Os games se tornaram uma forma de entretenimento popular e presente em diversos dispositivos, desde consoles e computadores até smartphones e tablets. Assim, ao longo dos anos, a indústria de games evoluiu significativamente, e com ela, os gêneros dos games também se diversificaram e se tornaram mais complexos.

Pioneiros e clássicos (Décadas de 1970 e 1980)

Os gêneros pioneiros dos games, como plataforma, labirinto e arcade, surgiram nas décadas de 1970 e 1980. Esses jogos eram simples, mas desafiadores e viciantes, e marcaram a infância de muitas pessoas.

  •  Plataforma: Nesses jogos, o jogador controlava um personagem que precisava pular e escalar obstáculos para chegar ao final do nível. Exemplos clássicos: Super Mario Bros., Donkey Kong e Pac-Man.
  • Labirinto: O objetivo era explorar um labirinto e encontrar a saída, enquanto evitava monstros e outros perigos. Exemplos clássicos: Pac-Man, Maze Hunter e Frogger.
  • Arcade: Jogos de ação rápida e pontuação alta, geralmente encontrados em fliperamas. Exemplos clássicos: Space Invaders, Galaga e Donkey Kong.

A ascensão dos gêneros modernos (Décadas de 1990 e 2000)

Então, entre os anos de 1990 e 2000, tivemos uma era marcada pela ascensão dos gêneros modernos dos games, como FPS, RPG, estratégia e simulação. Esses jogos se tornaram mais complexos e realistas, com gráficos aprimorados, histórias envolventes e jogabilidade mais profunda.

  • FPS (First-Person Shooter): Jogos de tiro em primeira pessoa, onde o jogador assume a perspectiva do personagem e enfrenta inimigos em combates frenéticos. Exemplos clássicos: Doom, Half-Life e Counter-Strike
  • RPG (Role-Playing Game): Jogos de RPG permitem que o jogador crie seu próprio personagem e embarque em aventuras épicas, explorando mundos fantásticos e tomando decisões que impactam o desenrolar da história. Exemplos clássicos: Final Fantasy VII, The Elder Scrolls V: Skyrim e Kingdom Hearts.
  •  Estratégia: Nesses jogos, o jogador precisa usar sua inteligência e planejamento para comandar exércitos, construir cidades ou gerenciar recursos. Exemplos clássicos: Age of Empires II, StarCraft e Civilization VI.
  •  Simulação: Jogos de simulação permitem que o jogador experimente diferentes realidades, como pilotar aviões, dirigir carros ou gerenciar empresas. Exemplos clássicos: Microsoft Flight Simulator, The Sims e Football Manager.
Gêneros dos games: simulação

Novos Horizontes: tendências e gêneros emergentes dos games (Década de 2010 – atua)

Por fim, a década de 2010 e os anos seguintes presenciam o surgimento de novas tendências e gêneros emergentes nos games, como eSports, realidade virtual e jogos mobile.

  •  eSports: Os eSports, ou esportes eletrônicos, são competições de games que atraem milhões de espectadores e jogadores em todo o mundo. Exemplos de eSports populares: League of Legends, Dota 2 e Counter-Strike: Global Offensive.
  • Realidade virtual: A realidade virtual oferece uma experiência imersiva e realista nos games, permitindo que o jogador se sinta dentro do jogo. Exemplos de jogos de realidade virtual: Beat Saber, Half-Life: Alyx e Superhot VR.
  • Jogos mobile: Os jogos mobile se tornaram cada vez mais populares, com grande variedade de gêneros disponíveis para smartphones e tablets. Exemplos de jogos mobile populares: Candy Crush Saga, Pokémon GO e PUBG Mobile.

O Futuro dos games: Gêneros com Inovação e diversidade

O futuro dos games é promissor e cheio de possibilidades. Com o avanço da tecnologia, novos gêneros e experiências inovadoras estão surgindo, tornando o mundo dos games ainda mais diverso e imersivo.

Tendências para o futuro:

  • Inteligência Artificial: A inteligência artificial está sendo cada vez mais utilizada nos games, para criar NPCs mais realistas, experiências personalizadas e jogos mais desafiadores.
  • Nuvem: Os jogos em nuvem permitem que os jogadores joguem seus games favoritos em qualquer dispositivo, sem a necessidade de um console ou computador potente.
  • Realidade Aumentada: A realidade aumentada combina o mundo real com elementos virtuais, criando novas experiências de imersão.