A escritora italiana Elena Ferrante vem se tornando um dos principais nomes da literatura italiana nos últimos anos. A autora, cuja identidade verdadeira é mantida em segredo, é campeã de vendas em todo o mundo. No Brasil, a autora aparece como uma das mais buscadas nas plataformas digitais de vendas. 

Com um estilo dramático e atual, ela vem conquistando cada vez mais leitores. Além disso, seus livros já foram adaptados para séries e filmes. A autora emplacou três livros na lista do jornal americano The New York Times, que trouxe os 100 melhores livros do século XXI. A seguir, conheça mais sobre essas obras:

A Amiga Genial

Capa do livro "A Amiga Genial".
Crédito: Biblioteca Azul

O melhor livro do século XXI, de acordo com o The New York Times. Provavelmente o livro mais conhecido de Elena Ferrante e campeão de vendas. “A Amiga Genial”, é o primeiro livro da Série Napolitana. Conta a história das amigas Elena e Rafaella (Lenu e Lila). As duas se conhecem na década de 1950 em uma vizinhança em Nápoles e, apesar de serem completamente o oposto uma da outra, constroem uma amizade. A narrativa aborda a infância, assim como a adolescência e juventude das meninas. Uma relação complicada, permeada por brigas, conflitos e união, onde as personagens sonham com um mundo melhor. A história de Lenu e Lila é o foco dos quatro livros da série.

História da Menina Perdida

Crédito: Biblioteca Azul

Último livro da Série Napolitana, é a conclusão da história de Lenu e Lila. Lenu retorna à vila onde as meninas passaram a infância. Dessa forma, a narrativa começa a contar a velhice das duas amigas. Mesmo após quase 60 anos, elas continuam travando embates entre si, por motivos diversos, com o passar dos anos. O livro encerra a história das personagens, mostrando como uma amizade tóxica e complicada pode afetar toda uma vida.

Dias de Abandono

Crédito: Biblioteca Azul

Olga enfrenta um sentimento de rejeição e tristeza após o fracasso de seu casamento. A história se passa na cidade de Turim. Olga se surpreende quando seu marido, Mario, simplesmente afirma que irá abandoná-la. Uma vez que a união de 15 anos era tranquila, essa decisão desencadeia uma série de sentimentos complexos na protagonista. A autora narra o passado do casal, por flashbacks e lembranças de Olga até o momento atual no qual ela se sente “humilhada”pelo abandono. Desse modo, Olga precisa encarar seus sentimentos e tentar encontrar um novo sentido para a vida