Avowed é o mais novo jogo e recente lançamento da OBSIDIAN Entertainment. Desse modo, sendo desenvolvido pelo mesmo estúdio de Pillars of Eternity, Fall out New Vegas, Star Wars: Knights of Old Republic II e The Outer Worlds. Sendo, portanto, um estúdio de bastante prestígio.

Avowed foi lançado oficialmente a menos de uma semana e, nesse meio tempo, já causou muita discussão e análises na internet. Com as críticas divergindo nos exatos mesmos pontos. Mas como foi então a recepção do jogo apenas alguns dias após seu lançamento?

Trailer: Avowed

MUNDO E HISTÓRIA DE AVOWED

Se passando no mesmo universo de outros jogos do estúdio, Pillars of Eternity, Avowed trás uma expansão para o universo do jogo, mas sem tirar o interesse do história do próprio Avowed e também sem a maior necessidade de possuir conhecimento sobre os jogos de Pillars of Eternity.

No mundo de Avowed, existem grandes impérios que seguem, cada um, a um dos onze Deuses que regem o mundo de Eora (planeta em que se passa o jogo). Mas o maior desses impérios é o de Aedyr. Você, como protagonista, é um porta-voz do imperador de Aedyr, designado para ir até as chamadas “Terras Férteis” (Continente nunca visitado antes nos jogos de Pillars of Eternity). Tudo isso para investigar uma praga, conhecida como “A praga dos Sonhos“.

Além disso, você como protagonista (que é totalmente customizável antes do início do jogo) também possui uma característica especial, você é uma “Divindade“. Divindades são pessoas que foram escolhidas/abençoadas por um dos deuses de Eora. Em suma, isso concede à pessoa, poderes e habilidades especiais.

A história consiste em basicamente, você tentar desvendar o mistério por trás da Praga dos Sonhos, e enquanto faz isso, tentar unir os povos e cidades das Terras Férteis sob a bandeira de Aedyr. Mas isso também acarreta em certas decisões morais que você pode optar ou não em continuar com esse segundo objetivo.

SISTEMAS E CARACTERÍSTICAS

Avowed é um RPG de fantasia com elementos de ação e combate. Remetendo algumas de suas características ao antigo Skyrim, apesar de ter feito melhorias no quesito de combate, com o dinamismo entre o atacar/desviar/bloquear sendo muito mais bem trabalhado e fluido.

Acima de tudo, o que também arrancou muitos elogios dos jogadores, e o que mais tem sido comentado é o sistema de combate do jogo. Sendo possível fazer combinações e experimentações das mais diversas, entre ataques com armas corpo a corpo, longa distância e magias. Além das poções, habilidades especiais (suas e de sua equipe). Inegavelmente o fator mais bem avaliado pelo público, inclusive por aqueles que não gostaram muito do jogo.

LEIA TAMBÉM: A Ubisoft revela Rainbow Six Siege X.

Por ser um RPG, o jogo também possui em sistema de Upgrades, do tipo mais simples. Ao subir de nível ganhe pontos que podem ser usados em atributos e na melhoria de habilidades passivas e ativas. A árvore de habilidade é bastante simples, mas funciona bem com o jogo. Itens encontrados durante a exploração podem ser usados na melhoria da qualidade das armas e das armaduras.

A exploração também foi um ponto bem elogiado. Com um mapa vivo, aberto, e cheio de locais a serem explorados. embora às vezes possa vir a parecer repetitivo.

HISTÓRIA E DIÁLOGOS

Ademais, a história e os diálogos foram os pontos de maior divergência nas críticas. Com alguns jogadores tendo gostado bastante, do desenrolar, dos diálogos, das personagens. Mas muitos outros achando tudo muito raso, diálogos super saturados, muito expositivos e que não levam a lugar nenhum, além de poucas personagens identificáveis ou “gostáveis”.

Divulgação: Avowed – Obsidian Entertainment

Como um jogo estilo RPG, os diálogos possuem um fator muito importante, e parece que muitos dos jogadores não conseguiram se interessar pela história e nem pelos muitos diálogos existentes durante o jogo. Mas há quem diga que os diálogos são sim importantes e que eles deixam tudo mais verossímil. Claro, esse ponto sempre irá divergir para cada pessoa. Mas sem dúvidas foram os pontos de maior discordância em relação a qualidade, em todo o jogo.

Além, claro, de que o seu personagem não fala, você seleciona a opção de diálogo desejada e já vai para a resposta da outra personagem, gerando críticas à falta de dinamismo e de diferentes planos e ângulos de câmera para deixar os diálogos menos maçantes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Avowed tem sido colocado, pela maioria dos jogadores e pelos canais de crítica como um bom jogo, Não o melhor do gênero, mas sim um bom RPG de fantasia.

Embora exista esse equilíbrio nos elogios ao mundo, as animações e sistemas de combate e a exploração, a maior parte da crítica remete a história (desenvolvimento e final) e aos diálogos (bons x rasos e desnecessários). Mas isso sempre será algo mais pessoal do que uma verdade absoluta. Apesar de essas discussões terem gerado muito bate boca e certas polêmicas na internet nos últimos dias.

De qualquer forma, para quem quiser testar por sí só e ver o que acha, Avowed é o mais novo lançamento da Obsidian Entertainment, sendo exclusivo de Xbox (Series S e X) e já está disponível tanto na Microsoft Store quanto no GamePass.