa 60 anos nesta segunda-feira (11). A atriz faz parte do seleto grupo dos EGOT (já ganhou Emmy, Grammy, Oscar e Tony, os maiores prêmios da TV, da música, do cinema e do teatro, respectivamente). Ela conquistou Hollywood com atuações intensas e versáteis, sua primeira indicação ao Oscar aconteceu em 2008.

Com uma carreira de quase 40 anos, Viola Davis construiu um repertório impressionante no cinema, na TV e no teatro. Ela tem a habilidade rara de marcar presença em qualquer produção, seja como protagonista ou coadjuvante transformado em papéis memoráveis. Nós preparamos uma lista com cinco papéis marcantes de Viola para celebrar a data.

How To Get Away With Murder (2014- 2020)

Na série, acompanhamos Annalise, uma grande advogada e professora universitária de direito que escolhe cinco de seus melhores alunos para um estágio em seu escritório de advocacia. Parece uma oportunidade dos sonhos para esses jovens, até que eles e ela se envolvem numa trama de assassinato.

Pelo papel, Viola ganhou o Emmy de Melhor Atriz em Série de Drama e fez história ao se tornar a primeira mulher negra a conquistar esse feito, em 2015. Ao subir no palco para pegar seu prêmio, ela fez um discurso que marcou a premiação. “A única coisa que separa as mulheres negras de outras pessoas é a oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que não existem”, disse ela no discurso.

Onde assistir: Disney+

Viola Davis viveu a  protagonista Annalise Keating
Viola Davis interpretou a protagonista Annalise Keating (Foto: / Divulgação)

Um limite Entre Nós (2016)

Baseado na peça vencedora do Pulitzer de August Wilson (1945-2005),  “Um Limite Entre Nós” começou como uma peça de teatro e logo virou filme. A história retrata o dia a dia de uma família negra nos anos 50, lidando com as adversidades e arrependimentos da vida. Enquanto Viola deu vida à matriarca dessa família, Denzel Washington atuou como o patriarca, Troy Maxson, um homem frustrado por não ter tido oportunidades e que entra em conflitos com a esposa.

Viola Davis já havia interpretado Rose no teatro, papel que lhe rendeu um Tony, e no cinema repetiu o impacto. A performance, ao mesmo tempo, sutil e devastadora, lhe assegurou o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2017.

Onde assistir: Netflix.

Viola Davis
Denzel Washington e Viola Davis reprisam papéis que interpretaram no teatro (Foto: David Lee/ Paramount Pictures)

Viúvas (2018)

No suspense dirigido por Steve McQueen, Viola Davis vive Veronica, mulher que lidera um assalto para pagar a dívida deixada pelo marido morto. Ao lado de Michelle Rodriguez e Elizabeth Debicki, entrega uma atuação carregada de emoção. Com olhar firme e poucas palavras, constrói uma personagem complexa em um dos melhores filmes de assalto dos últimos anos.

Onde assistir: Telecine.

Viola Davis no filme Viúvas
Viola Davis em cena de ‘As viúvas’ (Foto: Divulgação)

A Voz Suprema do Blues (2020)

Viola viveu a icônica cantora de blues, Ma Rainey, em filme de 2020 que dramatiza uma sessão de gravação cheia de intrigas entre a artista e sua banda em Chicago, no ano de 1920. O longa-metragem foi muito elogiado pela crítica e conquistou cinco indicações ao Oscar do ano seguinte.

Onde assistir: Netflix.

Viola em A Voz Suprema do Blues
Viola Davis: os bastidores do filme “A Voz Suprema do Blues” (Foto: Divulgação Netflix)

Mulher Rei (2022)

Em “A Mulher Rei”, Viola é Nanisca, a líder das guerreiras Agojie, um exército feminino real que lutou para proteger o Reino de Daomé, localizado no atual Benin, na África Ocidental, durante a década de 1820. Para o papel, a atriz passou por um treinamento físico puxado, que envolveu levantamento de peso, treino com armas, corrida e até artes marciais.

Onde assistir: Prime Video.

Viola no filme Mulher Rei
Viola Davis interpretou comandante de um exercito formado inteiramente por mulheres em “A mulher Rei” (Foto: Divulgação/Sony Pictures)