Outubro de 1938. O livro “A Guerra dos Mundos” é o fio condutor e referência de uma transmissão de uma peça teatral via rádio, na região dos EUA. Mas o que seria uma narrativa muito bem feita, se tornou em pânico e caos entre milhares de pessoas na época que acreditaram que a terra estava sendo invadida por Óvnis. 

Na década de 1930 a rádio era um meio de comunicação extremamente forte. Dessa forma, o entretenimento e as notícias sempre caminharam lado a lado nos meios e veículos de comunicação e pela facilidade e popularidade do rádio, que as pessoas consumiam grandes conteúdos através da linguagem em áudio. E foi com isso, que a rádio CBS (Columbia Broadcasting System) interrompeu sua programação musical para trazer ao público uma história narrada pelo ator, diretor, escritor e produtor norte-americano Orson Welles, que transformou a história inspirada pela obra literária “A Guerra dos Mundos” em uma transmissão com teor jornalístico, o que fez com que milhares de pessoas acreditassem que o país estava sendo atacado por uma invasão alienígena.

Reprodução: Imagem de arquivo histórico rádio CBS em 1938 / Transmissão "A Guerra dos Mundos"
Reprodução: Imagem de arquivo histórico rádio CBS em 1938 / Transmissão “A Guerra dos Mundos”

Sobre o livro “A Guerra dos Mundos” 

Escrito por Herbert George Wells, em 1898, o livro “A Guerra dos Mundos” tem uma narrativa voltada à uma invasão alienígena e tem grande papel de representação na cultura de conteúdo de ficção científica. 

“Quando um exército de invasores marcianos chega à Inglaterra, o pânico e o terror tomam conta da população. Enquanto os alienígenas atravessam o país em enormes máquinas de três pernas, incinerando tudo em seu caminho com um raio de calor e espalhando gases tóxicos nocivos, os moradores da Terra devem chegar a um acordo com a perspectiva do fim da civilização humana e o início da era marciana.”

Mas como as pessoas acreditaram nisso? Não houve um aviso antes? 

Primeiramente, antes de iniciar a peça teatral, houve um aviso sobre se tratar de uma obra fictícia, prestes a ser transmitida. Mas imagine só, as pessoas que pegaram o programa pela metade, em meio ao ano de 1938, onde o maior meio de comunicação e a maior possibilidade de notícia era exatamente o rádio. Dessa forma, o caos foi instalado pela forma real e muito bem feita em que a história foi narrada: com excelentes efeitos sonoros, gritos e uma atuação vocal impecável do jovem Orson Welles. A transmissão durou por volta de uma hora e isso foi o suficiente para as ruas ficassem quase que intransitáveis, com pessoas tentando fugir, linhas telefônicas ocupadas, aglomerações nas ruas e reações desesperadas, especialmente nas proximidades de Nova Jersey.

Reprodução: Capa do livro "A Guerra dos Mundo", de H. G. Wells
Reprodução: Capa do livro “A Guerra dos Mundo”, de H. G. Wells

As características de uma transmissão Jornalística na época

Todos os elementos utilizados durante a apresentação da peça inspirada em “A Guerra dos Mundos” seguia os padrões das reportagens na época: em ambientes externos, com sonoridades reais, vozes e informações. Esse foi mais um dos motivos que de fato fizeram as pessoas acreditarem ser real tudo o que foi dito. 

A construção da carreira de Orson Welles

Assim, todo alvoroço e tudo o que aconteceu, ainda reverberava na manhã seguinte, com fortes vestígios do ocorrido no domingo, dia 30 de outubro (véspera do dia das bruxas). Todo o fato e a atuação de Orson Welles proporcionou a carreira no cinema, que dirigiu grandes filmes, como “Cidadão Kane”, considerado um dos maiores filmes em direção na história do cinema. 

Reprodução: Imagem de arquivo histórico rádio CBS em 1938 / "A Guerra dos Mundos"
Reprodução: Imagem de arquivo histórico rádio CBS em 1938 / “A Guerra dos Mundos”

“A Guerra dos Mundos” é uma obra à frente do tempo 

Dessa forma, por ter sido escrita em 1898, a linguagem se refletiu para fazer com que o que ocorreu no dia 30 de outubro de 1938 fosse considerado “o programa que mais marcou a história da mídia no século XX”. 

O livro também foi inspiração para um filme, com o mesmo título, em 1953. Em 2008, “Guerra dos Mundos”, estrelado por Tom Cruise, conta com uma narrativa mais modernizada e com uma construção diferente dos personagens, mas com a mesma ideia de OVNIS e invasão alienígena. 

O que se sabe é que de fato a rádio CBS queria causar um impacto em massa com a transmissão. O que talvez não imaginaram foi a proporção que tudo isso tomou. 

Portanto, confira abaixo mais detalhes sobre essa transmissão icônica de adaptação de “A Guerra dos Mundo”:

Por fim, estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews). Mais uma forma de você ficar por dentro de tudo que acontece no universo Geek e Pop! E não se preocupe! Você não vai ficar inundado de notificações, nós tomaremos conta disso pra você!