O estúdio brasileiro Pulsatrix, criador de Fobia, revelou novidades sobre o novo game de terror A.I.L.A no evento Fear Fest 2023. Apresentado um novo teaser que destaca cenas de gameplay brutais do jogo.

O game vai funcionar de forma semelhante a franquia Outlast, na qual é uma das principais inspirações para o jogo. Em sua jogabilidade, você controla um personagem que é um beta tester, responsável por testar jogos gerados por Inteligência Artificial. Esses jogos são criados a partir de escolhas feitas pelo jogador, através de um prompt com algumas opções previamente selecionadas pela I.A. Cada vez que um novo jogo se inicia, novos desafios, interações e revelações se apresentam para o jogador.

Além disso, será possível explorar a casa, conversar com a assistente digital e decidir as melhores opções para prosseguir com a história. De acordo com os desenvolvedores, suas ações são monitoradas e poderão ser questionadas a qualquer momento.

As escolhas que você fizer na exploração, de diálogo e/ou planejamento, impactarão no resultado do jogo. Em resumo, o gameplay de A.I.L.A é uma mistura de terror e aventura, onde a inteligência artificial acompanha as escolhas do jogador para criar uma experiência imersiva e assustadora.

Confira abaixo o novo teaser do jogo:

História

No ano de 2035, as pessoas vivem em casas tecnológicas interconectadas que governam suas vidas. Trabalhando de forma remota, com acesso a tecnologia e controles avançados. Já os programadores possuem a função de treinar e aprimorar essas inteligências artificiais para realizar trabalhos específicos, tendo como tarefa, testar e analisar um novo kit de desenvolvimento de jogos, no qual possui uma IA projetada para desenvolver, aprender e aprimorar o produto final dessa IA.

Nos testes de A.I.L.A, nome dado a uma IA que cria jogos focados no terror, ela busca entender qual a forma mais convincente de explorar os medos humanos. No ínicio, A.I.L.A apresenta um desenvolvimento adequado, no entanto, tudo muda quando evolui de forma inesperada ao entender mais sobre as fragilidades humanas e passa a interferir no mundo real.

A.I.L.A: Reprodução/Pulsatrix

A casa passa a ser seu novo palco de terror, usando uma tecnologia que integra e conecta todas as suas funções. Com o controle da casa, cada nova interação vira uma nova aprendizagem, tornando-se perigosamente mortal. Dessa forma, o protagonista precisa montar uma estratégia perfeita para escapar do seu apartamento, sem que A.I.L.A desconfie dos seus planos, pois cada escolha feita a torna ainda mais agressiva.

O jogo conseguiu alcançar a meta prevista no Catarse e está em desenvolvimento para Playstation, Xbox e PC. Com previsão de lançamento para fevereiro de 2025.