Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é o oitavo jogo canônico da franquia, série marcada pelos conceitos mirabolantes da mente de Hideo Kojima. Dentre todas as suas características, neste jogo uma se destaca desde o prólogo. A experiência sensorial denominada dor fantasma, se faz presente tanto de forma literal como filosófica em toda a trama do jogo.

Quando uma parte do corpo é removida, devido a algum trauma ou acidente, os nervos que costumavam enviar sinais dessa região ainda podem enviar mensagens ao cérebro. Mesmo que a área física correspondente não exista mais. Isso pode levar à percepção de dor, formigamento ou até a sensação da ainda existência do membro removido. Hideo Kojima utiliza bastante disso em seu jogo, como forma de representar os traumas físicos e psicológicos de seus personagens.

Reprodução: Gameplay

O protagonista e o personagem Miller, após serem atacados de forma brutal ao final de Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes, acabam por perder membros do seu corpo. A princípio, jogadores associam o phantom pain no título do jogo, somente a este fato. Mas logo ao fim da segunda missão, temos um vislumbre de que este subtítulo possui um ambiguidade proposital.

Ambiguidade semelhante a do filme A Baleia, em que pessoas que não o assistiram, associam o título a uma forma pejorativa de se referir ao protagonista do filme. Quando na verdade se refere à filosofia da busca incessante presente no livro Moby Dick.

Em um dos momentos mais icônicos de Metal Gear Solid 5, Miller fala abertamente como suas feridas verdadeiras não são as físicas, e sim aquelas invisíveis. O drama de se sentir um fantasma do seu passado, a perda de companheiros, o sofrimento de permanecer quando não há mais nada a se conquistar

Aparições

Durante todo o jogo vemos diversas apropriações para o termo “fantasma”. Um dos antagonistas morre de forma precoce no jogo, e passa a perseguir o protagonista em sua mente. Ocelot, um dos personagens principais, possui a concepção de que fantasmas seriam “personalidades”, que são descartadas ao fim de relações. Ao fim do jogo temos revelações ainda mais surpreendentes, que reforçam esse conceitos abstratos do termo fantasma, ambas envolvendo a quebra da quarta parede.

Miller dor fantasma
Reprodução: Gameplay

Ao longo de “The Phantom Pain,” o protagonista é retratado como um líder que tenta reconstruir sua organização militar, Diamond Dogs, enquanto lida com a dor e as consequências emocionais de suas experiências anteriores. Para retornar ao combate, ele utiliza de próteses, que não só substituem seus antigos membros, como também são mais eficientes. Tomando papel essencial para a sua ascensão. Essas próteses, no entanto, servem como uma constante lembrança das perdas e traumas que ele sofreu.

Reprodução: Banner de divulgação

A compreensão da dor fantasma é uma área ativa de pesquisa, e os avanços nesse campo podem levar a intervenções mais eficazes no futuro. Além disso, o jogo explora questões mais amplas relacionadas à identidade, manipulação, lealdade e as complexidades da guerra. Portanto, a “dor fantasma” em “Metal Gear Solid V: The Phantom Pain” é mais uma metáfora simbólica dentro da narrativa do jogo, relacionada ao sofrimento psicológico e emocional do protagonista em resposta aos eventos traumáticos que moldam a história do jogo.