A renomada autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie estará presente na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2025. Conhecida por seus best-sellers, Chimamanda vem ao Brasil durante a divulgação de seu novo romance, “A Contagem dos Sonhos”. Lançada no Brasil pela Companhia das Letras, esta obra marca o retorno da autora ao gênero ficcional desde o lançamento de “Americanah“, em 2014.

Chimamanda participará então de uma mesa de debate no dia 12 de junho, ao lado da atriz Taís Araújo. A presença da autora na Bienal promete ser um dos grandes destaques do evento.

Sobre a autora

Chimamanda Ngozi Adichie nasceu em Enugu, na Nigéria, em 1977. Cresceu na cidade universitária de Nsukka, perto da capital. Sua mãe foi a primeira mulher a trabalhar na secretaria da Universidade da Nigéria. Já seu pai, foi o primeiro professor de Estatística do país.

A vida de Chimamanda é brilhantemente refletida em suas obras. Mulher nigeriana de etnia Igbo, ela cresceu bilíngue, falando tanto Inglês quanto Igbo. Aos 19 anos, mudou-se para os Estados Unidos, onde cursou Comunicação e Ciências Políticas, formando-se pela Universidade Estadual de Connecticut. Além disso, a autora também possui mestrado em Escrita Criativa pela Universidade Johns Hopkins e outro em Estudos Africanos pela Universidade Yale.

Mundialmente reconhecida, Chimamanda é conhecida por retratar a realidade de mulheres nigerianas em suas obras. Nesse sentido, seu livro mais famoso, “Americanah“, aborda uma história de amor marcada pelos desafios da imigração.

Em 2024, Chimamanda então lançou “O Lenço de Cetim da Mamãe“, seu primeiro livro infantil, que celebra as alegrias cotidianas da vida familiar.