A segunda temporada de “A Casa do Dragão” vem sendo um sucesso de crítica e audiência. Assim como a primeira temporada, os quatro episódios já exibidos até agora repercutiram bastante. No entanto, algumas alterações visíveis entre o livro e a série, estão causando polêmica com parte do público. Alerta de spoiler a seguir para quem ainda não assistiu!

Um Filho por um Filho

A série é a adaptação do livro “Fogo e Sangue” de George R. R. Martin. A obra retrata a “Dança dos Dragões”, uma guerra implacável pelo trono de ferro, entre Aegon e Rhaenyra Targaryen. Uma polêmica recente é do episódio: “Um Filho por um Filho”, onde a cena da morte do filho de Aegon Targaryen foi bem diferente do livro.

Originalmente, a cena é extremamente brutal. Daemon Targaryen manda dois mercenários, Sangue e Queijo, vingarem a morte do filho de Rhaenyra, Lucerys. Após invadirem o castelo, eles rendem a Rainha-mãe Alicent, que presencia tudo. Sangue e Queijo obrigam Helaena (esposa de Aegon) a escolher um dos filhos para ser morto. Ela implora para morrer no lugar deles, e quando vê que não conseguirá, escolhe o mais novo Maelor (por ser muito pequeno, ele não entenderia). No final, Jaehaerys, o herdeiro do trono, acaba morto.

A cena da série foi muito mais amena. Após invadirem a Fortaleza Vermelha e não encontrarem Aemond Targaryen (o verdadeiro alvo), decidem matar o herdeiro do trono, ameaçando Helaena para que ela diga quem é o menino. Detalhe que na série, são apenas os gêmeos Jaehaerys e Jaehaera. Após o assassinato do menino, Helaena foge com a filha e invade o quarto de Alicent.

A mudança não agradou boa parte dos leitores, uma vez que “Sangue e Queijo” é considerado um ponto crucial na história. Muitos comentários nas redes sociais, reclamaram da adaptação ter retirado toda a emoção da cena. Por outro lado, muitos consideram que “Sangue e Queijo” é muito forte para ser mostrada na televisão, por isso a mudança foi aprovada.

Relação entre os personagens

Crédito: Suma

A série apresenta alterações visíveis em relação ao livro. Desde o destaque de alguns personagens, até a relação entre eles. Um ótimo exemplo é a “Rainha que nunca foi” Rhaenys. Em Fogo e Sangue, a personagem não tem o mesmo destaque que vem ganhando na série, como a principal conselheira e aliada de Rhaenyra. Vale ressaltar também que no livro, Alicent e Rhaenyra não são tão próximas e a segunda esposa de Viserys, é muito mais ambiciosa no plano de seu filho tomar o trono.

Dessa forma, as alterações da HBO em “A Casa do Dragão”, vem dividindo opiniões. Uma parte dos leitores não aprova a mudança em momentos importantes. No entanto, outros defendem que a série está acertando ao dar maior espaço para narrativas que estão resumidas no livro. Alguns telespectadores citam a frustração com o final polêmico de “Game of Thrones” para não aprovar a intervenção no texto original.